Candidaturas a Mestrado e Doutoramento - Ano letivo 2018/2019

Estão abertas entre 12 de março e 1 de junho de 2018​ as candidaturas aos cursos de​ 2.º e 3.º ciclos ​a iniciar no ano letivo de​ 2018/2019. ​

​No caso dos cursos de 2.º e 3.º ciclos em associação ​com outras Escolas da ULisboa ou outras universidades, ​ou cuja sede administrativa não é a FLUL, os interessados deverão consultar as páginas relativas aos ciclos de estudo em questão.

 

Mais informações sobre as candidaturas 2018/2019 »

Concurso FCT 2018 PIUDHist, Programa Interuniversitário de Doutoramento em História 2018/2019

Todos os interessados em concorrer ao concurso de bolsas FCT 2018 que pretendam frequentar o PIUDHist, Programa Interuniversitário de Doutoramento em História, em 2018/19, terão de apresentar a sua pré-candidatura a este programa até ao dia 19 de Março de 2018, enviando a mesma documentação que consta do formulário da FCT para o seguinte endereço: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. As pré-candidaturas serão avaliadas pela Comissão Directiva do PIUDHist que comunicará a sua decisão até 23 de Março de 2018.

Data limite de pré-candidatura: 2018-03-19

Comunicação da decisão: 2018-03-23

Data limite de candidatura à FCT: 2018-03-28

Para mais informações, consultar a página electrónica do PIUDHist, Programa Interuniversitário de Doutoramento em História: http://piudhist.ics.ul.pt/pt/

 

3.ª edição do Concurso para a Atribuição de Bolsas de Doutoramento ULisboa

bolsas.ulisboa2017A afirmação da Universidade de Lisboa (ULisboa) como uma instituição de referência nos planos nacional e internacional passa também pela capacidade de renovação de investigação competitiva. Em 2015, a ULisboa lançou um Programa de Bolsas de Doutoramento. Reconhecendo a importância que o financiamento dos estudantes tem para o desenvolvimento dos sistemas económico e científico, procurou-se, com o recurso a este programa, criar condições para que os jovens investigadores concretizem o seu potencial.

Entre os anos 2015 e 2016 a ULisboa atribuiu 142 bolsas a doutorandos de diferentes áreas de saber. As bolsas atribuídas são renováveis por três anos.

No ano 2017, a ULisboa promove a abertura de mais um concurso para a atribuição de Bolsas de Doutoramento, distribuídas por diferentes Áreas de Conhecimento. O concurso destina-se a novos estudantes inscritos, ou aceites, num dos seus ciclos de estudos de doutoramento, pela primeira vez no ano letivo 2017/18, devendo as candidaturas ser submetidas exclusivamente online.

As candidaturas estão abertas de 12 de dezembro de 2017 a 9 de janeiro de 2018 e são formalizadas online.

>>Descarregue o Edital, as Normas e o Guião de Avaliação.

>>Consulte, também, a informação disponível no website da ULisboa.

A Universidade de Lisboa está já a organizar o próximo concurso para a atribuição de Bolsas de Doutoramento, no âmbito do Programa de Bolsas de Doutoramento da ULisboa, com arranque previsto para o mês de abril do ano 2018.

Programa Erasmus+: candidaturas a mobilidade para docentes, técnicos e administrativos

a6 01Em consonância com a aposta das Instituições de Ensino Superior na internacionalização, a Faculdade de Letras da ULisboa tem procurado alargar a sua rede de parceiros através da implementação de relações de cooperação estratégicas com as mais prestigiadas instituições internacionais, de forma a incentivar o intercâmbio científico, técnico e cultural e a desenvolver oportunidades de internacionalização para todos os seus estudantes, investigadores, pessoal docente e técnico.

Os números relativos às mobilidades registados pela FLUL refletem o investimento de instituições e organismos europeus no âmbito do programa Erasmus +: se, por um lado, se verificou um aumento do financiamento disponível para mobilidades outgoing, atingindo anualmente os 100.000,00€, por outro lado tem-se registado um aumento do número de mobilidades incoming, nomeadamente de professores e técnicos que têm visitado a FLUL para missões de ensino ou de formação. No ano letivo de 2016/2017 a Faculdade de Letras recebeu, no âmbito do programa Erasmus+, 201 alunos para estudos, seis estagiários para Serviços e Centros de Investigação, 37 professores para missões de ensino e sete técnicos para formação/ troca de boas práticas.

Este crescimento tem sido, em larga medida, proporcionado pelo desenvolvimento de novas parcerias e pela participação em novos projetos internacionais como o Erasmus+ International Credit Mobility, através do qual a FLUL tem desenvolvido uma colaboração com universidades de países terceiros, tais como a Universidade de Sarajevo (Bósnia Herzegovina), a Universidade de Belgrado, na Sérvia, a Ivane Javakhishvili Tbilisi State University, na Geórgia, e a Peoples' Friendship University, na Rússia.

A Faculdade de Letras tem também apresentado diversas candidaturas ao Programa Erasmus+ Key Action 2, tendo integrado, no âmbito do Projecto “Oportunidance – Dance your way through cultures”, um consórcio constituído por mais quatro instituições: The Bucharest University of Economic Studies, Oportunidad - Escuela de baile de Bucharest, ambas na Roménia; Alcandanz, London, no Reino Unido e Université Libre de Bruxelles, na Bélgica. Mais recentemente, em parceria com a Pázmány Péter Catholic University de Budapeste, Hungria, e outras 12 instituições europeias de Ensino Superior, a FLUL obteve financiamento para um novo projeto denominado “Reading in Europe today - Reading and Writing Literary Texts at the Age of Digital Humanities”.

Além destas ações, o programa Erasmus+ continua a possibilitar, através da Key Action 1oportunidades de mobilidade entre instituições de ensino superior europeias quer para alunos, quer para pessoal docente - para a realização de missões de ensino- e pessoal técnico e administrativo, para a realização de um período de formação e partilha de boas práticas. Estas mobilidades são um contributo essencial para a internacionalização das instituições de ensino superior ao nível do seu corpo docente e dos Serviços. 

Encontra-se atualmente a decorrer, na FLUL, o período de candidaturas para mobilidades staff, a realizar durante o ano letivo de 2017/2018. Os interessados podem consultar informações detalhadas na secção Internacional, no portal da Faculdade de Letras.


Texto: Denise Moura, FLUL - Divisão de Relações Externas

Candidatura à bolsa de Formadores de PLE do ICLP

O Instituto de Cultura e Língua Portuguesa (ICLP) encontra-se a aceitar até ao final de setembro candidaturas à sua bolsa de formadores de Português Língua Estrangeira. Os interessados poderão aceder a mais informações sobre a candidatura no link abaixo:

http://www.iclp.letras.ulisboa.pt/Paginas/Pt/bolsa_formadores.html

Candidaturas: Mestrado em Cultura Científica e Divulgação das Ciências da Universidade de Lisboa

Candidaturas a partir de 20 de julho de 2017 em http://www.ie.ulisboa.pt

O curso de mestrado “Cultura Científica e Divulgação das Ciências” surge num contexto de colaboração de várias escolas da Universidade de Lisboa, tirando partido do conhecimento multidisciplinar nelas produzido. A participação das diferentes escolas e museus representa uma oportunidade de criação de sinergias de áreas diversas do conhecimento, conferindo a este mestrado um inegável potencial de qualidade.

Com este curso de mestrado pretende-se formar profissionais para o desenvolvimento de estratégias de promoção da cultura científica dos cidadãos, pelo que a perspetiva da comunicação e da divulgação acompanhará todas as componentes do curso, assumindo graus de profundidade e abrangência diferenciados.

O Mestrado em Cultura Científica e Divulgação das Ciências é uma iniciativa conjunta do Instituto de Educação, da Faculdade de Ciências e do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, que conta com a participação de outras escolas da Universidade: Faculdade de Letras, Faculdade de Medicina, Faculdade de Farmácia, Instituto Superior Técnico, Instituto Superior de Agronomia, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território. Participa também no mestrado o Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa. Prevê-se ainda a colaboração de outros museus e centros de ciência.

Destinatários

  • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em áreas científicas ou tecnológicas;
  • Titulares de grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.° ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um estado aderente a este Processo;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

 

Mais informações »