Professores da FLUL recebem título de Professor Emérito da Universidade de Lisboa

O diploma de Professor Emérito da Universidade de Lisboa foi esta manhã entregue na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) aos professores José Barata-Moura, Inês Duarte e Victor Gonçalves.

O título de Professor Emérito da Universidade de Lisboa é atribuído em reconhecimento do mérito académico e da relevância da actividade científica.

Durante a sessão, o Director da FLUL, Professor Miguel Tamen, sublinhou que a Faculdade é “parcimoniosa na atribuição do título de emérito” e que, por isso, “quando é atribuído, o título exprime o apreço particular que temos pelos agraciados – como é o caso dos três professores que agora homenageamos”.

José Barata-Moura licenciou-se pela FLUL em 1969, instituição onde completou o Doutoramento em 1980. Tendo iniciado funções docentes em 1971, ascendeu a Professor Catedrático da FLUL em 1986. Foi Reitor da Universidade de Lisboa entre 1998 e 2006.

Professora Catedrática do Departamento de Linguística Geral e Românica da FLUL, Inês Duarte foi Directora da Área de Ciências da Linguagem da FLUL entre 2013 e 2017 e Vice-Reitora da Universidade de Lisboa entre 2006 e 2009.

Victor Gonçalves, Professor Catedrático jubilado da FLUL, fez a sua formação de Licenciatura e Doutoramento na Faculdade. Foi Director do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa – UNIARQ.

Texto: Tiago Artilheiro (FLUL, DREI - Divisão de Relações Externas e Internacionais)

Fotografia: Luísa Santos (FLUL, DREI - Divisão de Relações Externas e Internacionais)