Dia da Universidade e cerimónia de entrega dos Prémios Científicos Universidade de Lisboa

No dia 26 de Julho, pelas 17 horas, celebra-se o Dia da Universidade e decorre a Cerimónia de Entrega dos Prémios Científicos Universidade de Lisboa/ Caixa Geral de Depósitos 2019 e 2020 na Aula Magna.

noticia evento diaulisboa destaqueOs Prémios Científicos Universidade de Lisboa/ Caixa Geral de Depósitos visam premiar a actividade de investigação científica dos Professores e Investigadores da Universidade de Lisboa e incentivar a publicação dos seus resultados em livros e revistas de prestígio internacional. Estes Prémios são constituídos por um Diploma e um subsídio pecuniário no valor de 6.500€.

Na edição de 2020, o Júri decidiu atribuir 18 prémios nas áreas de: Agronomia, Biologia, Engenharia Biológica, Bioquimica e Biotecnologia, Ciências da Computação e Engenharia Informática, Ciências da Educação, Ciências da Linguagem, Ciências da Terra e Geofísica, Ciências Jurídicas e Ciência Política, Ciências Veterinárias, Economia e Gestão, Engenharia Civil, Engenharia do Ambiente e Energia, Engenharia Eletrotécnica e Engenharia Aeroespacial, Engenharia Mecânica, Engenharia Naval e Engenharia Aeroespacial, Física e Materiais, Geografia e Território, História e Filosofia, Psicologia, Química e Engenharia Química, bem como 23 menções honrosas.

Em 2019, o Júri decidiu atribuir 15 prémios nas áreas de: Literaturas e Culturas, Motricidade Humana, Psicologia, Biologia, Engenharia Biológica, Bioquímica e Biotecnologia, Ciências Veterinárias, Arquitetura, Engenharia do Ambiente e Energia, Ciências da Educação, Economia e Gestão, Agronomia, Física e Materiais, Química e Engenharia Química, Geografia e Território, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Aeroespacial, Ciências Sociais, bem como 15 menções honrosas.

A Cerimónia de entrega dos Prémios Científicos Universidade de Lisboa/ Caixa Geral de Depósitos, edições de 2019 e 2020, terá lugar durante as celebrações do Dia da Universidade, sendo presidida pelo Reitor da Universidade de Lisboa, António Cruz Serra, e contando com a presença do Presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos, S.A., Paulo Macedo.

O Programa está disponível aqui.

Na edição de 2019 foi premiada a Professora Auxiliar da Faculdade de Letras Ana Cristina Ferreira Mendes, na área de Literaturas e Culturas.

Na edição de 2020 foi premiada a Professora Associada da FLUL Ana Lúcia da Silva Dias Gonçalves dos Santos, na área de Ciências da Linguagem. A Investigadora Principal com Agregação da FLUL Ana Margarida Costa Arruda Santos Gonçalves recebeu uma menção na área de História e Filosofia (incluindo História e Filosofia das Ciências).

A lista completa de premiados pode ser consultada aqui.

Fonte: Universidade de Lisboa

Notícia actualizada com a indicação dos premiados com base na informação divulgada pela ULisboa a 27 de Julho de 2021.