Recém doutorado da FLUL distinguido com o Prémio INCM/ Vasco Graça-Moura 2016

Frederico Pedreira, recém doutorado pelo Programa em Teoria da Literatura, é o vencedor da segunda edição do Prémio INCM/ Vasco Graça Moura de Ensaio, na área das Humanidades.

O Prémio distinguiu o ensaio de Frederico Pedreira intitulado “Uma Aproximação à Estranheza”, trabalho que tem origem na sua tese de doutoramento no ramo de Estudos de Literatura e de Cultura, especialidade de Teoria de Literatura (Faculdade de Letras da ULisboa). Integraram o júri da edição de 2016 José Tolentino de Mendonça (Presidente), Jorge Reis-Sá e Pedro Mexia.

O Prémio INCM/ Vasco Graça Moura pretende “distinguir obras inéditas nas áreas de atuação onde Vasco Graça Moura se destacou, nomeadamente, na Poesia, no Ensaio (área das Humanidades) e na Tradução (obras clássicas, no domínio público, também na área das humanidades)”.

Fontes:
Prelo/ ICNM
ICNM

Universidade de Lisboa distingue investigação da Prof. Doutora Sónia Frota, FLUL

A Universidade de Lisboa distinguiu a investigação científica desenvolvida pelos seus docentes e investigadores em diversas áreas do conhecimento através da atribuição de vinte prémios criados com o apoio da Caixa Geral de Depósitos. Os prémios da ULisboa visam premiar a investigação científica e incentivar a publicação em revistas científicas internacionais de qualidade. Durante a cerimónia em que se festejaram três anos de fusão da Universidade de Lisboa com a Universidade Técnica (25 de Julho), a Prof. Doutora Sónia Frota foi distinguida com o prémio atribuído à investigação em Ciências da Linguagem (Linguística, Tradução e Interpretação).

Prémio Prof. Doutor Joaquim Cerqueira Gonçalves para alunos do 1.º Ciclo

O Prémio Prof. Doutor Joaquim Cerqueira Gonçalves é instituído anualmente pela Revista Philosophica e tem como objectivos a promoção e o reconhecimento do trabalho de estudantes do 1º ciclo que se debrucem sobre temáticas filosóficas ou que abordem filosoficamente temas de qualquer outra área disciplinar.

Os trabalhos deverão ser enviados até ao dia 15 de Julho, para o endereço electrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Consulte o regulamento disponível em: http://revistaphilosophica.weebly.com/preacutemio-jcg.html

Concurso para a criação de Colégios da ULisboa

colegios ulisboaDe 15 de junho a 15 de setembro de 2014 estão abertas as candidaturas do concurso para a criação de Colégios da Universidade de Lisboa (ULisboa) para o período de 2014-2017.

A constituição de Colégios da ULisboa visa promover novas iniciativas disciplinares, transdisciplinares e multidisciplinares protagonizadas por docentes e investigadores das diferentes Escolas e Unidades de Investigação da ULisboa.

As candidaturas devem ser submetidas eletronicamente. Informações complementares estão disponíveis no Edital, publicado no Diário da República (despacho n.º 8056/2014), e no Regulamento do concurso.