Programa Retomar

O Programa Retomar quer fazer regressar aos estudos alguns dos muitos jovens que deixaram o ensino superior por motivos económicos. A bolsa arranca já no próximo ano lectivo e tem um valor de 1200 euros anuais pagos ao aluno numa prestação única e um apoio à graduação, pago à instituição de Ensino Superior, no valor anual de 300 euros.

As candidaturas destinam-se a jovens que abandonaram o curso superior e estão também abertas a desempregados em condições de finalizar o curso até aos 30 anos.

Até 30 de Setembro a plataforma Retomar, da Direcção Geral do Ensino Superior, estará apta a receber as candidaturas de jovens com menos de 30 anos de idade que procuram “uma oportunidade de educação e formação, estágio ou emprego, no prazo de 4 meses após ficarem desempregados ou terem saído do sistema educativo e formativo”.

O regulamento está disponível em http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Estudantes/Retomar/

O requerimento para atribuição da bolsa deve ser feito através da plataforma electrónica deste programa na página na Internet da DGES plataforma Retomar

Para a atribuição do apoio serão usados alguns critérios de selecção como “inscrição em curso de formação inicial, menor número de créditos necessários para concluir o curso, menor percentagem de créditos para concluir o curso, menor nível de desemprego registado do curso e a maior idade dos candidatos”.

O programa Retomar, um projecto interministerial do Ministério da Educação e Ciência e do Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, “cumpre assim a Recomendação do Conselho Europeu de 28 de Junho de 2011 sobre as “Políticas de redução do abandono escolar precoce”, centradas no desenvolvimento de políticas fundamentadas, globais e intersectoriais que incluíssem medidas destinadas a reintegrar os jovens que tivessem abandonado o sistema de ensino”, de acordo com o comunicado do MEC.