Conferência sobre Ensino e Aprendizagem de Português como Língua Estrangeira, Macau

A Universidade de Macau, a Faculdade de Letras da ULisboa e a Beijing Foreign Studies University organizaram em parceria uma Conferência sobre Ensino e Aprendizagem de Português como Língua Estrangeira, que teve lugar em Macau, nos dias 8 e 9 de abril.

conferencia ple chinaTendo como objetivo reunir docentes que lecionam e investigam o português na Ásia, e, de modo especial, na China, a conferência contou com uma forte representação da FLUL, que incluiu o seu Diretor, Professor Doutor Paulo Farmhouse Alberto, a Diretora do CAPLE, Prof. Doutora Maria Antónia Mota, o Diretor do Programa em Português Língua Estrangeira/Língua Segunda, Prof. Doutor Carlos Gouveia, e o Prof. Doutor Jorge Pinto, do Instituto de Cultura e Língua Portuguesa. Oferecendo-se como uma plataforma para docentes que ensinam e investigam o português na Ásia, esta conferência reuniu distintos representantes de Países de Língua Portuguesa, como os Senhores Cônsules-Gerais de Hong Kong e Macau, Angola e Moçambique, estando também representadas instituições como o Instituto Politécnico de Macau e o Instituto Português do Oriente.

Com um programa intenso e composto por várias mesas redondas e sessões temáticas, salienta-se a participação da representação da FLUL moderando alguns painéis, onde se debateram temáticas como a “Metodologia para o Ensino do Português como Língua Estrangeira” ou a “Proficiência e Avaliação”. A Diretora do Centro de Avaliação e de Certificação de Português Língua Estrangeira (CAPLE), unidade da FLUL responsável, em Portugal, pela certificação do PLE, reconhecida pela Association of Language Testers in Europe (ALTE) e pelo governo português, sublinhou a importância crescente da certificação em PLE e da missão dos coordenadores dos mais de 100 LAPE (Local para Aplicação e Promoção dos Exames) espalhados pelo mundo.