Informação Urgente - Licenciatura Estudos Gerais e Artes e Humanidades

Solicita-se a todos os alunos das Licenciaturas em Estudos Gerais e Artes e Humanidades, o favor de consultarem as seguintes informações: 

Informação para alunos de 2º e 3º anos >> Artes e Humanidades >> Estudos Gerais 

Informação para alunos de 1º ano, 1ª vez >> Artes e Humanidades >> Estudos Gerais 

Horários Estudos Gerais 2017-2018 | Escolas >> 

A oferta pós-graduada da FLUL para 2017/2018

newsletterDecorre atualmente o período de candidaturas a cursos de Mestrado, Doutoramento e Pós-graduação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Com uma diversidade traduzida em cerca de 50 Cursos, organizados dentro de quatro grandes áreas – Ciências da Linguagem, Filosofia, História e Línguas, Literaturas e Culturas - a Faculdade de Letras prepara-se para, em 2017-2018, abrir 24 novas edições de cursos de Mestrado, 18 novas edições de cursos de Doutoramento, 1 Doutoramento FCT e 7 Pós-graduações.

Com todos os cursos acreditados pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), alguns programas são desenvolvidos em parceria/associação com Escolas de referência nacional e internacional. A FLUL conta, ainda, com um corpo docente altamente qualificado, com estreita ligação à investigação científica através dos seus 10 Centros de Investigação e de uma Cátedra, num ambiente de aprendizagem inovador, multicultural e comprometido com os mais elevados padrões de exigência e de qualidade. Nos últimos anos a procura de cursos de 2º e 3º Ciclo da FLUL tem vindo a aumentar, não só ao nível nacional, mas também internacional, contando, em 2016/2017, com 1079 alunos inscritos em cursos de Mestrado, Doutoramento e Pós-graduação, dos quais 262 são alunos estrangeiros. A internacionalização tem-se refletido ainda na investigação produzida pela Faculdade. Em 2016, do número total de investigadores dos Centros de Investigação da FLUL, 21% eram de nacionalidade estrangeira.

Orientada para a empregabilidade e para a inserção dos estudantes no mercado de trabalho, a FLUL tem estruturado os seus cursos nesse sentido, permitindo, em grande parte da sua oferta, a opção entre a realização de uma tese de investigação ou a realização de um estágio curricular que culmina com a elaboração e defesa de um relatório de estágio. Para quem ambiciona construir um percurso académico de sucesso e com potencial diferenciador no mercado de trabalho, a oferta da Faculdade permite ainda aproveitar uma das muitas oportunidades de mobilidade académica, através de programas internacionais de intercâmbio, de Co-tutela ou dupla titulação.

Para quem pretende continuar o seu percurso académico investindo na sua carreira profissional, tem aqui uma oportunidade!

Fonte: Divisão de Serviços Académicos e Núcleo de Projetos e Candidaturas
Texto: Divisão de Relações Externas

Curso de Atualização em Língua Portuguesa C para Intérpretes de Conferência

Na sequência do êxito da primeira edição, em janeiro de 2016, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Programa em Tradução e Interpretação, com a colaboração do Centro de Línguas), em articulação com a Associação para o Desenvolvimento da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, organiza o 2° Curso de atualização em língua portuguesa C para intérpretes de conferência, que decorrerá em julho de 2016.

Datas previstas: 11 a 22 de julho de 2016

Total de horas de contacto: 60 horas

Número de formandos: 14 formandos

Data limite de inscrição: 31 de maio de 2016

Para mais informações, clique aqui »

 

Reestruturação do Mestrado em Arqueologia

not mestradoarqO Mestrado em Arqueologia da Faculdade de Letras foi, recentemente, reestruturado. Este curso de 2.º ciclo apresenta, já no ano letivo de 2015/ 2016, uma renovação do plano curricular, a qual pretende ampliar a componente prática de trabalho de campo e diversificar a oferta curricular, procurando corresponder a uma crescente exigência da atividade arqueológica. A par desta reestruturação, o corpo docente foi, igualmente, ampliado, integrando novos docentes e colaboradores.

O Mestrado em Arqueologia da Faculdade de Letras de Lisboa, que tem já 20 anos de existência, constitui-se hoje como uma referência da formação pós graduada no panorama da Arqueologia em Portugal.

Em estreita correlação com a UNIARQ (Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa), o Mestrado em Arqueologia procura desenvolver competências na área da investigação, bem como a formação especializada na área da salvaguarda patrimonial, gestão e valorização de bens e sítios arqueológicos, divulgação e comunicação de património.

O Mestrado habilita os seus detentores à direção de trabalhos arqueológicos (de acordo com o novo Regulamento de Trabalhos Arqueológicos, DL 164 / 2014) em contextos muito diversos, tais como arqueologia empresarial, administração pública central e local e junto de empresas e indústrias criativas. O curso permite, ainda, prosseguir estudos de Doutoramento.

As candidaturas ao Mestrado em Arqueologia decorrem até dia 14 de Setembro

Novidades do CLI, Centro de Línguas da FLUL, para o próximo ano letivo

11836684 864330920270128 6428623454754250262 n

O CLI, Centro de Línguas da Faculdade de Letras, disponibiliza quase duas dezenas de cursos livres de línguas estrangeiras numa oferta formativa diversificada que se dirige quer ao ensino de adultos, quer ao público infanto-juvenil. Para além do ensino da língua, o CLI oferece formação em áreas específicas tais como o alemão e o inglês jurídicos e preparação para o IELTS.

A partir do próximo ano letivo, o Centro passará a incluir na sua oferta formativa um curso de Sânscrito. Disponibilizado, pela primeira vez, na Faculdade de Letras da ULisboa, o curso estará aberto a todos os interessados na aprendizagem daquele que é um dos idiomas mais antigos e mais relevantes da família indo-europeia e língua de algumas das obras-primas da literatura universal, nomeadamente as que se incluem na tradição hindu, tal como o texto épico Mahabharata.

Das novidades da oferta formativa deste Centro para o primeiro semestre de 2015/2016, destacam-se, ainda, os cursos de iniciação ao Japonês e ao Alemão, a oferta de aulas ao sábado e de cursos intensivos de 45 horas.

As inscrições nos cursos do CLI decorrem até ao dia 29 de setembro. Os testes de nivelamento de língua terão lugar nos dias 21, 24 e 29 do mesmo mês, mediante inscrição prévia.

 

Fonte: CLI