O edifício novo da Faculdade de Letras

Com uma presença de mais de seis décadas na Cidade Universitária, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) irá marcar, novamente, o campus da Alameda da Universidade com a construção de um edifício novo.

Inserido num conjunto arquitectónico já existente da autoria do arquitecto Porfírio Pardal Monteiro, o edifício novo da FLUL irá revelar uma clara modernidade aliada à harmonia com o espaço e edificado envolventes. Esse foi, desde o início, um dos objectivos da equipa responsável pelo projecto, coordenado pela arquitecta Maria Manuela M. F. Oliveira, e pelos arquitectos Ana Raquel Ferrão, Bruno Pereira e Gilberto Pedrosa.

O cariz rectilíneo e a estilização clássica dos edifícios do campus da Universidade de Lisboa, características marcantes de Porfírio Pardal Monteiro, encontram eco no projecto agora apresentado. O Director da FLUL, Professor Miguel Tamen, explica que o edifício que vai surgir no lugar do actual Pavilhão Novo “não é estridente, e procura dialogar com o edifício Pardal Monteiro, sem se impor e sem, ao contrário do que muitas vezes hoje acontece, constituir um statement ostensivo dos arquitectos”.

Arraste o cursor para a esquerda ou para a direita para visualizar a totalidade da imagem

Procurando-se uma coerência e unidade formais, através de uma construção com traçado ortogonal, nas superfícies planas serão utilizadas linhas geométricas numa clara alusão a Almada Negreiros. O artista modernista tem já uma presença marcante no actual edifício da FLUL, com gravuras incisas na fachada da Faculdade, uma das marcas distintivas da instituição.

Com um custo aproximado de cinco milhões de euros, e uma área de construção de 4.483,35 metros quadrados, o edifício irá responder às necessidades actuais, espelhadas na planta definida. O rés-do-chão será ocupado por salas de aula de várias tipologias, com dimensões entre 30 e 70 metros quadrados, e com vista quer para o pátio interior descoberto, quer para o exterior, privilegiando-se a luz natural. Nos pisos superiores ficarão localizados gabinetes de professores, com diversas tipologias de sala, mas nunca com mais de três ocupantes. Aqui irão ficar localizados, também, a Associação para o Desenvolvimento da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (ADFLUL), o Instituto de Cultura e Língua Portuguesa (ICLP) e o Centro de Línguas da FLUL (CLi-FLUL).

Clique nas imagens para ampliar

Sustentabilidade e conforto num novo espaço para todos

Inovação e conforto estão na base da solução arquitectónica encontrada, que responde também à necessidade de criação de um ambiente onde a comunidade académica é incentivada a conviver. Assim, o actual desnível entre o edifício a construir e os já existentes será mantido, de forma a criar um espaço em “anfiteatro” ao ar livre para actividades futuras. “O projecto do novo edifício é um excelente exemplo de arquitectura contemporânea, por arquitectos jovens que trabalharam em ateliers internacionais importantes. Tem em conta preocupações hoje comuns com a sustentabilidade, nomeadamente ambiental”, sublinha o Professor Miguel Tamen.

A funcionalidade e segurança do espaço, a criação de um ambiente agradável, o privilégio concedido a condições acústicas, o controlo ambiental e a sustentabilidade energética são os princípios orientadores do projecto. Toda a construção, incluindo a pavimentação, o isolamento e as soluções de iluminação encontradas, respeitará as melhores práticas ambientais. Também a acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida será garantida, respeitando-se exigências de acesso e dimensionamento de todos os espaços.

O contacto com a natureza não foi esquecido no planeamento arquitectónico, estando previstas diversas áreas verdes que não só embelezarão o espaço como irão permitir zonas de sombra, que convidam à fruição do ambiente no seu todo. Como acentua o Director da FLUL “o edifício organiza-se à volta de um claustro com um jardim, a única coisa que tem a ver com o defunto Pavilhão Novo”. O pátio interior descoberto dotará as novas instalações de uma flexibilidade clara, que permitirá a realização de exposições e outros eventos, através da colocação de uma floreira-banco ao centro.

O projecto apresentado prevê uma área de futura expansão a Norte (na direcção da Segunda Circular), não necessária no momento actual. O Director da FLUL frisa que já estão a decorrer “os trabalhos que conduzirão ao licenciamento do projecto e, a seguir, depois do Verão, contamos lançar o concurso para a demolição do Pavilhão Novo e a construção do novo edifício”. Com uma previsão de duração de obras de 24 meses, é expectável que a construção do edifício novo termine durante o ano lectivo de 2023/ 2024.

Texto: Tiago Artilheiro (FLUL-DREI, Núcleo de Imagem e Comunicação)

Fotografia: Ricardo Ascenção (FLUL-DREI, Núcleo de Imagem e Comunicação) e Imagens do Projecto Arquitectónico do edifício novo da FLUL, com coordenação da Arquitecta Maria Manuela M. F. Oliveira/ Direitos Reservados