Letras: 2021 em revista

Reveja alguns dos momentos mais marcantes de 2021 na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Num ano novamente assinalado pela pandemia de Covid 19, muito aconteceu em Letras, entre prémios, eventos, distinções, actividades académicas e iniciativas científicas.

  ano2021  
     
     
  janeiro  
     

01

As Humanidades e a Pandemia em debate na FLUL

As alterações no ensino universitário decorrentes da pandemia, a relevância das Humanidades na antevisão de soluções e a situação vivida nos hospitais portugueses, foram alguns dos temas abordados neste debate promovido pela Faculdade de Letras.

 ler mais »

   
   

Professores e investigadores da FLUL distinguidos com Medalha de Mérito Científico

Os professores Luís Filipe Barreto, José Cardim Ribeiro e Teresa Barata Salgueiro foram distinguidos com a Medalha de Mérito Científico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), referente ao ano 2020.

 ler mais »

  fevereiro  
     

Centros de investigação da FLUL participam na descoberta da "Lisboa Romana"

Para promover e valorizar o património arqueológico da capital portuguesa, sobretudo da época romana, o projecto "Lisboa Romana" lançou um novo website, que conta com a colaboração do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa (UNIARQ) e do Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CEC).

 ler mais »

   
   

"Eu escolhi a FLUL": Estudantes brasileiros explicam por que estudam na Faculdade de Letras

A FLUL tem sido uma das principais opções para aqueles que vêm do Brasil. Aprofundar interesses de investigação ou procurar reconhecimento académico através de estudos de pós-graduação são alguns dos motivos que levam os estudantes brasileiros a escolher a Faculdade.

 ler mais »

CLi: Como é feito o ensino a distância no Centro de Línguas da FLUL

Quase um ano depois do início do primeiro confinamento devido à pandemia de COVID-19, a FLUL foi perceber a forma como a aprendizagem das línguas se adaptou ao ensino a distância.

 ler mais »

   
  marco  
     
   

UNITE!: cursos de Humanidades no horizonte da universidade europeia

O UNITE!, University Network for Innovation, Technology and Engineering, realizou o seu terceiro encontro - 3rd UNITE! Dialogue Meeting -, uma iniciativa online dirigida às comunidades dos sete parceiros desta futura universidade europeia, nos quais se incluem a Universidade de Lisboa e a Faculdade de Letras.

 ler mais »

  abril  
     

"Viva Portugal": FLUL participa em feira virtual para estudantes brasileiros

A Faculdade de Letras participou na feira virtual "Viva Portugal", uma iniciativa promovida pela Universidade de Lisboa que permitiu aos jovens estudantes brasileiros conhecer os cursos oferecidos pela universidade e dialogar com representantes da instituição.

 ler mais »

   
   

Professora Paula Morão recebe título de Professora Emérita da Universidade de Lisboa

O diploma de Professora Emérita da Universidade de Lisboa foi entregue na Faculdade de Letras à Professora Doutora Paula Morão.

 ler mais »

  maio  
     

"Dias Abertos em Letras": visitar e conhecer a FLUL em formato virtual

Pelo segundo ano consecutivo, a Faculdade de Letras realizou, em ambiente virtual, os "Dias Abertos em Letras". Ao longo de 20 sessões, a FLUL recebeu os cerca de 250 alunos inscritos na iniciativa, que quiseram conhecer a instituição e a oferta formativa.

 ler mais »

   
   

Jorge Silva Melo e Luis Miguel Cintra receberam Doutoramento Honoris Causa

A Universidade de Lisboa, sob proposta da Faculdade de Letras, distinguiu Jorge Silva Melo e Luis Miguel Cintra com o grau de Doutor Honoris Causa, na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa.

 ler mais »

Criação da Cátedra Camilo Castelo Branco na FLUL

A Câmara Municipal de Sintra, em parceria com investigadores do Grupo de Filologia do Centro de Linguística da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, aprovaram a criação da Cátedra Camilo Castelo Branco, que ficará sediada nas instalações da FLUL.

 ler mais »

   
   

Revista "Disputatio" sobe ao 1.º Quartil do Scimago Journal Ranking

A revista científica Disputatio – International Journal of Philosophy, propriedade do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (CFUL), ascendeu à categoria Q1 (1.º Quartil) da área de Filosofia do Scimago Journal Ranking (Scopus/SCImago), sendo, nesta data, a melhor revista portuguesa de Artes e Humanidades naquele índice.

 ler mais »

  junho  
     

Faculdade de Letras participa na NAFSA 2021

A Faculdade de Letras participou, pela primeira vez, na NAFSA Annual Conference and Expo, um dos maiores encontros no âmbito da internacionalização de instituições de ensino superior e de investigação a nível mundial.

 ler mais »

   
   

Centro de Estudos de Teatro da FLUL e DGArtes vão apoiar financeiramente o teatro e a dança

O Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras e a Direcção-Geral das Artes abriram um Programa de Apoio em Parceria, que permitiu o tratamento de arquivos de artes performativas por companhias, estruturas e agentes, através da atribuição de um montante global de 350.000 euros às entidades beneficiárias.

 ler mais »

Investigadora Maria Luísa Resende distinguida com Prémio Professor Francisco Vieira de Almeida 2020

Maria Luísa Resende foi a vencedora da 1ª edição do Prémio Professor Francisco Vieira de Almeida, galardão na área das humanidades instituído pela Fundação Vasco Vieira de Almeida e pela Faculdade de Letras.

 ler mais »

   
   

O edifício novo da Faculdade de Letras

A Faculdade de Letras revelou o projecto do edifício novo que vai substituir o actual Pavilhão Novo (PN). Uma clara modernidade aliada à harmonia com o espaço e edificado envolventes são as características mais evidentes do edifício a construir.

 ler mais »

Biblioteca da FLUL recebe mais de 14 mil obras referentes à temática ultramarina

Um protocolo assinado entre a Faculdade de Letras e o banco Caixa Geral de Depósitos vai dotar a Biblioteca da FLUL com um acerco de mais de 14 mil novas obras sobre a temática ultramarina, que inclui livros e publicações periódicas entre 1834 e 1997.

 ler mais »

   
  julho  
     
   

Dia da Universidade e cerimónia de entrega dos Prémios Científicos Universidade de Lisboa

Os Prémios Científicos Universidade de Lisboa/ Caixa Geral de Depósitos premiaram a actividade de investigação científica dos Professores e Investigadores da Universidade de Lisboa e incentivam a publicação dos seus resultados em livros e revistas de prestígio internacional.

 ler mais »

"Letrário da Faculdade de Letras" apresenta as Licenciaturas da FLUL

A Faculdade de Letras lançou um dicionário digital com as melhores palavras que definem os 17 cursos de Licenciatura. A iniciativa, que promoveu a oferta formativa junto dos candidatos do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2021, contou com a participação dos alunos da instituição, que criaram as diferentes entradas deste dicionário exclusivo.

 ler mais »

   
  agosto  
     
     20

Escavações da UNIARQ/ FLUL permitem recuperar artefactos com mais de 20 mil anos

Uma campanha de escavação no sítio arqueológico da Portela 2 (Leiria), enquadrada na unidade curricular de Técnicas de Campo e Laboratório da Licenciatura em Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, permitiu recuperar artefactos líticos com mais de 20.000 anos.

 ler mais »

 

Universidade de Lisboa entre as mais prestigiadas do mundo

O Ranking de Shanghai, o mais antigo e dos mais conceituados e influentes rankings a nível mundial, colocou a Universidade de Lisboa entre as 300 melhores universidades do mundo.

 ler mais »

   
   

Estudo: Investigador da FLUL demonstra que capacidades mentais podem melhorar com o envelhecimento

Uma nova investigação internacional, em que participaram investigadores da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e da Universidade de Georgetown nos EUA, publicada na revista Nature Human Behaviour, demonstrou que duas funções cerebrais humanas importantes podem melhorar em indivíduos mais velhos e funcionar como escudo protector contra o declínio do cérebro.

 ler mais »

  setembro  
     

23

Fundação Cidade de Ammaia distinguida com Prémio Internacional

A Fundação Cidade de Ammaia recebeu o Prémio Internacional Genio Protector da Colonia Augusta Emerita. Docentes e alunos da Faculdade de Letras têm participado nos diversos projectos de investigação, conservação e valorização desta cidade romana.

 ler mais »

   
  outubro  
     
   

Boas-vindas aos novos alunos 2021/2022

A Faculdade de Letras assinalou o regresso ao ensino presencial com uma sessão de boas-vindas aos novos alunos de 1.º ano de Licenciatura. Entre várias iniciativas, a semana de boas-vindas reuniu numa mesa-redonda o Director da FLUL, Professor Doutor Miguel Tamen, dois alumni da Faculdade de Letras e um actual aluno.

 ler mais »

Tomada de Posse do Reitor da ULisboa e Abertura do Ano Académico 2021/2022

A tomada de posse do Reitor da Universidade Lisboa, Professor Doutor Luís Ferreira, teve lugar numa cerimónia realizada na Aula Magna da Reitoria da ULisboa, uma sessão que incluiu também a Abertura solene do Ano Académico de 2021/2022.

 ler mais »

 

 

     

Faculdade de Letras e FLAD criam novo programa de mobilidade

Um novo programa de mobilidade para estudantes norte-americanos alargou a colaboração da Faculdade de Letras com a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.

 ler mais »

Letras associa-se à Jornada Mundial da Juventude 2023

A Faculdade de Letras assinou um protocolo de colaboração com a Fundação JMJ – Lisboa 2023, que prevê dar apoio à difusão multilingue de documentos preparatórios da Jornada Mundial da Juventude - Lisboa 2023.

 ler mais »

   
     

Faculdade de Letras distinguiu licenciados e mestres de 2020/2021

Pelo quarto ano consecutivo, a Faculdade distinguiu com as Cartas de Excelência, de Licenciatura e de Mestrado os alumni que terminaram os seus cursos no ano lectivo 2020/2021.

 ler mais »

  novembro  
     

Academia Portuguesa da História premeia obra coordenada por professora da Faculdade de Letras

A obra premiada - Georg e Vera Leisner e o estudo do Megalitismo no Ocidente da Península Ibérica - é coordenada pela investigadora e Professora Auxiliar da Faculdade de Letras Ana Catarina Sousa.

 ler mais »

   
   

30

Nota 20: Mariana Araújo obteve a mais alta classificação de entrada na Faculdade de Letras em 2021

A Faculdade de Letras voltou a ser a primeira escolha de muitos estudantes no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. Mariana Araújo, que ingressou no curso de Estudos Comparatistas, foi a aluna com a média de entrada mais alta na Faculdade de Letras em 2021: 20 valores.

 ler mais »

Escritor Mário de Carvalho condecorado pelo Presidente da República na Faculdade de Letras

O escritor Mário de Carvalho foi condecorado na Faculdade de Letras pelo Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, em cerimónia pública de homenagem.

 ler mais »

   
   

Faculdade de Letras distinguiu Jorge Molder com Prémio Alumni 2021

Jorge Molder, um dos mais destacados autores da fotografia contemporânea, recebeu o Prémio Alumni 2021, que reconhece a carreira de um diplomado pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

 ler mais »

  dezembro  
     

Barcelona recebeu o 4.º Diálogo Unite! - "Unite!, passado, presente e futuro"

Ao longo de quatro dias, o quarto encontro da aliança da universidade europeia Unite! reuniu em Barcelona especialistas e personalidades de relevo das várias universidades parceiras, incluindo a ULisboa.

 ler mais »

   
   

34

Faculdade de Letras participa na Comic Con Portugal 2021

A Universidade de Lisboa participou pela primeira vez na Comic Con Portugal, um festival internacional de cultura pop onde a Faculdade de Letras apresentou várias actividades aos visitantes.

 ler mais »

Professor António Feijó eleito Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian

António Feijó, Pró-Reitor da Universidade de Lisboa e Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi eleito Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, com efeitos a partir de 3 de Maio de 2022.

 ler mais »

   
   

Professora Helena Carvalhão Buescu vence Prémio Vergílio Ferreira 2022

Helena Carvalhão Buescu, Professora Catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e ensaísta, venceu por unanimidade o Prémio Vergílio Ferreira 2022, instituído pela Universidade de Évora.

 ler mais »

 

Organização e texto: Marisa Costa e Tiago Artilheiro (FLUL-DREI, Núcleo de Imagem e Comunicação)
Infografia: Ricardo Ascenção (FLUL-DREI, Núcleo de Imagem e Comunicação)
Fotografia: Todos os Direitos Reservados