Isabel Fernandes, Professora Catedrática de Literatura Inglesa da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, proferiu no dia 16 de Maio de 2022, pelas 18 horas, a lição intitulada Da Lentidão e das Pequenas Coisas.
Na sessão, que decorreu no Anfiteatro II, estiveram presentes vários docentes, investigadores, amigos e familiares da Professora Doutora Isabel Fernandes, reunidos num ambiente de homenagem afectuosa. O director da Faculdade de Letras, Professor Doutor Miguel Tamen, iniciou a sessão, que contou com as intervenções do Manuel Silvério Marques, Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, de Adelaide Meira Serras, Professora Associada, e actual directora do Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa, CEAUL/ULICES, e de Mário Avelar, Professor Catedrático do Departamento de Estudos Anglísticos da Faculdade de Letras, e actual director do departamento.
“A lição partiu da análise lenta duma imagem, para depois se demorar em considerações acerca da pertinência da lentidão no ensino e na vida”, explicou, depois da lição, a Professora Doutora Isabel Fernandes. “Procurei ilustrar algumas das ênfases do meu percurso enquanto docente e investigadora, designadamente a articulação entre a literatura e a pintura, ao mesmo tempo que sublinhei a importância da leitura lenta e da atenção aos pormenores na abordagem de qualquer uma dessas artes”, sublinhou.
Primeiro como aluna e depois como docente, “a FLUL foi a minha segunda casa ao longo de meio século. Uma situação algo incompreensível para as gerações actuais… A FLUL permaneceu lugar de fidelidade, mas não de imobilismo”, contou. Ao terminar, a Professora Doutora Isabel Fernandes acentuou que “nas muitas missões inter/nacionais que pude realizar, procurei sempre trazer para o debate interno ideias novas que contribuíssem, dalgum modo, para a mudança. Por tudo isso, o elo a esta casa nunca se quebrará”.
Texto: Tiago Artilheiro (FLUL-DREI, Núcleo de Imagem e Comunicação)
Fotografia: Direitos Reservados (FLUL-DREI, Núcleo de Imagem e Comunicação)