Professora Doutora Isabel Fernandes proferiu última lição

IMG 01

Isabel Fernandes, Professora Catedrática de Literatura Inglesa da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, proferiu no dia 16 de Maio de 2022, pelas 18 horas, a lição intitulada Da Lentidão e das Pequenas Coisas.

Na sessão, que decorreu no Anfiteatro II, estiveram presentes vários docentes, investigadores, amigos e familiares da Professora Doutora Isabel Fernandes, reunidos num ambiente de homenagem afectuosa. O director da Faculdade de Letras, Professor Doutor Miguel Tamen, iniciou a sessão, que contou com as intervenções do Manuel Silvério Marques, Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, de Adelaide Meira Serras, Professora Associada, e actual directora do Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa, CEAUL/ULICES, e de Mário Avelar, Professor Catedrático do Departamento de Estudos Anglísticos da Faculdade de Letras, e actual director do departamento.

“A lição partiu da análise lenta duma imagem, para depois se demorar em considerações acerca da pertinência da lentidão no ensino e na vida”, explicou, depois da lição, a Professora Doutora Isabel Fernandes. “Procurei ilustrar algumas das ênfases do meu percurso enquanto docente e investigadora, designadamente a articulação entre a literatura e a pintura, ao mesmo tempo que sublinhei a importância da leitura lenta e da atenção aos pormenores na abordagem de qualquer uma dessas artes”, sublinhou.

Primeiro como aluna e depois como docente, “a FLUL foi a minha segunda casa ao longo de meio século. Uma situação algo incompreensível para as gerações actuais… A FLUL permaneceu lugar de fidelidade, mas não de imobilismo”, contou. Ao terminar, a Professora Doutora Isabel Fernandes acentuou que “nas muitas missões inter/nacionais que pude realizar, procurei sempre trazer para o debate interno ideias novas que contribuíssem, dalgum modo, para a mudança. Por tudo isso, o elo a esta casa nunca se quebrará”.

Texto: Tiago Artilheiro (FLUL-DREI, Núcleo de Imagem e Comunicação)

Fotografia: Direitos Reservados (FLUL-DREI, Núcleo de Imagem e Comunicação)