Consulta pública do projeto de revisão Regulamento Geral de Avaliação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Nos termos previstos no artigo 100.º n.º 3 alínea c) e para os efeitos do artigo 101.º do Código do Procedimento Administrativo (CPA), torna-se público para efeitos de consulta pública o projeto de revisão do Regulamento Geral de Avaliação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, aprovado pelo Conselho de Pedagógico em reunião de 8/12/2016 ao abrigo da competência própria prevista na alínea h) do n.º 1 do artigo 38.º dos Estatutos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, publicados por Despacho n.º 13186-B/2013, Diário da República 2.ª série n.º 199, de 15 de outubro, procedendo-se, para o efeito, à sua publicação na 2.ª série do Diário da República e na Internet, no sítio institucional da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Os interessados devem dirigir, por escrito, as suas sugestões ao Conselho Pedagógico da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, para o seguinte endereço de correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. no prazo de 30 dias úteis, a contar da data da publicação do projeto de regulamento na 2.ª série do Diário da República.

Bolsas de Estudo por Mérito a Estudantes do Ensino Superior 2013-2014

Relatório e lista definitiva dos 7 estudantes que foram seleccionados mediante a aplicação do Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo por Mérito da Universidade de Lisboa, de 26 de Junho de 2009.

Estes estudantes estiveram inscritos em 2013-2014 (art.º 4.º e 5.º) e foram avaliados a todas as disciplinas do ano curricular completo em que se inscreveram e obtiveram as médias mais elevadas em relação a todos os estudantes inscritos em 2013-2014.

A distribuição de bolsas teve em consideração o número de estudantes inscritos por ciclos de estudos, tendo sido atribuídas 4 bolsas para o 1.º Ciclo e 3 bolsas para o 2.º Ciclo.

De acordo com o art.º 8.º do referido Regulamento esta lista foi divulgada a 18 de Dezembro de 2017 junto dos estudantes, tendo tido os interessados cinco dias úteis para reclamações.

Ver Relatório e Lista Definitiva da atribuição de Bolsas de Estudo por Mérito a Estudantes do Ensino Superior 2013-2014 »

Encontro da OSCE/ ODIHR realizado em Lisboa

img 0542A Cátedra de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, acolheu, nos dias 21 e 22 de Novembro, um encontro organizado pelo Gabinete das Instituições Democráticas e dos Direitos Humanos (ODIHR) da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE), que contou com a presença de 35 profissionais da educação dos países da OSCE. O encontro teve como objectivo debater soluções para os desafios enfrentados pelos professores quando abordam, nas suas aulas, temas como a intolerância, o preconceito, o anti-semitismo e outros assuntos relacionados.

Mais informações sobre o evento estão disponíveis na página oficial da organização, em http://www.osce.org/odihr/357936

10.º aniversário da adesão da Bulgária à União Europeia

No próximo dia 5 de dezembro a Faculdade de Letras associa-se à Embaixada da República da Bulgária para a celebração do 10.º Aniversário da Adesão da Bulgária à União Europeia.

O evento, presidido pelo Diretor da Faculdade de Letras, Professor Doutor Paulo Farmhouse Alberto e pelo Embaixador da República da Bulgária em Portugal, S. Exa. Vassily Tavev, contará com uma conferência, a decorrer na Sala de Actos da FLUL, pelas 17 horas, sobre o tema: A Bulgária e Portugal – Parceiros na Europa.

Na ocasião, será inaugurada uma exposição fotográfica no Átrio da Faculdade de Letras.

Ver Programa »

A FLUL vai à Escola: Madeira, Alentejo e Algarve

“Eu quero ser escritor”, é assim que nos aborda Paulo Coelho, o primeiro aluno que nos procura na Escola Secundária Jaime Moniz, no Funchal. A frequentar o 11.º ano e com uma ideia muito concreta do que pretende fazer profissionalmente, Paulo tenciona ingressar na Licenciatura de Estudos Portugueses da Faculdade de Letras da ULisboa (FLUL) e assim desenvolver uma carreira na área da literatura.

Entre os dias 30 e 31 de outubro, a Faculdade de Letras marcou presença em Feiras de Orientação Vocacional nas quatro maiores escolas secundárias da Ilha da Madeira no âmbito do Projeto Inspiring Future País, em que participa, este ano, pela primeira vez. A FLUL deu a conhecer a sua oferta formativa na Escola Secundária Jaime Moniz, na Escola Complementar APEL, na Escola Secundária Francisco Franco e, fora do Funchal, na Escola Secundária de Machico. Apesar do contato direto com alunos, em Feira e em Palestra acerca da oferta formativa, foi reforçado, ainda, o contacto com os Serviços de Orientação das escolas, estrutura fundamental na orientação e aconselhamento destes alunos em momento de transição para a Ensino Superior.

 

Até ao final de novembro a FLUL participará em mais quatro Feiras de Orientação agendadas no Alentejo, em Beja e Évora, nos dias 6 e 7 de novembro, e na última semana de novembro, entre os dias 27 e 29 de novembro, rumará ao Algarve, com apresentações marcadas para Faro, Silves, Loulé e Portimão.

 >> Veja o vídeo da Reportagem da RTP1 Madeira. 

 

Texto: Raquel Moreira, Núcleo de Imagem, Comunicação e Relações Externas- Divisão de Relações Externas 

Fotos: todos os direitos reservados 

Participação da FLUL no Encontro “Autoavaliação das Instituições de Ensino Superior, Partilha de Boas Práticas”

dscn6971O Instituto Português da Qualidade (IPQ) e o Grupo de Trabalho para a Qualidade no Ensino Superior da Comissão Sectorial para a Educação e Formação (GT2 - CS/11), com o apoio da Universidade de Aveiro, realizaram no dia 11 de Outubro de 2017, um Encontro subordinado ao tema “Autoavaliação das Instituições de Ensino Superior, Partilha de Boas Práticas”.

O encontro decorreu na Universidade de Aveiro e teve como objectivo promover uma reflexão em torno dos referenciais para os Sistemas Internos de Garantia da Qualidade nas Instituições de Ensino Superior. Tomando como ponto de partida o trabalho desenvolvido pelo GT2, durante o ano 2017, que consistiu na elaboração de uma grelha de auto-avaliação e identificação de boas práticas nas Instituições representadas no Grupo, contou com um programa organizado por painéis da seguinte forma:

· Política para a garantia da qualidade;

· Garantia da qualidade na gestão dos recursos e serviços de apoio;

· Garantia da qualidade nos processos nucleares da missão institucional;

· Gestão e publicitação da informação.

Com um programa ambicioso que incluiu a participação de colegas (docentes e técnicos) de instituições superior de todo o país, o dia foi marcado pela partilha de boas práticas seleccionadas de entre uma pool de actividades relevantes, de modo a ilustrar a diversidade e heterogeneidade presente no panorama do ensino superior português.

A Faculdade de Letras foi representada pela Dr.ª Valentina Oliveira, Coordenadora do GT2; pela Dr.ª Marisa Salvador, Coordenadora do Núcleo de Acreditação e Avaliação de Cursos e pela Dr.ª Denise Matos Moura, Coordenadora da Divisão de Relações Externas, que participou como oradora no painel sobre a  “Garantia da Qualidade nos processos nucleares da missão institucional”.