Dr. Fernando Mascarenhas, 12.º Marquês de Fronteira (1945-2014)

O Dr. Fernando Mascarenhas, Presidente da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, faleceu no dia 12 de Novembro de 2014 aos 69 anos. Ex-aluno da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi uma das personalidades convidadas pela FLUL para proferir uma lição pública no âmbito das comemorações do seu Centenário, em 2010 ("Da Faculdade de Letras às Actividades da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna – uma linha da minha vida").

O Dr. Fernando Mascarenhas era descendente de três Casas nobiliárquicas (Fronteira, Alorna e Távora) e herdeiro de cerca de uma dezena de títulos, entre os quais o de 12º Marquês de Fronteira, 10º Marquês de Alorna e 13º Conde da Torre. Dono de um património de extraordinário interesse cultural, no qual se inclui o Palácio Fronteira (classificado como Monumento Nacional) foi em 1987 que decidiu colocá-lo ao serviço da comunidade científica e do público em geral criando a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, instituição sem fins lucrativos, no intuito de, nas suas palavras, "respeitar o passado e preparar o futuro, servindo simultaneamente a comunidade."

Ao longo dos últimos 25 anos, a Fundação a que presidiu – reconhecida como Pessoa Colectiva de utilidade pública em 1991 - foi parceira da FLUL em projectos de investigação de carácter interdisciplinar, nacionais e internacionais, na área das Humanidades, e abriu as suas portas a um sem número de actividades de divulgação cultural (cursos livres, recitais de poesia, comunidades de leitores, sessões temáticas sobre temas relacionados com a História, a Filosofia, a História de Arte, a Arquitectura, a Literatura, etc.) nos quais colaboraram regularmente docentes e investigadores da Faculdade de Letras.