“A Universidade é mais do que imaginas”!

“A Universidade é mais do que imaginas” é o desafio lançado ao público pela “Descobre a ULisboa”, uma exposição da Universidade de Lisboa que terá lugar entre os dias 8 e 11 de março, dirigida aos estudantes do ensino secundário, bem como à comunidade académica e ao público em geral.

site img grande descobre 2017 1 940x529 1Mostrar o que de melhor se faz dentro da ULisboa é o objetivo que conduz esta iniciativa, criada em 2016, cuja primeira edição decorreu no Pavilhão de Portugal, atual património da ULisboa. Tendo como ponto de partida as Ciências, a Tecnologia, as Artes e as Humanidades, as Escolas da ULisboa irão transformar o antigo picadeiro do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da ULisboa num espaço interativo de partilha do conhecimento e de experimentação. Durante quatro dias, os visitantes poderão participar em várias atividades, tais como jogos, oficinas, experiências ou momentos musicais, propostas que pretendem dar conhecer o universo multidisciplinar da ULisboa.

"Ideias para mudar o mundo"

A Faculdade de Letras da ULisboa irá participar nesta segunda edição, com um amplo programa de atividades dedicado às Humanidades. Com dezoito iniciativas programadas, o espaço da FLUL na Descobre a ULisboa irá contar com a participação dos seus docentes e investigadores para levar o mundo das Letras ao encontro do público, através da dinamização de atividades abertas à participação de todos os interessados, relacionadas com as Línguas, as Literaturas, a Filosofia, a Arqueologia, a História, a Linguística e a Tradução, entre outras áreas de estudo da Faculdade (consulte, aqui, o programa). Demonstrando, também, que é impossível falar de Humanidades sem abordar a expressão artística, haverá, ainda, lugar para demonstrações de dança e de Aikidô, entre outros desafios.

Continuar uma história com mais de sete séculos

Marca indelével da cidade de Lisboa e da sua história, o património da ULisboa ascende a mais de sete séculos, com origens que remontam a 1288 e à criação da primeira universidade portuguesa. Sendo, hoje, a maior universidade nacional e uma das maiores universidades europeias, a ULisboa é composta por dezoito Escolas e vários campi estabelecidos um pouco por toda a cidade. Presentemente, as suas unidades orgânicas oferecem cerca de meio milhar de cursos distintos, distribuídos pelos três graus do Ensino Superior.

A segunda edição da "Descobre a ULisboa" será uma oportunidade incontornável para conhecer, por dentro, o espaço privilegiado de ensino, investigação, cultura e arte que constitui, hoje, a Universidade de Lisboa. Poderá visitar a exposição no espaço do antigo picadeiro do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da ULisboa, de quarta a sexta- feira, entre as 10h30 e as 17h30, e no sábado, último dia do certame, das 11h às 18h.