Encontro Regional de Institutos Confúcio de Portugal e Espanha 2017

Organizado pelo Instituto Confúcio da Universidade de Lisboa (ICUL), decorreu no dia 22 de junho de 2017 o Encontro Regional de Institutos Confúcio de Portugal e Espanha, com a presença dos diretores locais e chineses dos Institutos (quatro de Portugal e nove de Espanha), bem como de representantes do Hanban.

A sessão de abertura contou com a participação do Senhor Vice-Reitor da Universidade de Lisboa (ULisboa), Professor Doutor João Barreiros, em representação do Senhor Reitor da ULisboa, do Senhor Diretor da Faculdade de Letras da ULisboa, Professor Doutor Paulo Farmhouse Alberto, e do Senhor Wang Feng, em representação da Direção do Hanban, tendo sido lida a carta de congratulações pela organização do evento em Lisboa e de felicitações pelo trabalho realizado pelos Institutos Confúcio de Portugal e Espanha, enviada pelo Vice-Presidente Ma Jianfei.

Os trabalhos foram conduzidos pelas Diretoras dos Institutos Confúcio de Madrid e de Lisboa, tendo decorrido na Sala dos Reitores (Reitoria da ULisboa) e contado com interpretação de conferência em português-chinês e espanhol-chinês. Foram debatidos, entre outros assuntos, propostas de melhoria do ensino de chinês a falantes de português e de espanhol, estratégias para o aumento da cooperação e da partilha de recursos entre Institutos, as suas políticas de desenvolvimento futuro, e o contributo que os Institutos Confúcio poderiam dar para uma melhor colaboração na Iniciativa chinesa "Uma Faixa, Uma Rota", cujo interesse para Portugal já foi sublinhado pelo Presidente da República e pelo Primeiro Ministro do nosso país.

Note-se que o ICUL já havia organizado em Lisboa (2015) e em Pequim (2016) encontros sobre esta iniciativa, nos quais especialistas de ambos os países, incluindo docentes da ULisboa, tais como os Professores Viriato Soromenho-Marques, Fernanda Ilhéu, João Barreiros ou Jorge Maia Alves, tiveram a oportunidade de se conhecerem e debaterem matérias de interesse comum (relativas, por exemplo, ao mar, ao ambiente, à economia, à filosofia e inter-relações culturais, ao envelhecimento e desporto).

O Encontro Regional de Institutos Confúcio de Portugal e Espanha decorreu com sucesso, tendo o ICUL sido elogiado, de forma unânime, pela excelente organização da iniciativa, bem como pelo modo como os trabalhos foram sido orientados.  Os elogios foram, ainda, dirigidos às instalações do ICUL na FLUL, tendo o Instituto sido considerado, pelo chefe da delegação do Hanban, como um dos melhores que já havia visitado, sublinhando que já visitara vários muitos. Foi, ainda, enaltecido o trabalho realizado pelo ICUL e reafirmado o apoio do Hanban a iniciativas futuras.

 

Texto: Teresa Cid, Professora Associada da FLUL e Diretora do Instituto Confúcio da ULisboa
Fotografias: todos os direitos reservados