Programa em Estudos de Teatro

Atividades

 

 

Atividades

 

 

 
Seminário intensivo 6-17 de maio
 
 
Chamamos a atenção para a presença de Bojana Cvejić em maio no Programa em Estudos de Teatro. 
 
Bojana Cvejić 

Doutorou-se em filosofia no Centre for Research in Modern European Philosophy, Londres e fez mestrado e licenciatura em musicologia e estética na Faculdade de Música da Faculdade de Artes de Belgrado. É autora, com Ana Vujanović, de Public Sphere by Performance (b-books 2015) e Toward a Transindividual Self: A Study in Social Dramaturgy ( Archive Books, 2023). Participou em numerosas obras de ópera, dança, vídeo-dança e teatro na Europa como codiretora, dramaturga ou intérprete, colaborando com e.o. Jan Ritsema, Xavier Le Roy, Eszter Salamon, Martin Ingvartsen, C. De Smedt. Leciona na P.A.R.T.S. em Bruxelas e é, desde 2017, professora de Teoria da Dança na Academia Nacional de Artes de Oslo.

 

Para conhecer melhor o trabalho de Bojana Cvejić:

https://www.youtube.com/watch?v=x2EfpJrGrBw

 

Sobre o seminário:

https://www.letras.ulisboa.pt/pt/sobre-a-flul/areas-e-unidades/literaturas-artes-e-culturas/programa-em-estudos-de-teatro/seminarios#doutoramento

 

Bojana Cvejic é convidada do Centro de Estudos de Teatro e este Seminário é financiado por fundos nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos UIDB/00279/2020 e UIDP/00279/2020.

This work is financed by national funds through the FCT – Foundation for Science and Technology, I.P., within the scope of the projects UIDB/00279/2020 and UIDP/00279/2020.

 

 

Jornadas em Estudos de Teatro do Programa em Estudos de Teatro

 

V1.C4.png

23 e 24 de maio de 2024, das 9h45-17h00

Sala B112.D

 

Nos dias 23 e 24 de maio, os alunos de Mestrado e Doutoramento em Estudos de Teatro organizam um colóquio para apresentação e discussão das suas investigações no quadro dos Seminários de orientação. Todas as comunicações serão seguidas de discussão. Convidamos todos os investigadores e interessados! O programa estará disponível a partir de maio aqui.

 

On 23 and 24 May, the MA and PhD students in Theatre Studies are organising a colloquium to present and discuss their research as part of the Orientation Seminars. All the papers will be followed by a discussion. We invite all researchers and interested parties! The programme will be available here from May onwards.

 

 

 

Ano letivo 2024/25

 

Já pode ser consultada a oferta letiva para o ano letivo 2024/25 no Mestrado e Doutoramento em Estudos de Teatro em "Seminários".

 

 

Mais informações na página do Centro de Estudos de Teatro

 

 

 

Seminários

 

Descrição breve de seminário intensivo 2023/2024

 

Seminário de doutoramento (12 Ects ET)

Docente: Bojana Cvejic

(In English only)

de 6 a 17 de maio das 10h-13h

 

 

Dramaturgy at Work: Within Performance Practice and Past it

This seminar will explore two registers of dramaturgy matching dissimilar interests. On the one hand, 'social dramaturgy' is a method of studying social transformation (transindividuality, in particular) in contexts of social crisis since 2011 (see my recent book co-written with Ana Vujanovic, Toward a Transindividual Self, Oslo-Brussels-Zagreb , 2022). On the other, 'practical dramaturgy' operates within the processes of bringing artworks into existence. Both registers animate my work as a researcher and as a practicing dramaturge. The seminar will include lectures, screenings and readings, as well as practical work of the participants.  

 

Dramaturgia em funcionamento: dentro da prática da performance e para lá dela.

Este seminário explorará dois registos de dramaturgia que correspondem a interesses díspares. Por um lado, a “dramaturgia social”, um método de estudo da transformação social (transindividualidade, em particular) em contextos de crise social desde 2011 (ver o meu recente livro em co-autoria com Ana Vujanovic, Toward a Transindividual Self, Oslo-Brussels-Zagreb , 2022); por outro lado, a “dramaturgia prática”, que atua no âmbito dos processos de criação de obras de arte. Ambos os registos animam o meu trabalho como investigadora e como dramaturgista praticante. O seminário incluirá palestras, exibições e leituras, bem como trabalhos práticos das/os participantes.  

 

 

Bojana Cvejic é convidada do Centro de Estudos de Teatro e este Seminário é financiado por fundos nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos UIDB/00279/2020 e UIDP/00279/2020.

This work is financed by national funds through the FCT – Foundation for Science and Technology, I.P., within the scope of the projects UIDB/00279/2020 and UIDP/00279/2020.

 

 

 

Descrição breve de seminários 2024/2025

 

 

Mestrado

 

 

 

Semestre 1

 

 

Arquivo e Memória do Espetáculo (12 Ects ET)

Docente: J. M. Vieira Mendes

  

Vida de artista

O Seminário visa introduzir os estudantes de mestrado à investigação em Estudos de Teatro e de Performance, refletindo sobre a área de estudos e familiarizando-os com a investigação contemporânea e suas interseccionalidades através da prática da escrita, observação, leitura e pensamento. Para o efeito abordaremos o tópico “vida de artista”, em que analisaremos uma mitologia científica e ficcional, na primeira e terceira pessoas gramaticais, associada à representação da espécie “artista” e aos seus modos de vida. Entre a autonomia diferenciada do ser que habita a “torre de marfim” e a visão contemporânea de quem habita a precariedade, encontraremos, em textos de Bojana Kunst ou Alexandre Melo, documentários (“What do Artists Do All Day”), espetáculos, filmes e literatura, material para reflexões e perguntas. Será pedido às alunas e alunos pequenos textos de diferentes formatos de modo a introduzir a prática da escrita e a familiarizá-las/os com as exigências de um trabalho de Mestrado.

 

The Life of an Artist

The Seminar aims to introduce master's students to research in Theater and Performance Studies, reflecting on the area of ​​study and familiarizing them with contemporary research and its intersectionalities through the practice of writing, observation, reading and thinking. To this end, we will address the topic “the artist’s life”, in which we will analyze a scientific and fictional mythology, in the first and third grammatical persons, associated with the representation of the “artist” species and their ways of life. Between the differentiated autonomy of the person who inhabits the “ivory tower” and the contemporary vision of those who inhabit precarious conditions, we will find, in texts by Bojana Kunst or Alexandre Melo, documentaries (“What do Artists Do All Day”), performances, films and literature, material for reflections and questions. Students will be asked to write short texts in different formats in order to introduce the practice of writing and familiarize them with the demands of a Master's degree project.

 

 

História do teatro em Portugal (12 ECTS HTE)

Docente: Isabel Almeida

 

Teatro: palavra e tempo

Do teatro quinhentista feito em Portugal, pouco sabemos; dos textos que fixaram uma memória desse teatro ou que para a tradição dramática contribuíram, existem testemunhos, manuscritos e impressos. Explorar este corpus oferece a possibilidade de compreender um processo de transformação indissociável das relações literárias e culturais que, ao longo do século XVI, foram aproximando a península ibérica e a Itália. A partir da leitura de textos de Gil Vicente, Sá de Miranda e Camões, centraremos a atenção num caso singular – o de Jorge Ferreira de Vasconcelos. De modo especial, veremos como Aulegrafia, uma das suas comédias, supera modelos clássicos e típicos enredos para valorizar, como acção, a prática – desafiante, aberta – do diálogo.

 

 

Theatre: words and time

We know little about 16th century theatre made in Portugal; however, there are texts that establish a memory of this theatre or that have contributed to the dramatic tradition, both in manuscript and in print. Exploring this corpus offers us the opportunity of understanding a transformation that is inseparable from the literary and cultural relations that, throughout the 16th century, connected Iberia and Italy. Starting from texts by Gil Vicente, Sá de Miranda and Camões, we will focus our attention on a particular case – that of Jorge Ferreira de Vasconcelos. We will see how Aulegrafia, one of his comedies, overcomes classic models and typical plots to value, as action, the open and challenging practice of dialogue.

 

 

 

 

Artefactos, matérias e espacialidades   (6 ECTS OP)

Docente: Sofia Frade

 

 

Performance e Retórica (Poder e Contra-poderes)

Este seminário pretende oferecer aos alunos a possibilidade de explorar problemas da performance contemporâneos numa perspetiva diacrónica e multi-teórica (focando sobretudo a teoria da recepção, o feminismo interseccional e o pós-colonialismo). Partindo da discussão do papel da tragédia no contexto da democracia ateniense do século V a.C., abordaremos a interação entre modelos políticos e dinâmicas sociais e o desenvolvimento da retórica e da performance como formas de construção da polis. Num segundo momento, explorando as teorias da recepção e da performance, discutiremos o papel da democracia/teatro ateniense como 'modelo' político e cultural, problematizando os processos de recepção da antiguidade associados a construções historicamente situadas (mas cientificamente questionáveis) da identidade ocidental. Por fim, explorando a teoria de género e o feminismo interseccional, veremos o papel dos modelos clássicos na sustentação e contestação dos debates mais marcantes da cultura e performance contemporâneas. 

 

Performance and Rhetoric (Power and contra-powers) 

This seminar aims to offer students the possibility of exploring contemporary problems from a diachronic and multi-theoretical perspective (with a focus on reception studies, intersectional feminism and post-colonialism). Starting from the discussion on the role of tragedy in the context of the 5th-century BCE Athenian democracy, we will approach the interaction between political models and social dynamics and the development of rhetoric and performance as forms of construction of the polis. In a second moment, exploring reception and performance theories, we will discuss the role of Athenian democracy/ theatre as a political and cultural 'model', problematising the processes of reception of antiquity associated with historically situated (but scientifically questionable) constructions of Western identity. Finally, exploring gender theory and intersectional feminism, we will see the role of classical models in upholding and challenging the most striking debates in contemporary culture and performances. 

 

 

 

Análise do espetáculo (12 ECTS OP)

Docente: Joana Matos Frias

 

A quinta parede

O conceito de “quinta parede” resulta de uma articulação entre a ideia teatral diderotiana da “quarta parede” e o título português de uma conhecida série televisiva norte-americana de ficção científica produzida nos anos 50 do século XX, a quinta dimensão. Procuraremos assim pensar no teatro fora do teatro, conjugando uma sugestão ainda arquitectónica apontando para possibilidades subjacentes à integração do tecto ou do chão no espaço cénico com a dilatação desse mesmo espaço accionada por outras instâncias, isto é, por lugares artísticos com diferentes condicionamentos dimensionais. Pretende-se problematizar a natureza mais ou menos artificial das fronteiras entre modos discursivos e géneros textuais, de um ponto de vista histórico e teórico, de modo a expor algumas formas de inscrição do drama em textos não-dramáticos, e/ou do teatro na literatura e no cinema, a fim de desenvolver leituras em torno de obras de artistas como Goethe, Oscar Wilde, Machado de Assis, Kafka, Louis Aragon, Mário Cesariny, Herberto Helder, António Franco Alexandre, Maria Velho da Costa ou John Cassavetes.

 

The fifth wall

The concept of “fifth wall” is the result of a meeting between the Diderotian theatrical idea of the fourth wall and the Portuguese title of a well-known American science fiction television series produced in the 1950s, The Twilight Zone(“quinta dimensão”). We will try to discuss theatre-outside-theatre, combining a suggestion that is still architectonic – pointing to possibilities underlying the integration of the ceiling or floor into the scenic space – with the dilation of that same space triggered by other instances, that is, by artistic places with different dimensional constraints. The aim will be to question the more or less artificial nature of the boundaries between discursive modes and textual genres, from a historical and theoretical point of view, in order to highlight some forms of inscription of drama in non-dramatic texts and/or theatre in literature and cinema, leading us through readings of works by artists such as Goethe, Oscar Wilde, Machado de Assis, Kafka, Louis Aragon, Mário Cesariny, Herberto Helder, António Franco Alexandre, Maria Velho da Costa or John Cassavetes.

 

 

 

Teatro e imagem (6 ECTS OP)

Docente: Chiara Nifosi

 

(Un)Becoming Women

(Seminar held in English)

In his well-known poem “Lesbos”, Charles Baudelaire describes a poetic “I” waiting for the sea to return the corpse “[d]e la mâle Sapho, l’amante et le poète”. These words, which attribute transversal gendered traits to Sappho, condense a century-long male fantasy about the Greek poetess and the same-sex pleasures traditionally associated with her disciples. However, at the beginning of the 20th century, Sapphism reverberates in a striking number of works by female authors. In a rapidly changing publishing landscape, women writers willingly reshape lesbian literature, thus centering Sapphic erotic desire for the elaboration of nonconforming narratives on gender and sexuality. 

Moving from the formation of the Sapphic circles animating Paris during the Belle Époque to the relevance of queer identities for third wave and intersectional feminisms, this course will tackle lesbian literature from three different angles. As a porous aesthetic phenomenon, the genre raises a series of methodological questions concerning ethos, performativity, and reception in literary works. From a linguistic perspective, the progressive multiplication of lesbian identifications participates into larger debates on referentiality and encourages further assessment of the degree to which language actually stands for the object it describes. Through its philosophical component, the course explores the disruptive potential of lesbianism as a threat to what Hélène Cixous defined as “la grande poigne parentale-conjugale-phallogocentrique” (1975) that rules over gender roles, and examines its features as a form of intersubjective construction of identity. The syllabus includes literary works by Renée Vivien, Natalie Barney, Colette, Violette Leduc, and Anne F. Garréta, as well as foundational theoretical excerpts by Simone de Beauvoir, Monique Wittig, Luce Irigaray, and Virginie Despentes. 

 

(Un)Becoming Women

(Seminário lecionado em inglês)

No seu conhecido poema “Lesbos”, Charles Baudelaire descreve um “eu” poético à espera que o mar devolva o cadáver “[d]e la mâle Sapho, l’amante et le poète”. Estas palavras, que atribuem traços transversais de género a Safo, condensam uma fantasia masculina de um século sobre a poetisa grega e os prazeres do mesmo sexo tradicionalmente associados aos seus discípulos. Porém, no início do século XX, o Safismo reverbera num número impressionante de obras de autoras femininas. Num cenário editorial em rápida mudança, as escritoras remodelam voluntariamente a literatura lésbica, centrando assim o desejo erótico sáfico na elaboração de narrativas não conformes sobre género e sexualidade.

Passando da formação dos círculos sáficos que animaram Paris durante a Belle Époque até à relevância das identidades queer para a terceira vaga feminista e os feminismos interseccionais, este curso abordará a literatura lésbica de três ângulos diferentes. Como fenómeno estético poroso, o género levanta uma série de questões metodológicas relativas ao ethos, à performatividade e à recepção nas obras literárias. De uma perspetiva linguística, a multiplicação progressiva de identificações lésbicas ocupa debates mais amplos sobre a referencialidade e encoraja uma avaliação mais aprofundada até que ponto a linguagem representa o objeto que descreve. Através da sua componente filosófica, o curso explora o potencial disruptivo do lesbianismo como uma ameaça ao que Hélène Cixous definiu como “la grande poigne parentale-conjugale-phalogocentrique” (1975) que rege os papéis de género e examina as suas características como uma forma de construção da identidade intersubjetiva. O programa inclui obras literárias de Renée Vivien, Natalie Barney, Colette, Violette Leduc e Anne F. Garréta, bem como trechos teóricos fundamentais de Simone de Beauvoir, Monique Wittig, Luce Irigaray e Virginie Despentes.

 

 

 

Seminário de investigação (6 ECTS ET)

Docente: Catarina Firmo e José Maria Vieira Mendes

 

Este seminário é um espaço para o planeamento e desenvolvimento inicial da investigação com vista à execução do trabalho final, culminando com uma apresentação escrita do projeto de pesquisa. Partindo das duas possibilidades de trabalhos finais possíveis – dissertação e relatório de projeto – as alunas e alunos serão convidados a trabalhar e questionar as suas propostas, a testar métodos de investigação e a familiarizar-se com bibliografia, trabalho de pesquisa, cronogramas, discussão e formulação de pensamento.  

  

This seminar gives context for the initial planning and development of research, envisioning the elaboration of the final work, culminating in a written presentation of the research project. Departing from the two options of the final work - a 'dissertation' or a 'project' - students will be invited to work on and question their proposals, to test research methods and to familiarise themselves with specialised bibliography, research work, timelines, discussion and formulation of thought.  

 

 

 

 

 

Semestre 2

 

 

Teoria das artes performativas (12 ECTS AP)

Docente: Gustavo Vicente

 

O Eco em Performance: correspondências críticas entre a prática artística e o ambiente

Partindo da leitura de textos situados nas áreas da Ecocrítica e da Estética Ambiental (e.g. Guattari, Bourriaud, Morton), bem como de outros autores de alcance mais interdisciplinar (e.g. Haraway, Latour, Ingold, Viveiros de Castro) ou mesmo mais periféricos aos saberes ditos académicos (e.g. Krenak), começaremos por problematizar a relação, sempre complexa, entre a ecologia e a arte. Em particular, as questões que emergem da tensão assente nos binários Terra/Mundo e Natureza/Cultura. A estas referências juntaremos algumas obras seminais do campo aberto pelo cruzamento entre os Estudos de Teatro e Performance e as Ciências do Ambiente (e.g. Chauduri, Angelaki, Woynarsky), tomando as práticas artísticas como espaços de inquirição sobre a relação do humano com o não-humano à luz das suas correspondências materiais, filosóficas, culturais e/ou políticas. Por fim, com base na análise de alguns trabalhos - de artistas como Baz Kershaw, Vera Mantero, Uriel Orlow, entre outros/as -, abriremos o diálogo para a conversa em torno das possibilidades de actuação do fazer artístico, acrescentando à pergunta sobre “o que pode a arte fazer?” o seu devido ricochete: que novos mundos podem ser imaginados a partir da exploração simbiótica entre performance e ecologia?

 

 

The Eco in Performance: critical correspondences between artistic practices ecological thought

Based on a reading of texts located in the areas of Ecocriticism and Environmental Aesthetics (e.g., Guattari, Bourriaud, Morton), as well as other authors with a more interdisciplinary scope (e.g., Haraway, Latour, Ingold, Viveiros de Castro) or even more peripheral to so-called academic knowledge (e.g., Krenak), we will begin by problematising the always complex relationship between ecology and art. In particular, the questions that emerge from the tension between the binaries Earth/World and Nature/Culture. To these references, we will add some seminal works from the field opened up by the crossroads between Theatre and Performance Studies and Environmental Sciences (e.g., Chauduri, Angelaki, Woynarsky), taking artistic practices as spaces for inquiry into the relationship between the human and the non-human in the light of their material, philosophical, cultural and/or political correspondences. Finally, based on the analysis of some works - by artists such as Baz Kershaw, Vera Mantero, Uriel Orlow, among others - we will open up the dialogue for a conversation around the possibilities of artistic performance, adding to the question of "what can art do?" its proper ricochet: what new worlds can be imagined from the symbiotic exploration between performance and ecology?

            

 

 

História do teatro e do espetáculo (12 ECTS HTE)

Docente: Mick Greer

 

 

Shakespeare in Performance: Holding a Mirror up to Nature?

( Seminar held in English)

How has performing Shakespeare changed over the centuries? How have directors, actors and designers approached these texts? To what extent does every generation see Shakespeare mirroring what is happening in its society? One of our major aims will be to see how productions of Shakespeare have sought, down the years, to make him their “contemporary”. Besides considering how particular periods have staged his works, we will hear actors sharing their particular experience of Shakespeare’s language and characters. The seminar will be based on discussion, screenings and readings, as well as

practical tasks. During the seminar, we will study examples from Shakespeare’s histories (e.g. Richard III), tragedies (e.g. Othello), comedies (e.g. Twelfth Night) and the late romances (e.g. The Tempest) and look at both traditional and more innovative productions by various theatre companies. 

 

 

 

Shakespeare em Performance: Segurando um Espelho para a Natureza?

(Seminário lecionado em inglês)

Como é que as obras de Shakespeare têm vindo a ser postas em palco ao longo dos séculos? Como é que encenadores, atores e cenógrafos têm abordado estes textos? Até que ponto cada geração vê em Shakespeare um espelho do que está a acontecer na sua sociedade? Um dos nossos principais objetivos será analisar como as produções de Shakespeare têm procurado torná-lo seu “contemporâneo”. Além de considerarmos o modo como períodos específicos encenaram as obras, ouviremos atores que partilham as suas experiências com a linguagem e os personagens de Shakespeare. O seminário será baseado em debates, espetáculos e leituras, bem como atividades práticas. Durante o seminário, estudaremos exemplos das histórias de Shakespeare (por ex. Ricardo III), tragédias (p. ex. Otelo), comédias (p. ex. Noite de Reis) e romances tardios (p. ex. A Tempestade) e analisaremos produções ou mais tradicionais ou mais inovadoras de várias companhias de teatro.

 

 

Políticas culturais (6 ECTS OP)

Docente: Diana Damian-Martin

 

Performance Vibes: cross-border political grammars 

Intensive Seminar. Every day, from 19th-30th of May. 

( Seminar held in English)

This seminar will turn to grammars of the political in and through performance, by means of exploring the conceptual, methodological and artistic resonance of 'vibes'. We will explore articulations of the political in the work of post-Marxists, abolitionist, anarchist and decolonial thinkers, from Hannah Arendt to Ruth Wilson Gilmore, Stuart Hall to Madina Tlostanova, Jasbir K Puar to Ida Danewid, and encounter performances - artistic and otherwise- that shape different solidarities and refusals in the intersecting ecologies of the present moment. 

 

Performance Vibes: cross-border political grammars 

Seminário intensivo. Todos os dias, de 19 a 30 de maio. (Horário a definir)

(Seminário lecionado em inglês)

Este seminário abordará gramáticas do político na e através da performance, explorando a ressonância conceptual, metodológica e artística das 'vibrações'. Exploraremos as articulações do político no trabalho de pensadores pós-marxistas, abolicionistas, anarquistas e decoloniais, de Hannah Arendt a Ruth Wilson Gilmore, de Stuart Hall a Madina Tlostanova, de Jasbir K Puar a Ida Danewid, e encontraremos performances - artísticas e outras - que moldam diferentes solidariedades e recusas nas ecologias que se cruzam na prática da instalação contemporânea.

 

 

            

Seminário de orientação (6 ECTS ET)

Docente: José Maria Vieira Mendes

 

Este seminário proporciona um espaço para a discussão dos trabalhos de investigação e redação em curso, aproveitando as contribuições de quem nele participa. Culminará com uma apresentação pública de cada um dos trabalhos no final do semestre para a qual serão convidados os docentes e estudantes do Programa, investigadores da área e especialistas nos assuntos abordados. O objetivo final do seminário é a produção e apresentação, por parte dos participantes, do projeto da sua dissertação ou relatório de projeto.

 

This seminar will provide a space for discussion of ongoing research and writing work, drawing on the contributions of those participating in it. The seminar will culminate with a public presentation of each of the papers at the end of the semester to which faculty members and students of the Programme, researchers in the field and specialists in the issues addressed will be invited. The final objective of the seminar is the production, by the participants, of a detailed summary of their argument or part of a chapter of their future thesis or projects.

 

 

 

Doutoramento

 

 

 

 

Semestre 1 

 

 

Metodologias de investigação em teatro e artes performativas (12 ECTS MET)

Docente: José Maria Vieira Mendes

 

Vida de artista

O Seminário visa introduzir os estudantes de doutoramento à investigação em Estudos de Teatro e de Performance, refletindo sobre a área de estudos e familiarizando-os com a investigação contemporânea e suas interseccionalidades através da prática da escrita, observação, leitura e pensamento. Para o efeito abordaremos o tópico “vida de artista” em que analisaremos uma mitologia científica e ficcional, na primeira e terceira pessoas gramaticais, associada à representação da espécie “artista” e aos seus modos de vida. Entre a autonomia diferenciada do ser que habita a “torre de marfim” e a visão contemporânea de quem habita a precariedade, encontraremos, em textos de Bojana Kunst ou Alexandre Melo, documentários (“What do Artists Do All Day”), espetáculos, filmes e literatura, material para reflexões e perguntas. Será pedido às alunas e alunos pequenos textos de diferentes formatos de modo a introduzir a prática da escrita e a familiarizá-las/os com as exigências de um trabalho de Doutoramento.

 

The Life of the Artist

The Seminar aims to introduce PhD students to research in Theater and Performance Studies, reflecting on the area of ​​study and familiarizing them with contemporary research and its intersectionalities through the practice of writing, observation, reading and thinking. To this end, we will address the topic “the artist’s life” in which we will analyze a scientific and fictional mythology, in the first and third grammatical persons, associated with the representation of the “artist” species and their ways of life. Between the differentiated autonomy of the being who inhabits the “ivory tower” and the contemporary vision of those who inhabit precarious conditions, we will find, in texts by Bojana Kunst or Alexandre Melo, documentaries (“What do Artists Do All Day”), performances, films and literature, material for reflections and questions. Students will be asked to write short texts in different formats in order to introduce the practice of writing and familiarize them with the demands of a PhD degree project.

 

 

 

 

Teorias do teatro e da performance (12 ECTS TEO)

Docente: Joana Matos Frias

 

A quinta parede

O conceito de “quinta parede” resulta de uma articulação entre a ideia teatral diderotiana da “quarta parede” e o título português de uma conhecida série televisiva norte-americana de ficção científica produzida nos anos 50 do século XX, a quinta dimensão. Procuraremos assim pensar no teatro fora do teatro, conjugando uma sugestão ainda arquitectónica apontando para possibilidades subjacentes à integração do tecto ou do chão no espaço cénico com a dilatação desse mesmo espaço accionada por outras instâncias, isto é, por lugares artísticos com diferentes condicionamentos dimensionais. Pretende-se problematizar a natureza mais ou menos artificial das fronteiras entre modos discursivos e géneros textuais, de um ponto de vista histórico e teórico, de modo a expor algumas formas de inscrição do drama em textos não-dramáticos, e/ou do teatro na literatura e no cinema, a fim de desenvolver leituras em torno de obras de artistas como Goethe, Oscar Wilde, Machado de Assis, Kafka, Louis Aragon, Mário Cesariny, Herberto Helder, António Franco Alexandre, Maria Velho da Costa ou John Cassavetes.

 

 

The fifth wall

The concept of “fifth wall” is the result of a meeting between the Diderotian theatrical idea of the fourth wall and the Portuguese title of a well-known American science fiction television series produced in the 1950s, The Twilight Zone(“quinta dimensão”). We will try to discuss theatre-outside-theatre, combining a suggestion that is still architectonic – pointing to possibilities underlying the integration of the ceiling or floor into the scenic space – with the dilation of that same space triggered by other instances, that is, by artistic places with different dimensional constraints. The aim will be to question the more or less artificial nature of the boundaries between discursive modes and textual genres, from a historical and theoretical point of view, in order to highlight some forms of inscription of drama in non-dramatic texts and/or theatre in literature and cinema, leading us through readings of works by artists such as Goethe, Oscar Wilde, Machado de Assis, Kafka, Louis Aragon, Mário Cesariny, Herberto Helder, António Franco Alexandre, Maria Velho da Costa or John Cassavetes.

 

 

 

Workshop II (12 ECTS AP)

Docente: Chiara Nifosi

 

(Un)Becoming Women

In his well-known poem “Lesbos”, Charles Baudelaire describes a poetic “I” waiting for the sea to return the corpse “[d]e la mâle Sapho, l’amante et le poète”. These words, which attribute transversal gendered traits to Sappho, condense a century-long male fantasy about the Greek poetess and the same-sex pleasures traditionally associated with her disciples. However, at the beginning of the 20th century, Sapphism reverberates in a striking number of works by female authors. In a rapidly changing publishing landscape, women writers willingly reshape lesbian literature, thus centering Sapphic erotic desire for the elaboration of nonconforming narratives on gender and sexuality. 

Moving from the formation of the Sapphic circles animating Paris during the Belle Époque to the relevance of queer identities for third wave and intersectional feminisms, this course will tackle lesbian literature from three different angles. As a porous aesthetic phenomenon, the genre raises a series of methodological questions concerning ethos, performativity, and reception in literary works. From a linguistic perspective, the progressive multiplication of lesbian identifications participates into larger debates on referentiality and encourages further assessment of the degree to which language actually stands for the object it describes. Through its philosophical component, the course explores the disruptive potential of lesbianism as a threat to what Hélène Cixous defined as “la grande poigne parentale-conjugale-phallogocentrique” (1975) that rules over gender roles, and examines its features as a form of intersubjective construction of identity. The syllabus includes literary works by Renée Vivien, Natalie Barney, Colette, Violette Leduc, and Anne F. Garréta, as well as foundational theoretical excerpts by Simone de Beauvoir, Monique Wittig, Luce Irigaray, and Virginie Despentes. 

 

 

 

Escritas de cena  (6 OP)

Docente: Isabel Almeida

 

Teatro: palavra e tempo

Do teatro quinhentista feito em Portugal, pouco sabemos; dos textos que fixaram uma memória desse teatro ou que para a tradição dramática contribuíram, existem testemunhos, manuscritos e impressos. Explorar este corpus oferece a possibilidade de compreender um processo de transformação indissociável das relações literárias e culturais que, ao longo do século XVI, foram aproximando a península ibérica e a Itália. A partir da leitura de textos de Gil Vicente, Sá de Miranda e Camões, centraremos a atenção num caso singular – o de Jorge Ferreira de Vasconcelos. De modo especial, veremos como Aulegrafia, uma das suas comédias, supera modelos clássicos e típicos enredos para valorizar, como acção, a prática – desafiante, aberta – do diálogo.

 

 

Theatre: words and time

We know little about 16th century theatre made in Portugal; however, there are texts that establish a memory of this theatre or that have contributed to the dramatic tradition, both in manuscript and in print. Exploring this corpus offers us the opportunity of understanding a transformation that is inseparable from the literary and cultural relations that, throughout the 16th century, connected Iberia and Italy. Starting from texts by Gil Vicente, Sá de Miranda and Camões, we will focus our attention on a particular case – that of Jorge Ferreira de Vasconcelos. We will see how Aulegrafia, one of his comedies, overcomes classic models and typical plots to value, as action, the open and challenging practice of dialogue.

 

 

 

Seminário de Orientação I (30 ECTS ET)

Docentes: Catarina Firmo e José Maria Vieira Mendes

 

Este seminário será organizado a partir da discussão de exposições orais dos participantes. As exposições ocupar-se-ão, de uma forma preliminar, dos assuntos que os participantes se proponham desenvolver nas suas dissertações e visarão o aprofundamento, alteração e problematização dos tópicos e questões expostos. O objectivo final do seminário é a produção, por parte dos participantes, de um resumo das suas futuras dissertações ou trabalhos finais.

 

This seminar will be organised based on the discussion of oral presentations by the participants. The presentations will deal, in a preliminary way, with the subjects that the participants intend to develop in their dissertations and will aim at deepening, changing and problematizing the topics and issues presented. The final objective of the seminar is the production by the participants of a summary of their future dissertations or final papers.

 

 

 

Semestre 2

 

 

Workshop I (12 ECTS AP)

Docente: Pedro Lapa

 

A Imagem Projetada

O seminário é dedicado à imagem projetada. Tem como objetivo compreender o filme como arte e as suas implicações na emergência do sistema da arte em geral. Os tópicos principais do programa versam: as primeiras experiências de Warhol; o cinema expandido; os filmes Fluxus; a interrogação do medium pelo filme estrutural; as relações entre observador, técnica e objeto com o filme pós-minimalista; a emergência do vídeo como circuito fechado e interrogação da presença; as vídeo-instalações na transição do milénio e a reorganização da narrativa, trauma, documentário e arquivo, bem como o lugar da imagem projetada no contexto agregativo da prática atual da instalação. 

 

 

Projected Image

The seminar is dedicated to the projected image. It aims to understand film as art and its implications for the emergence of the art system in general. The main topics of the program are Warhol's early experiments; expanded cinema; Fluxus films; the interrogation of the medium by structural film; the relationship between observer, technique, and object with post-minimalist film; the emergence of video as a closed circuit and interrogation of presence; video installations at the turn of the millennium and the reorganization of narrative, trauma, documentary and archive, as well as the place of the projected image in the aggregative context of current installation practice.

 

 

 

Seminário de doutoramento (12 ECTS ET)

Docente: Diana Damian-Martin

 

Performance Vibes: cross-border political grammars 

Intensive Seminar. Every day, from 19th-30th of May. 

(Seminar held in English)

This seminar will turn to grammars of the political in and through performance, by means of exploring the conceptual, methodological and artistic resonance of 'vibes'. We will explore articulations of the political in the work of post-Marxists, abolitionist, anarchist and decolonial thinkers, from Hannah Arendt to Ruth Wilson Gilmore, Stuart Hall to Madina Tlostanova, Jasbir K Puar to Ida Danewid, and encounter performances - artistic and otherwise- that shape different solidarities and refusals in the intersecting ecologies of the present moment. 

 

Performance Vibes: cross-border political grammars 

Seminário intensivo. Todos os dias de 19-30 de maio (horário a definir).

(Seminário lecionado em inglês)

Este seminário abordará gramáticas do político na e através da performance, explorando a ressonância conceptual, metodológica e artística das 'vibrações'. Exploraremos as articulações do político no trabalho de pensadores pós-marxistas, abolicionistas, anarquistas e decoloniais, de Hannah Arendt a Ruth Wilson Gilmore, de Stuart Hall a Madina Tlostanova, de Jasbir K Puar a Ida Danewid, e encontraremos performances - artísticas e outras - que moldam diferentes solidariedades e recusas nas ecologias que se cruzam na prática da instalação contemporânea.

 

 

 

Questões sociopolíticas das Artes performativas (12 ECTS OP)

Docente: Gustavo Vicente

 

O Eco em Performance: correspondências críticas entre a prática artística e o pensamento ecológico

Partindo da leitura de textos situados nas áreas da Ecocrítica e da Estética Ambiental (e.g. Guattari, Bourriaud, Morton), bem como de outros autores de alcance mais interdisciplinar (e.g. Haraway, Latour, Ingold, Viveiros de Castro) ou mesmo mais periféricos aos saberes ditos académicos (e.g. Krenak), começaremos por problematizar a relação, sempre complexa, entre a ecologia e a arte. Em particular, as questões que emergem da tensão assente nos binários Terra/Mundo e Natureza/Cultura. A estas referências juntaremos algumas obras seminais do campo aberto pelo cruzamento entre os Estudos de Teatro e Performance e as Ciências do Ambiente (e.g. Chauduri, Angelaki, Woynarsky), tomando as práticas artísticas como espaços de inquirição sobre a relação do humano com o não-humano à luz das suas correspondências materiais, filosóficas, culturais e/ou políticas. Por fim, com base na análise de alguns trabalhos - de artistas como Baz Kershaw, Vera Mantero, Uriel Orlow, entre outros/as -, abriremos o diálogo para a conversa em torno das possibilidades de actuação do fazer artístico, acrescentando à pergunta sobre “o que pode a arte fazer?” o seu devido ricochete: que novos mundos podem ser imaginados a partir da exploração simbiótica entre performance e ecologia?

 

 

The Eco in Performance: critical correspondences between artistic practices ecological thought

Based on a reading of texts located in the areas of Ecocriticism and Environmental Aesthetics (e.g., Guattari, Bourriaud, Morton), as well as other authors with a more interdisciplinary scope (e.g., Haraway, Latour, Ingold, Viveiros de Castro) or even more peripheral to so-called academic knowledge (e.g., Krenak), we will begin by problematising the always complex relationship between ecology and art. In particular, the questions that emerge from the tension between the binaries Earth/World and Nature/Culture. To these references, we will add some seminal works from the field opened up by the crossroads between Theatre and Performance Studies and Environmental Sciences (e.g., Chauduri, Angelaki, Woynarsky), taking artistic practices as spaces for inquiry into the relationship between the human and the non-human in the light of their material, philosophical, cultural and/or political correspondences. Finally, based on the analysis of some works - by artists such as Baz Kershaw, Vera Mantero, Uriel Orlow, among others - we will open up the dialogue for a conversation around the possibilities of artistic performance, adding to the question of "what can art do?" its proper ricochet: what new worlds can be imagined from the symbiotic exploration between performance and ecology?

            

 

 

Seminário de orientação II (24 ECTS ET)

Docente: J.M. Vieira Mendes e convidadxs

 

Este seminário proporciona um espaço para a discussão dos trabalhos de investigação e redação em curso, aproveitando as contribuições de quem nele participa. Culminará com uma apresentação pública de cada um dos trabalhos no final do semestre para a qual serão convidados os docentes e estudantes do Programa, investigadores da área e especialistas nos assuntos abordados. O objetivo final do seminário é a produção e apresentação, por parte dos participantes, do projeto da sua tese.

 

This seminar will provide a space for discussion of ongoing research and writing work, drawing on the contributions of those participating in it. The seminar will culminate with a public presentation of each of the papers at the end of the semester to which faculty members and students of the Programme, researchers in the field and specialists in the issues addressed will be invited. The final objective of the seminar is the production, by the participants, of a detailed summary of their argument of their future thesis.

 

 

 

 

MESTRADO E DOUTORAMENTO EM ESTUDOS DE TEATRO

PET2

Informações sobre os cursos:
Candidaturas (online, abertas em permanência)*:

*As candidaturas ao Programa estão abertas todo o ano; são apresentadas online e acompanhadas de um curriculum actualizado e uma carta de motivação. É exigido o conhecimento do inglês falado e escrito. O prazo de candidatura para admissão no ano lectivo seguinte é 31 de Março.  As ofertas de admissão, para mestrado e doutoramento, são feitas até 30 de Abril.

Applications are open all year round.  They should be submitted online, and must include an updated resumé and a statement of purpose.  Application deadline for Autumn admission is March 31st.  Admission offers, to both MA and PhD applicants, are made by April 15th. 

 

Informações sobre oferta letiva para Mestrado e Doutoramento 2023/2024 pode ser consultada em Seminários.

 

 

CALENDÁRIO DO ANO LETIVO 2023/2024

2023

Inscrições (online): 8 e 9 de Setembro
Início das aulas S1: 11 de Setembro
Fim das aulas, S1: 16 de Dezembro

2024

Início das aulas S2: 22 de Janeiro
Prazo de candidaturas, 2024/25: 31 de Março
Férias da Páscoa: 25 a 31 de Março
Fim das aulas S2: 4 de Maio
 
 Calendário completo aqui.
 

Contacto:

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Docentes

 Docentes 2023 / 2024
 
 
Alberto Arruda
albertoarruda[at]letras.ulisboa.pt
 
Professor Auxiliar, estudou na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (L, 2007; M, 2009; D, 2016) sendo também membro do seu Departamento de Estudos Germanísticos. Fez parte do seminário Virtue, Happiness and the Meaning of Life na Universidade de Chicago (2017). Os seus interesses incluem poesia, Wittgenstein, filosofia da arte, filosofia política e filosofia da mente.
 
 
Bojana Cvejić 
 
Doutorou-se em filosofia no Centre for Research in Modern European Philosophy, Londres e fez mestrado e licenciatura em musicologia e estética na Faculdade de Música da Faculdade de Artes de Belgrado. É autora, com Ana Vujanović, de Public Sphere by Performance (b-books 2015) e Toward a Transindividual Self: A Study in Social Dramaturgy ( Archive Books, 2023). Participou em numerosas obras de ópera, dança, vídeo-dança e teatro na Europa como codiretora, dramaturga ou intérprete, colaborando com e.o. Jan Ritsema, Xavier Le Roy, Eszter Salamon, Martin Ingvartsen, C. De Smedt. Leciona na P.A.R.T.S. em Bruxelas e é, desde 2017, professora de Teoria da Dança na Academia Nacional de Artes de Oslo.
 
 
 
Catarina Firmo
catarinafirmo[at]gmail.com
 
Docente e investigadora integrada no Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras - Universidade de Lisboa (CET-FL.UL). Desenvolve desde 2014 um projeto de investigação dedicado ao estudo de marionetas contemporâneas acolhido pelo CET-FL.UL e pelo CRILUS-Université Paris Nanterre, com o título «Metamorfose e desmesura. Fronteiras e hibridismos no Teatro de Formas Animadas», financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia com uma bolsa de pós-doutoramento. Doutorada em Estudos de Teatro, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e em Estudos Portugueses, pela Université Paris 8. Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Lisboa desde 2016. Foi docente na Université Paris 8 entre 2009 e 2016. Coordenou o volume Marionetas e formas animadas. Teorias e Práticas (2019) com Miguel Falcão.
 
 
 
Cláudia J. Fischer
c.fischer[at]netcabo.pt
 
Professora Auxiliar na FLUL, estudou na Universidade de Nova de Lisboa (L, 1984; M, 1990) e na Universidade de Lisboa (D, 2007), sendo também membro do Departamento de Estudos Germanísticos. Os seus interesses incluem Romantismo Alemão, Estética, Estudos Interartes, Schiller, Kleist.  É autora de  Sobre Graça e Graciosidade (2015) e co-editora de  Argumentos para Filmes (2011).  Traduziu Mann, Brecht, Rilke, Kleist, Wackenroder, Hoffmann, Benjamin e Fassbinder. Coordena a linha de investigação sobre Literatura e Música no Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa. 
 
 
 
José Camões
jcamoes]at]letras.ulisboa.pt
 
Doutorado em Estudos de Teatro pela Universidade de Lisboa, é membro do Centro de Estudos de Teatro da FLUL, onde desenvolve trabalho sobre a História doTeatro em Portugal e a edição de teatro clássico português, assegurando a coordenação científica de vários projectos, que inclui a edição digital integral do corpus do teatro de autores portugueses dos séculos XVI-XVIII. Os seus interesses incluem as Humanidades Digitais e a Crítica Textual.
 
 
 
José Pedro Serra
j.p.serra[at]fl.ul.pt
 
Professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Licenciou-se em Filosofia em 1980, na Faculdade de Letras de Lisboa. No mesmo ano terminou o 5º ano do Curso de Teologia na Universidade Católica Portuguesa. Em 1989, obteve o grau de Mestre em Literatura Grega na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, defendendo a tese Dioniso. Aspetos do dionisismo na literatura grega. Em 1999, tendo defendido a tese Pensar o trágico – categorias da tragédia grega, obteve o grau de Doutor em Cultura Clássica na mesma Universidade. É membro docente do Departamento de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras de Lisboa, onde tem lecionado disciplinas na área do Grego, da Literatura Grega, do Teatro Antigo e da Cultura Clássica. Integra o Centro de Estudos Clássicos, onde coordena a linha de investigação sobre literatura e cultura gregas. Autor de conferências e artigos no âmbito da Filosofia, da Literatura e da Cultura Clássica, publicou Pensar o Trágico, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2006 (Prémio PEN na modalidade de Ensaio).
 
 
 
 
José Maria Vieira Mendes
joseantunes[at]campus.ul.pt
 
Professor auxiliar, estudou na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (L, 1999, D, 2016). É também membro do Departamento de Estudos Germanísticos e diretor do Programa em Estudos de Teatro. Os seus interesses incluem artes performativas, arte contemporânea, estudos de teatro, estudo de culturas e estudos feministas, entre outros. Publicou o livro Uma coisa não é outra coisa (2016 e 2022) e vários livros de peças e ficção. Ensinou anteriormente na Universidade Nova de Lisboa e na Escola Superior de Tetro e Cinema. É membro da direção artística do Teatro Praga.
 
 
 
Maria Sequeira Mendes
mariafmendes[at]campus.ul.pt
 
 Professora Auxiliar na FLUL, estudou na Universidade Católica de Lisboa (L, 2000) e na Universidade de Lisboa (M, 2005; D, 2012).   É também membro do Departamento de Estudos Anglísticos.   Entre 2005 e 2017 ensinou na Escola Superior de Teatro e Cinema, do Instituto Politécnico de Lisboa.  Foi Beaufort Visiting Scholar em St John’s College, na Universidade de Cambridge.  Os seus interesses incluem crítica literária, direito e literatura, Shakespeare  e teatro.   É autora de The Ordeals of Interpretation (2020) e está a escrever um segundo livro sobre lisonja e Shakespeare.
 
 
 
 
Paula Caspão
pcaspao[at]edu.ulisboa.pt
 
Paula Caspão vive e trabalha entre Lisboa e Paris, entre a investigação teórica e a investigação artística, nos campos expandidos da dança, da edição, do cinema experimental e do arquivo. É investigadora e docente no Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa e investigadora associada no Centro de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa. Doutorou-se em filosofia (epistemologia e estética) na Universidade de Paris Ouest Nanterre, com uma tese sobre o sensorium da coreografia contemporânea (2010); foi visiting scholarno departamento de Performance Studies da Tisch School of the Arts, New York University (2018). Desde 2005 tem apresentado trabalho artístico e teórico em várias instituições através da Europa, nos EUA e na Austrália, afirmando o entrelace de práticas coreográficas com práticas discursivas e testando formatos de investigação singulares. É autora de Relations On Paper (2013), editora de The Page As a Dancing Site (2014) e Pièces Assemblées (2017). Atualmente prepara uma antologia com o título Expanded Practices All Over: reading-writing-dancing in [mis]performance.
 
 
 
Paula Magalhães
paula.magalhaes[at]campus.ul.pt
 
Doutorada e mestre em Estudos de Teatro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e investigadora do Centro de Estudos de Teatro. Deu aulas na Escola Superior de Tecnologia e Artes de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa e Escola Profissional de Setúbal. Jornalista de formação, trabalhou durante mais de 20 anos em rádio (Radar, Voz de Almada e Sul e Sueste). É membro da ArteViva – Companhia de Teatro do Barreiro, onde, há cerca de 30 anos, desenvolve atividade como atriz, formadora e encenadora. Publicou, mais recentemente Teatro da Trindade 150 Anos – O Palco da Diversidade (Guerra e Paz, 2017); e Sousa Bastos (INCM, 2018).
 
 
 
Rui Pina Coelho
ruicoelho[at]campus.ul.pt
 
Rui Pina Coelho (Évora, 1975) é Professor Auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, desde 2017. Dirige o Centro de Estudos de Teatro da FLUL. Integra o Conselho Redactorial da Sinais de Cena – Revista de estudos de teatro e artes performativas, desde 2004, dirigindo esta publicação entre 2015 e 2022. Publicou Karl Marx raconté à mes enfants et rappelé au peuple (Les Solitaires Intempestifs, 2022), Tudo é um nada novo: textos para espectáculos na era da economia da atenção (Douda Correria, 2021), Este título não que é muito longo: textos para teatro (2011-2018) (Companhia das Ilhas, 2020); António Pedro (Colecção Biografias do Teatro Português (IN-CM, 2017); A hora do crime: A violência na dramaturgia britânica do pós-Segunda Guerra Mundial (1951-1967) (Peter Lang, 2016); Casa da Comédia (1946-1975): Um palco para uma ideia de teatro (IN-CM, 2009), entre outros títulos. Coordena o volume Teatro Contemporâneo Português: Experimentalismo, Política e Utopia [título provisório] (TNDMII/Bicho do Mato, 2017). Como autor e dramaturgista, colabora regularmente com o TEP – Teatro Experimental do Porto.
 
 
 
 
 

O Programa

O Programa de pós-graduação em Estudos de Teatro é uma unidade orgânica da Faculdade de Letras criada em 2003 que oferece dois graus (Mestrado e Doutoramento) e dois certificados (Diploma e Curso de especiaização em Estudos de Teatro e Pós-Doutoramento em Estudos de Teatro). O Programa tem como antecedentes um curso de especialização (1992) e o primeiro curso no país de mestrado (1998) e doutoramento (2001) nesta área.

No Programa não existe língua obrigatória de instrução embora se ofereçam seminários exclusivamente lecionados em  inglês e que pedem provas escritas nessa língua. As teses (de doutoramento) e dissertações (de mestrado) podem ser escritas em qualquer língua aprovada pelo orientador.Um aluno admitido no Mestrado frequenta dois semestres de seminários. No fim do segundo semestre pode obter um Diploma em Estudos de Teatro (Curso de especialização), ou concluir o Mestrado em mais dois semestres, escrevendo uma dissertação ou projeto. 

Um aluno admitido no Doutoramento frequenta quatro semestres de seminários. No fim do quarto semestre geralmente começa a escrever a sua tese. Um pós-doutorando, para além de trabalhar no seu projeto, tem acesso a todos os seminários oferecidos e pode orientar seminários, dissertações e teses no Programa, usufruindo da relação próxima entre o Programa e o Centro de Estudos de Teatro.

O Centro de Estudos de Teatro é uma unidade de investigação a que pertencem vários dos docentes do Programa, contribuindo para a iniciação dos seus estudantes à investigação. Acolhe também quem deseja desenvolver investigação nesta área a nível de pós-doutoramento. 

Diretor dos Cursos de Mestrado, Doutoramento e Pós-Doutoramento Prof. Doutor José Maria Vieira Mendes
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Doutoramento em Estudos de Teatro

Objectivos da pós-graduação na área dos Estudos de Teatro

Os principais objectivos deste ciclo de estudos são: desenvolver os conhecimentos adquiridos no 1.º ciclo no sentido de se especializar no domínio científico dos Estudos de Teatro; promover a investigação em (e sobre) as instituições ligando a universidade com a realidade do teatro nos seus múltiplos aspectos; possibilitar o domínio de um aparelho conceptual e metodológico que permita não apenas conhecer o campo que visa estudar, mas também questioná-lo e reflectir sobre a sua importância e valor; estimular a investigação original e possibilitar o desenvolvimento de estudos sobre aspectos importantes da prática artística na pluralidade disciplinar em que existe (na relação com a literatura, as artes plásticas, a música, a dança, etc.) e nas relações várias que estabelece com a sociedade (nos domínios cultural, sociológico, ético, económico, de gosto, etc.); dominar um discurso académico, ou seja, bem estruturado, de reflexão própria, sabendo integrar correctamente a informação recolhida em suporte bibliográfico ou outro; desenvolver o gosto e a competência na produção de pensamento próprio, sendo capaz de expressá-lo quer em discurso oral, em conferências e congressos (nacionais e estrangeiros), quer em discurso escrito em publicações especializadas (nacionais e estrangeiras).

 

Condições de Acesso

Número de créditos ECTS necessário à obtenção do grau: 180

Duração normal do ciclo de estudos (art.º 3 DL-74/2006): 6 Semestres

Número de vagas: A definir

Ramo de Conhecimento em Estudos Artísticos

Especialidade: Estudos de Teatro

 

Estrutura Curricular

Área CientíficaSiglaECTS
ObrigatóriosOptativos
Metodologia da Investigação MET 12 0
Artes Performativas AP 12 0
Teoria do Teatro e da Performance TEO 12 0
Opção OP 0 18
Estudos de Teatro ET 126 0
Total   162 18

Plano de Estudos

1.º Ano/1.º Semestre

Unidades curriculares

Área científicaTipoTempo de trabalho (horas)ECTSObservações
TotalContacto
Metodologias de Investigação em Teatro e Artes Performativas MET Semestral 336 S: 30 + OT: 15 12 Obrigatório
Teorias do Teatro e da Performance TEO Semestral 336 S: 45 12 Obrigatório
Opção OP Semestral 336 TP: 45 12 Opcional

 

1.º Ano/2.º Semestre

Unidades curriculares

Área científicaTipoTempo de trabalho (horas)ECTSObservações
TotalContacto
Opção OP Semestral 168 S: 20 PL ou TC: 10 6 Opcional
Workshop I AP Semestral 168 T: 10 + PL: 20 6 Obrigatório
Seminário de Doutoramento ET Semestral 336 S: 45 12 Obrigatório

 

2.º Ano/3.º Semestre

Unidades curriculares

Área científicaTipoTempo de trabalho (horas)ECTSObservações
TotalContacto
Workshop II AP Semestral 168 T: 10 + PL: 20 6 Obrigatório
Seminário de Orientação I ET Semestral 840 OT: 15 30 Obrigatório

 

2.º Ano/4.º Semestre

Unidades curriculares

Área científicaTipoTempo de trabalho (horas)ECTSObservações
TotalContacto
Seminário de Orientação II ET Semestral 672 OT: 15 24 Obrigatório

 

3.º Ano/5.º e 6.º Semestres

Unidades curriculares

Área científicaTipoTempo de trabalho (horas)ECTSObservações
TotalContacto
Tese ET Anual 1680 - 60 Obrigatório

 

Anualmente serão oferecidos pelo curso e segundo as disponibilidades docentes Seminários opcionais escolhidos de entre a seguinte lista:

  • Artefactos, matérias e espacialidades (6 ECTS)
  • Espectáculo e cognição (12 ECTS)
  • Crítica das Artes performativas (6 ECTS)
  • Questões sociopolíticas das Artes performativas (12 ECTS)

Direcção do Curso

Prof. Doutor José Maria Vieira Mendes

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.