Divisão de Gestão Financeira e Patrimonial

A Divisão de Gestão Financeira e Patrimonial tem a seu cargo a execução da gestão contabilística, orçamental e patrimonial da FLUL e bem assim a elaboração de candidaturas a projetos de financiamento.

A Divisão de Gestão Financeira e Patrimonial compreende os seguintes núcleos:

  • Gestão financeira;
  • Inventário e património;
  • Aprovisionamento;
  • Projetos e candidaturas;
  • Tesouraria.

 

Núcleo de Gestão Financeira

Compete ao Núcleo de Gestão Financeira, nomeadamente:

  1. Proceder às reconciliações bancárias;
  2. Elaborar as relações de documentos de despesa a submeter à apreciação e aprovação do Conselho de Gestão;
  3. Elaborar as guias e as relações para entrega ao Estado ou outras entidades das importâncias de retenção na fonte de impostos, do IVA e de quaisquer outras que lhes pertençam e lhes sejam devidas;
  4. Emitir e processar as faturas decorrentes das prestações de serviços à comunidade e assegurar a sua boa cobrança;
  5. Manter atualizados os centros de custo com a receita gerada e a despesa efetuada;
  6. Manter atualizado o arquivo dos documentos contabilísticos.

 

Núcleo de Inventário e Património

Compete ao Núcleo de Inventário e Património, nomeadamente:

  1. Organizar e manter atualizado o inventário e cadastro dos bens móveis e imóveis da Faculdade;
  2. Gerir o património da Faculdade e zelar pela sua conservação e segurança, promovendo as reparações necessárias;
  3. Informar a respetiva chefia sobre a verificação de incumprimento de contratos de assistência técnica;
  4. Proceder ao registo do património (inventário), incluindo etiquetagem dos bens;
  5. Proceder ao abate no inventário dos bens qualificados como deteriorados ou obsoletos;
  6. Proceder à revelação contabilística de todos os movimentos patrimoniais, de acordo com o plano de contabilidade aprovado;
  7. Manter atualizado o seu arquivo.

 

Núcleo de Aprovisionamento

Compete ao Núcleo de Aprovisionamento, nomeadamente:

  1. Assegurar a conservação e distribuição dos artigos em stock, bem como a gestão do armazém;
  2. Receber, registar, informar e dar andamento aos pedidos de aquisição de bens e serviços;
  3. Realizar prospeções e consultas prévias de mercado;
  4. Proceder à análise e seleção de fornecedores, com vista a negociar condições de fornecimento mais vantajosas;
  5. Organizar os processos de aquisição e celebração dos contratos para a aquisição de bens e serviços, nos termos das disposições legais vigentes;
  6. Participar na preparação de programas de concursos e de cadernos de encargos para aquisição de bens e serviços;
  7. Integrar, sempre que determinado, as comissões de abertura e análise de propostas e participar nos respetivos atos públicos de abertura e negociação;
  8. Organizar e manter atualizados os dados contabilísticos relativos aos artigos em stock;
  9. Controlar e garantir os stocks mínimos do material de uso corrente indispensável ao regular funcionamento dos serviços, utilizando um sistema de inventário
  10. permanente;
  11. Proceder a toda a receção dos materiais encomendados pela Faculdade, conferindo as quantidades rececionadas em conformidade com documento contabilístico, bem como a qualidade dos artigos;
  12. Preparar e executar os contratos de fornecimento de serviços, nomeadamente de locação, assistência técnica, manutenção de equipamentos e seguros;
  13. Garantir e manter atualizada a base de dados de fornecedores;
  14. Manter atualizado o arquivo relativo ao expediente do serviço;
  15. Assegurar o funcionamento da "Loja" da Faculdade.

 

Núcleo de Projetos e Candidaturas

Compete ao Núcleo de Projetos e Candidaturas, nomeadamente:

  1. Apoiar a gestão de projetos e Unidades de Investigação;
  2. Dar apoio técnico de natureza administrativo-financeira na elaboração de propostas de candidatura no que respeita a projetos de investigação de
  3. financiamento nacional ou internacional, assegurando a respetiva execução, bem como na apresentação de candidaturas ao PRODEP;
  4. Apoiar os docentes e investigadores da Faculdade no acompanhamento da execução dos projetos de investigação;
  5. Assegurar a execução financeira dos projetos realizados pela Faculdade e proceder à prestação de contas dos mesmos às entidades financiadoras, sempre que necessário;
  6. Proceder às ações e aos registos necessários em termos de classificação e cabimento das despesas;
  7. Organizar e promover os pedidos de pagamento de saldos;
  8. Organizar e manter atualizado o ficheiro dos projetos de investigação da Faculdade;
  9. Organizar e manter atualizado o ficheiro dos bolseiros de formação avançada da Faculdade.

 

Núcleo de Tesouraria

Compete ao Núcleo de Tesouraria, nomeadamente:

  1. Dar entrada de todas as receitas;
  2. Efetuar depósitos de valores e levantamentos de fundos e controlar as contas bancárias correntes;
  3. Efetuar os pagamentos aprovados ou autorizados superiormente;
  4. Devolver diariamente ao Núcleo de Gestão Financeira a documentação respeitante aos pagamentos e recebimentos efetuados, através da elaboração da folha de banco e caixa;
  5. Transferir para os cofres do Estado ou de outras entidades, dentro dos prazos legais, as respetivas receitas, em conformidade com as guias ou relações
  6. organizadas;
  7. Assegurar a gestão do fundo de maneio;
  8. Assegurar a guarda dos valores em sua posse e zelar pelas existências em cofre;
  9. Manter rigorosamente atualizada a escrita da tesouraria, de modo a ser possível verificar, em qualquer momento, a exatidão dos fundos em caixa e em depósito bancário;
  10. Colaborar na elaboração da conta de gerência.

Contactos

Tesouraria

21 792 00 25

21 792 00 63

  tesouraria@letras.ulisboa.pt

Horário de Natal 2016 (19 a 30 de dezembro): 2ª feira das 09h00 às 13h00 | 3ª, 4ª e 6ª feiras das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 16h30 | 5ª feira das 14h00 às 18h00

Horário: 2ª feira das 09h00 às 13h00 | 3ª, 4ª e 6ª feiras das 9h30 às 16h30 | 5ª feira das 14h00 às 18h00