FLUL em Números: Alunos 1.º Ano-1ª Vez 2016/2017

Nota Metodológica

Os resultados que aqui se apresentam dizem respeito aos alunos de 1.º ciclo, inscritos no 1.º ano, pela primeira vez. Estão aqui contemplados todos os alunos que se candidataram à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), via Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, através do contingente geral ou de contingentes especiais, nas sucessivas fases, e que efectivaram a sua matrícula na Faculdade.

Os dados foram recolhidos no sistema Fénix a 31 de Janeiro de 2017, reflectindo o universo de alunos matriculados até esta data, e complementados com informação recolhida igualmente nas fichas ENES, nomeadamente informação relativa à fase de acesso, à nota de ingresso e à opção de preferência da instituição/curso no concurso nacional.

Conceitos

- Taxa de ocupação: relação entre os colocados que efectivaram a matrícula e as vagas iniciais.

- Índice de satisfação da procura: relação entre o número de matriculados em primeira opção e o número de vagas disponíveis.

Principais Resultados
  • 949 vagas iniciais postas a concurso, 877 matriculados;
  • 72 vagas sobrantes;
  • Taxa de ocupação de vagas: 92,4%;
  • 79,9% matriculados na 1.ª Fase;
  • 85,3% matriculados até à 3.ª opção;
  • 58,7% matriculados em 1.ª opção;
  • Índice de Satisfação da Procura 54,3% (i.e em 100 vagas, 54,3 constituem preferências em 1.ª opção)
  • Nota mínima de ingresso: 0,950;
  • Nota máxima de ingresso:  193,0;
  • Nota média de ingresso: 142,9;
  • 50% matriculados com nota de ingresso até 143,0 (mediana);
  • 67,8% matriculados do sexo feminino;
  • 96,2% matriculados têm nacionalidade portuguesa;
  • 66,2% matriculados residentes na Área Metropolitana de Lisboa.

1 ciclo situacao academica actual

1 ciclo insercao profissional 1 emprego