Utilizar os Espaços

Aqui encontra informações sobre como utilizar os espaços disponibilizados pela Biblioteca:

 

Cacifos

Se vai utilizar a Sala de Leitura, pode deixar os seus pertences num dos cacifos reservados para o efeito. Os pedidos de utilização e reserva de cacifos devem ser feitos no Balcão de Atendimento do Piso 0 (Recepção) durante o horário de funcionamento da Sala de Leitura.

Gabinetes Individuais

Na Piso 1 da Sala de Leitura, encontra um conjunto de gabinetes para estudo individual, numerados de 1 a 20. O acesso a estes espaços é condicionado e tem que ser previamente solicitado. Para tal, dirija-se ao Balcão de Atendimento do Piso 0 (Recepção) durante o horário de funcionamento da Sala de Leitura. Também pode reservar a utilização destes gabinetes com uma antecedência máxima de 48 horas, presencialmente ou telefonicamente para o número 217 920 028.

Existem dois períodos distintos para utilização dos gabinetes de estudo:

Período da manhã: 9:00h – 15:00h
Período da tarde: 15:00h – Até ao encerramento da Biblioteca

Condições gerais de utilização:

  • Os gabinetes individuais são espaços para utilização individual (1 pessoa)
  • O leitor poderá prolongar a utilização do período da manhã para o período da tarde se não existirem reservas prévias, devendo, para tal, efectuar obrigatoriamente a renovação entre as 14:30h e as 14:45h.
  • Após o início de cada período de utilização com reserva, existe um período máximo de 15 minutos de tolerância para levantamento da respectiva chave.
  • Findo o período de utilização, caso não haja lugar a renovação, a chave do gabinete deverá ser entregue no Balcão do Piso 0.
  • Mais informações no Regulamento de Utilização de Gabinetes e Salas de Estudo.

Reprografia

O Serviço de reprografia permite-lhe, dentro dos condicionamentos legais, fotocopiar as obras disponíveis para consulta na Biblioteca, com excepção das obras reservadas, das que se encontram em mau estado de conservação e das dissertações, quando não autorizadas pelos respectivos autores.

Para o efeito, tem à sua disposição, no Piso 2 da Sala de Leitura, um conjunto de fotocopiadoras que funcionam em regime de livre serviço, mediante cartões pré-pagos recarregáveis. Os cartões podem ser adquiridos numa máquina distribuidora disponível no local.

Por se tratar de um serviço concessionado, todas as questões, sugestões ou reclamações devem ser endereçadas à empresa concessionária:

Reprografia Verde - Cave do edifício principal da FLUL
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
217 972 049

Sala de Estudo/Computadores (Piso 0)

Seu texto...

Sala de Leitura

A Sala de Leitura oferece condições amplas de leitura, dispondo de cerca de 550 lugares sentados e contando com diversos equipamentos e espaços dedicados ao estudo e investigação, distribuídos por dois pisos principais e dois pisos intermédios:

  • Piso 1
  • Piso 2
  • Piso 2 Superior (intermédio)
  • Piso 2 Inferior (intermédio)

Na Sala de Leitura pode consultar livremente todas as colecções disponíveis nas estantes. Vai também encontrar diversos postos informáticos de pesquisa, disponíveis ao público em geral. Os postos de consulta em pé destinam-se exclusivamente para aceder ao catálogo da Biblioteca. Os postos sentados são para acesso exclusivo ao catálogo e aos recursos online subscritos pela FLUL/UL.

O acesso à Sala de Leitura é condicionado por um sistema de torniquetes. O sistema é activado por leitura óptica e/ou magnética de cartões. Estão autorizados a aceder ao espaço da Biblioteca:

  • Todos os leitores com inscrição válida na Biblioteca e com cartão de acesso activado no sistema
  • Todos os utilizadores que acedam à Biblioteca utilizando um cartão de Visitante

A activação de um cartão pessoal de acesso só é possível após a inscrição na Biblioteca. Regra geral, o cartão de acesso corresponde ao seu cartão pessoal de identificação na FLUL ou IGOT, emitido pela CGD em parceria com a UL.

Salas para Grupos

Na Sala de Leitura (Piso 1 e Piso 2 Inferior) encontra um conjunto de salas destinadas ao trabalho em grupo, identificadas com as letras de A a M. O acesso a estes espaços é condicionado e tem que ser previamente solicitado. Para tal, dirija-se ao Balcão de Atendimento do Piso 0 (Recepção) durante o horário de funcionamento da Sala de Leitura. Também pode reservar a utilização destas salas com uma antecedência máxima de 48 horas, presencialmente ou telefonicamente para o número 217 920 028.

Existem dois períodos distintos para utilização das salas para grupos:

Período da manhã: 9:00h – 15:00h 
Período da tarde: 15:00h – Até ao encerramento da Biblioteca

Condições gerais de utilização:

  • As salas para grupos são espaços destinados a grupos de 4 a 6 pessoas
  • O leitor poderá prolongar a utilização do período da manhã para o período da tarde se não existirem reservas prévias, devendo, para tal, efectuar obrigatoriamente a renovação entre as 14:30h e as 14:45h.
  • Após o início de cada período de utilização com reserva, existe um período máximo de 15 minutos de tolerância para levantamento da respectiva chave.
  • Findo o período de utilização, caso não haja lugar a renovação, a chave da sala deverá ser entregue no Balcão do Piso 0.
  • Mais informações no Regulamento de Utilização de Gabinetes e Salas de Estudo.