Mapa do Site    |    Pesquisa

 

O Programa

 

O que é
O Programa em Teoria da Literatura é uma das mais antigas, e uma das maiores, unidades de pós-graduação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.  Oferece os graus de Mestre e Doutor, bem como um diploma em Teoria da Literatura e programas de pós-doutoramento. Foi fundado em 1991 e tem actualmente cerca de 55 alunos (de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento).  Tem oito professores afiliados, dos quais dois são professores visitantes regulares.  O Director do Programa é Miguel Tamen, e o seu Director de Curso é João Figueiredo, a quem todas as perguntas e pedidos de informação podem ser dirigidos
( Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ).
 
 
Quem cá está
A maior parte dos nossos alunos tem uma formação prévia em Literatura ou em Filosofia.   Não existem porém quaisquer pré-requisitos de formação para a admissão. A ausência desses pré-requisitos, tal como a ausência daquilo a que geralmente se chama uma política científica, são vistas por nós como uma grande vantagem. Os nossos professores, residentes e visitantes, têm também interesses e orientações muito diferentes entre si, tornando inevitáveis e bem-vindos conflitos de pontos de vista.
 
 
O que fazemos (e o que não fazemos)
O Programa é em grande medida um programa em filosofia e literatura.  No Programa são lidos textos, discutidas questões, e escritas teses que muitas vezes são também características em departamentos de Literatura e de Filosofia, ou mesmo em áreas como as Artes, o Direito e as chamadas Ciências Sociais. No Programa em Teoria da Literatura não são tratadas questões ou escritas teses de um só tipo.   As fronteiras disciplinares contam menos que a possibilidade de estabelecer relações entre problemas.   No Programa não acreditamos na ideia de que a discussão nas humanidades se deva desenrolar em "centros de investigação" agrupados segundo fronteiras disciplinares ou temáticas, ou mesmo segundo "projectos", nem na ideia de que nas humanidades a investigação deva por regra desenrolar-se em grupos grandes.   Pelo contrário, no Programa, a ênfase é posta num ensino baseado em seminários e sessões tutoriais, que dá um papel preponderante aos interesses e inclinações intelectuais dos nossos alunos.
 
Desde a sua fundação foram defendidas no Programa mais de cem dissertações de mestrado e doutoramento. O Programa tem uma política aberta de difusão de trabalhos e por isso todas as dissertações defendidas (menos aquelas subsequentemente publicadas em livro) estão disponíveis online. O Programa toma muito a sério a originalidade dos trabalhos e das dissertações dos seus alunos.   Não existe qualquer tolerância para com formas de fraude e plágio.  Mais informações sobre estes assuntos podem encontrar-se no Regulamento Geral de Avaliação da Faculdade de Letras.
 
  

Com quem colaboramos
O Programa é parte do acordo Fulbright Scholar in the Humanities/Universidade de Lisboa, que prevê até 2018 um professor visitante por ano no Programa (mais informação sobre candidaturas de professores a esta posição pode encontrar-se aqui.)   O Programa mantém uma Rede de Filosofia e Literatura, que patrocina o Workshop de Filosofia e Literatura.  A Rede acolhe também outras actividades abertas aos nossos alunos de doutoramento e pós-doutorandos, com vários parceiros.  É actualmente o caso de Intention, Action, and the Philosophy of Art: New Boundaries in a Theory of Action e de Estranhar Pessoa (ambos financiados pela FCT).   O Programa publica ainda uma revista quadrimestral online:  Forma de Vida.

 

Contactos
Programa em Teoria da Literatura
Faculdade de Letras
Universidade de Lisboa
Alameda da Universidade1600-214 Lisboa
Portugal 
 
Tel: +351-21-792-0068
Fax: +351-21-796-0063