Mapa do Site    |    Pesquisa
| Erasmus Estudantes da FLUL/Outgoing Europass

EUROPASS

Se pretende inscrever-se num programa de ensino e formação, ou se está à procura de emprego ou de uma oportunidade para adquirir experiência no estrangeiro, é importante que as suas competências e qualificações sejam apresentadas de uma forma clara e facilmente compreensível.

 

Quais os benefícios

  • Ajuda os cidadãos a transmitir as suas qualificações e competências de uma forma eficaz;

  • Oferece uma ferramenta abrangente para os usuários com base num formato electrónico acessível;

  • Permite que pessoas com diferentes formações e experiências tenham acesso a oportunidades de aprendizagem e de emprego em toda a Europa, em particular, ajudando as pessoas a mover-se entre países ou entre os sectores laborais;

  • Promove fortes ligações entre a educação e a formação, a actividade comercial e industrial, assegurando a relevância contínua e adequada apreciação das competências e qualificações.

 

Quem pode beneficiar

Os grupos-alvo do Europass são, nomeadamente:

  • Alunos – candidatos a emprego – trabalhadores;

  • Empregadores – empresas (gestão de recursos humanos);

  • Estabelecimentos de ensino superior;

  • Estabelecimentos de ensino e formação.

 

O Cinco Documentos:

Documentos a título individual

  • Europass Curriculum Vitae - permite-lhe registar todos os seus detalhes ao nível da educação e formação; experiência no mercado de trabalho; capacidades e competências pessoais, indispensáveis para a candidatura a um emprego ou uma oportunidade de aprendizagem.

  • Europass Passaporte de Línguas - permite-lhe descrever as suas competências linguísticas e as experiências e competências culturais, fundamentais para efeitos de aprendizagem e trabalho na Europa.

 

Documentos a serem emitidos pelas entidades competentes

  • Europass-Mobilidade (Centro Nacional Europass) - documento que regista qualquer período de tempo passado pelo seu titular noutro país europeu, para efeitos de educação ou formação profissional (percurso europeu de aprendizagem): um estágio numa empresa; um trimestre de estudos integrado num programa de intercâmbio ou uma colocação voluntária numa ONG.

    O percurso europeu é monitorizado por duas organizações, estando uma sedeada no país de origem e a outra no país de acolhimento. Ambos os parceiros definem o objectivo, o conteúdo e a duração do percurso europeu de aprendizagem, sendo ainda designado um tutor no país de acolhimento.

  • Europass Suplemento ao Certificado (Entidades de Formação) - destina-se a pessoas que possuam um certificado de educação e formação profissional. Este documento acrescenta informação àquela que já consta do certificado oficial, facilitando a sua compreensão, principalmente por parte das entidades empregadoras ou organismos de outros países. O Europass Suplemento ao Certificado é emitido pelas entidades que atribuíram o certificado de formação profissional. O Europass Suplemento ao Certificado não é um substituto do certificado original nem um sistema de reconhecimento automático das qualificações.

  • Europass Suplemento ao Diploma (Instituições do Ensino Superior) - documento emitido em nome dos titulares de diplomas do ensino superior, juntamente com o seu certificado ou diploma de licenciatura. Este suplemento contribui para uma melhor compreensão das qualificações académicas de nível superior, sobretudo fora do país em que as mesmas foram atribuídas. O Europass Suplemento ao Diploma não é um documento de substituição do diploma ou certificado de licenciatura original nem um sistema de reconhecimento automático das qualificações.

 Todos estes documentos e informações complementares estão disponíveis em:  http://www.europass.proalv.pt/np4/home.html