Mapa do Site    |    Pesquisa

Erasmus Mundus

 

Erasmus Mundus é um programa de cooperação e mobilidade no âmbito do Ensino Superior que apoia projectos de cooperação e mobilidade entre a Europa e países terceiros. Tem por objectivo tornar a União Europeia num pólo de excelência, no domínio do Ensino Superior, de nível mundial e, ainda, promover o diálogo e a compreensão através da cooperação com países terceiros.

ERASMUS MUNDUS representa:

• EXCELÊNCIA ACADÉMICA
131 Mestrados conjuntos, 34 Doutoramentos conjuntos, 40 Parcerias  que oferecem curricula multidisciplinares combinando diferentes abordagens teóricas e práticas.

• MOBILIDADE
10.000 bolsas de estudo para fomentar a mobilidade de estudantes, investigadores, docentes e pessoal não docente, ao mesmo tempo que promove o intercâmbio de conhecimento, de ideias, de abordagens.

• INTERNACIONALIZAÇÃO
1 Programa de Cooperação e Mobilidade que, através da internacionalização do Ensino Superior, visa desenvolver uma sociedade baseada no conhecimento.

 

O Programa ERASMUS MUNDUS na sua segunda fase (2009-2013) integra três acções:

ACÇÃO 1
• Programas Conjuntos de Mestrado (1A) e Doutoramento (1B) de excelência oferecidos por um consórcio de no mínimo 3 Instituições de Ensino Superior (IES) europeias, ao qual se podem juntar Instituições de Ensino Superior de países terceiros. Esta Acção inclui, igualmente, a atribuição de bolsas para estudantes/doutorandos e docentes, que participem no Programa, para estudar/leccionar no mínimo em 2 IES europeias e nalguns casos até 6 meses numa IES de um país terceiro parceiro.

ACÇÃO 2
• Parcerias Erasmus Mundus (ex-Janelas de Cooperação Externa Erasmus Mundus):
Esta Acção visa promover o estabelecimento de Parcerias entre Instituições de Ensino Superior europeias e de países terceiros através da organização de esquemas de mobilidade.

ACÇÃO 3
• Promoção do Ensino Superior Europeu através de projectos que realcem a atractividade e promovam a visibilidade do Ensino Superior europeu no mundo.

Quem pode participar?
O Programa Erasmus Mundus apoia:

• INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) que desejem implementar Programas Conjuntos de Mestrado/Doutoramento (Acção 1) ou estabelecer Parcerias entre Instituições de Ensino Superior europeias e países terceiros específicos (Acção 2).

• ESTUDANTES, INVESTIGADORES e DOCENTES que desejem realizar actividades de estudo, docência ou de investigação ao abrigo de um dos Programas Conjuntos (Acção 1) ou Parcerias (Acção 2).

• ORGANIZAÇÕES ACTIVAS NO DOMÍNIO DO ENSINO SUPERIOR que desejem desenvolver projectos de promoção do Ensino Superior europeu no mundo (Acção 3).

 

 PESQUISE AQUI OS CURSOS ERASMUS MUNDUS 

 

Para informações adicionais sobre o programa Erasmus Mundus contacte :

Estrutura Nacional Erasmus Mundus   

Direcção Geral do Ensino Superior
Ana Mateus (Coord.)
Leonor Santa Clara (Ponto de Contacto)


Ponto de Contacto Nacional Erasmus Mundus
Leonor Santa Clara
Av. Duque D’Ávila nº 137
1069-016 Lisboa
Tel: 213126154
Fax: 213126020
e-mail: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar


Erasmus Mundus Helpdesk: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar