Conferência internacional - " Out of Place: Migration, Memory, and Emotions"

14 novembro 2019 09:00 - 15 novembro 2019 12:30

out of placd 1o longo dos séculos XX e XXI, diversas comunidades à escala mundial vivenciam fenómenos como conflitos políticos e económicos, guerras, migrações voluntárias ou involuntárias, colonialismo e pós-colonialismo, situações desencadeadoras de sentimentos de perda e desajuste. No confronto com novos lugares e realidades, as pessoas têm sido continuamente forçadas a uma tradução e redefinição da sua identidade cultural, processo não raras vezes acompanhado de violência ideológica e étnica. Mesmo quando as comunidades encontram novos locais de pertença, a sensação de deslocação, de estranheza ou de inquietude permanece. Através da expressão artística destas experiências, o sujeito deslocado poderá, eventualmente, superar a perda do seu local de origem e língua, e lidar com as emoções resultantes desta separação. De facto, a expressão artística poderá até contribuir para a organização de emoções, sentimentos e maneiras de pensar, que são inicialmente distintos dos da cultura de acolhimento. Nos últimos anos, a literatura e as outras artes têm-se centrado no relacionamento positivo com a deslocação e têm acolhido polinizações e interacções transculturais. O fenómeno da transculturalidade deve ser considerado e entendido como algo que possibilita a formação de identidades multifacetadas e fluidas, e que resulta de encontros ou desencontros culturais. Esta conferência tem como objectivo promover uma reflexão crítica em torno das emoções e memórias de migrantes, refugiados e expatriados, tal como são representadas na literatura, nas artes e em práticas culturais, atendendo ao contexto socio-político e cultural no qual ocorrem.

Aceitam-se propostas no âmbito dos estudos sobre migração, estudos culturais, estudos literários, estudos fílmicos, estudos de memória, arte, e de outras áreas relevantes.

Oradora convidada: Birgit Neumann, Heinrich-Heine Universität Düsseldorf

More info: https://outofplace2019.weebly.com/