Seminários CH-ULisboa | História de África: "Fontes americanas para a História de África durante o tráfico atlântico de escravos (séculos XVI e XVII). O caso do sul dos Camarões e sua diáspora na Colômbia"

14 novembro 2018 18:00

cartazhistoriaafrica41Paola Vargas Arana​
Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Centro de História- ULisboa

A apresentação proporá que a análise crítica de fontes relativas à Nova Granada (atual Colômbia) pode ser útil para ampliar o nosso conhecimento sobre processos históricos africanos, por exemplo, a demografia do tráfico referente àquelas regiões onde os registros escritos são escassos. A título de exemplo trataremos o caso do tráfico transatlântico de pessoas do sul dos Camarões entre os séculos XVI e XVII, para o porto de Cartagena de Índias em Nova Granada. Sugerimos uma abordagem interdisciplinar com foco na exposição de estratégias metodológicas críticas para interpretar uma ampla diversidade de fontes, tais como registros escritos sobre África e América; objetos da cultura material; sítios arqueológicos; levantamentos genéticos; tradições orais; assim como expressões culturais contemporâneas. O objetivo do exame dessa variedade de fontes é melhorar a nossa compreensão dos processos sócio históricos africanos do período do tráfico escravista, nas regiões onde o tráfico não deixou abundantes registros escritos disponíveis nos arquivos.

​Sobre a oradora:
Candidata a Doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, realiza nesta altura um estágio de investigação no Centro de História da Universidade de Lisboa financiado pela CAPES.

Mestre em Estudos de África de El Colegio de México, e antropóloga pela Universidad Nacional de Colombia. Prémio de pesquisa em História Colonial pelo Instituto Colombiano de Antropologia e História, membro do BIARI Brown International Advanced Research Institutes da Brown University.

Paola Vargas Arana possui mais de 8 anos de experiência como professora da área de História da África em universidades do Brasil e Colômbia, em especial nos âmbitos de educação rural e educação a distância.

Tem participado em projetos editoriais e desenhado materiais didáticos para o ensino da história da África e dos Afrodescendentes nas Américas, inclusive na preparação do Atlas de Culturas Afrocolombianas do Ministério de Educação da Colômbia.

Para mais informações, consulte o website.