Programa em Estudos de Teatro

Programa 2018/2019

Mestrado em Estudos de Teatro

Seminários obrigatórios:

História do Teatro e do Espectáculo | José Pedro Serra
1º semestre | 6ª 10:00 às 13:00 | Sala

Introdução. Da “morte de Deus” ao regresso do trágico. O teatro grego
A tragédia ática. O teatro e a polis: da origem da tragédia à sua contextualização religiosa, política, social e cultural; Os tragediógrafos gregos: Ésquilo, Sófocles e Eurípides. A comédia grega: Aristófanes. O pensamento crítico sobre a tragédia; Platão e a expulsão dos poetas da cidade; A Poética de Aristóteles: da mimese à catarse. Séneca: estoicismo e tragédia das “paixões” (Tiestes). A comédia romana: Plauto e Terêncio. As reformulações clássicas da tragédia e do trágico: Shakespeare (Macbeth) e Racine (Phédre); A metamorfose contemporânea da tragédia; A tragédia da banalidade ou a transfiguração do trágico: alguns exemplos (Woyzeck de Georg Büchner; Death of a Salesman de Arthur Miller); A questão da “morte da tragédia”. Tragédia, trágico e géneros literários; O trágico como categoria filosófica. Nietzsche e a filosofia trágica; Expressões contemporâneas do trágico. A recriação dos mitos clássicos na tragédia e na comédia.


Arquivo e memória do Espectáculo | professor/a a designar
1º semestre | Sábado 10:00 às 13:00 | Sala

Incidindo sobre a memória e os usos performativos do arquivo, procura-se neste seminário lançar bases metodológicas e historiográficas para a investigação empírica sobre o espectáculo em Portugal com especial incidência na segunda metade do século XX. Na primeira parte do seminário (eminentemente teórica) discutir-se-ão textos sobre arquivo escritos por autores como Foucault, Derrida, Deleuze, Baudrillard e Hal Foster, colocando-os em relação com estudos sobre a transmissão performativa da memória realizados por autores como Enzo Traverso, Alessandro, Portelli, Diana Taylor, Rebecca Schneider, Paul Connerton ou Joseph Roach. Já na segunda parte (de carácter metodológico), será dada uma particular atenção à discussão de metodologias de história oral, ao trabalho de arquivo e etnografia participante, analisando em paralelo quer obras de artistas portugueses que têm trabalhado sobre a memória do espectáculo em Portugal, quer projectos editoriais ou documentais em que a mesma é organizada e tornada pública.


Teorias das Artes Performativas | Vera San Payo de Lemos
2º semestre | 6ª 10:00 às 13:00 | Sala

Teorias das artes performativas; o lugar do espectador; os manifestos futuristas de Marinetti; o teatro teatral de Meyerhold; as peças didácticas de Brecht; os manifestos do teatro da crueldade de Artaud; o teatro documental de Peter Weiss; as peças faladas de Peter Handke; as criações de Ariane Mnouchkine; as teorias (Hans-Thies Lehmann, Jean-Pierre Sarrazac) e as várias configurações do teatro pós-dramático e rapsódico (Heiner Müller, Elfriede Jelinek, Rimini Protokoll, Heiner Goebbels).


História do Teatro em Portugal | José Camões
2º semestre | 6ª 14:00 às 17:00 | Sala

O programa centra-se na actividade teatral em Portugal no século XVI, tendo em conta quer a herança das práticas teatrais anteriores, quer a inovação que a encaminha para a modernidade. Estudam-se documentos que testemunham o que terá sido a prática teatral na transição do século XV para o XVI e alguns textos de Gil Vicente que evidenciam a instituição do teatro, quer como mercadoria recreativa quer como arte de contornos específicos, até ser ele próprio objecto da sua representação por autores posteriores: António Ribeiro Chiado (Auto da Natural Invenção) e Luís de Camões (Auto d’el Rei Seleuco) e Auto dos Sátiros, de autor anónimo.


Seminários opcionais oferecidos pelo Programa:

Análise do Espectáculo (6 ECTS) | Anabela Mendes
1º semestre| 6ª 14:00 às 17:00 | Sala

Este seminário consubstancia-se em visionamento conjunto de obra artística ao dispor na cidade e fora dela. Sobre aquilo que virmos criaremos pensamento, escrevendo e dialogando, investigando e propondo leitura própria. Será protagonista um Diário de Bordo que nos acompanhará como talismã. Consolidaremos e expandiremos as nossas capacidades cognitivas e emocionais, a seu tempo disponíveis em cada um de nós, e activar-nos-emos na espectação daquilo que em conjunto escolhermos. Saberemos sempre que a activação dessas capacidades decorre de um processo orgânico e natural, suportado por vivências, memórias e gostos individuais, mas também pela fisiologia, configuração genética, plasticidade cerebral e disposição anímica. Essas capacidades configuram a nossa identidade como espectadores e são configuradas pela experiência de sociabilização inerente ao próprio espectáculo e ao lugar onde ele decorre independentemente do género ou tipo que o determina. Virão em nosso auxílio pensadores de diversas áreas do conhecimento, com os quais procuraremos desenvolver resposta às inquietações que nos perturbem. Aprenderemos com o erro sem dele termos receio. Todo o espectáculo artístico apresenta sempre muitas portas e janelas para entradas e saídas múltiplas.


Práticas editoriais de Teatro (6 ECTS) | José Camões
1º semestre | 2ª 10:00 às 13:00 | Sala

Apresentação de conceitos básicos de crítica textual e terminologia (recensão, colação, estemática, arquétipo, original, autógrafo, apógrafo, testemunho, erro, variante, versão)
A produção de texto de teatro na Idade Moderna.
A especificidade da transmissão do texto dramático: borrão, cópia limpa (para impressão e para representação), papéis de actores; marginália; didascálias.
O original ausente (compreensão dos processos de transmissão do texto cujo original se perdeu).
Tipologias de variantes: identificação, representação, estudo.
Estabelecimento do texto: transcrição do texto base (critérios)
Anotação
Análise de modelos


Políticas culturais (6 ECTS) (parceria com ICS e FMH) |Vera Borges
1º semestre | 6ª 17:00 às 20:30 | Sala

Introdução genérica aos conceitos e ações práticas das políticas públicas, administração e gestão nas artes, e perspetivar o estudo das artes cénicas na sua relação com as dimensões política, económica, social, cultural e artística. Reconhecer alguns dos desafios que se colocam à gestão da cultura: conhecer a legislação portuguesa sobre instituições culturais e artísticas, bem como o seu enquadramento legislativo e institucional no contexto da Comunidade Europeia (e nos mercados atrativos fora da Europa); saber desenvolver procedimentos corretos na planificação das indústrias culturais, com impacto no desenvolvimento regional; perceber os apoios que poderão advir de instituições não governamentais, e de parcerias com os meios de comunicação; conhecer os modos de financiamento público (central e municipal) disponíveis (programas específicos e canais de publicitação institucional), formas de mecenato; perceber – e saber usar – as "regras" do mercado na programação e publicitação.


Gestão de projectos em artes cénicas (6 ECTS) (parceria com ICS e FMH)
Vera Borges | 2ºsemestre | 6ª 17:30 às 20:30 | Sala

O seminário faz a introdução genérica aos conceitos e práticas de gestão no campo das artes cénicas, perspetivando a sua relação com as dimensões política, económica, social, territorial, cultural e artística. Visa: reconhecer os desafios que se colocam à gestão das instituições culturais e artísticas; conhecer a legislação portuguesa sobre instituições culturais e artísticas, bem como o seu enquadramento legislativo e institucional no contexto da Comunidade Europeia (e nos mercados atrativos fora da Europa); levar a desenvolver procedimentos corretos na planificação dos projetos culturais com envolvimento regional; perceber os apoios que poderão advir de instituições não governamentais, e de parcerias com os meios de comunicação; conhecer os modos de financiamento público (central e municipal) disponíveis (programas específicos e canais de publicitação institucional), formas de mecenato; perceber – e saber usar – as "regras" do mercado na programação e publicitação.


Doutoramento em Estudos de Teatro

Seminários obrigatórios:

Metodologias de Investigação em Teatro e Artes Performativas | Maria João Almeida e Maria João Brilhante
1º semestre| 2ª 10:00 às 13:00| Sala 2.12

O Seminário visa desenvolver as competências necessárias para uma investigação autónoma e a realização do trabalho académico de conclusão do 3º ciclo (relatório, tese) na área dos Estudos de Teatro e de Artes performativas. As sessões incidem sobre questões conceptuais, científicas e metodológicas atinentes ao fenómeno teatral como objecto de estudo; processos, metodologias e planeamento das fases de investigação; tipologia de modos de trabalho; forma de apresentação da tese e do relatório; formas específicas de apresentação de trabalho de campo ou de criação.


Teorias do Teatro e da Performance | Rui Pina Coelho
1º semestre| 6ª 10:00 às 13:00| Sala

O corpus de análise para esta UC foi seleccionado de modo a estabelecer os fundamentos de algumas das principais teorias do teatro e da performance ao longo do século XX. O estudo aprofundado de cada um dos autores e dos seus contextos históricos e artísticos permitirá estabelecer as relações entre os diferentes discursos críticos e teóricos seleccionados. O enfoque, num primeiro momento, é feito na apresentação, definição e contextualização histórica dos conceitos estruturantes, tais como “Estudos de Teatro”; “Estudos de Performance” e “História do Teatro”. Num segundo momento, discutir-se-ão textos seminais para os estudos de teatro e da performance, provenientes de várias disciplinas artísticas, de autores como Arnold Van Gennep, Johan Huizinga, Milton Singer, Kenneth Burke, J. L. Austin, Erving Goffman, Bert O. States, Grahame F. Thompson, Janelle Reinelt, Jon McKenzie, Jean-Francois Lyotard, Peggy Phelan, Richard Schechner e Erika Fischer-Lichter.


Workshop II – Artes Performativas, Imagem e Cognição | Maria João Brilhante 1º semestre| 6ª 17:00 às 20:00| Sala

Os contributos da ciência cognitiva 1) para o estudo do envolvimento mental, emocional e sensorial de artistas e espectadores no evento teatral e performativo, sinalizando o seu estatuto autopoiético e 2) para a identificação de metáforas primárias que participam da experiência partilhada do mundo e intervêm no permanente “fazer” do sentido de cada evento.
Os conceitos de espacialidade e temporalidade no teatro e na performance, a sua incorporação pelo actor e pelo espectador através de padrões de acções, imagens, emoções e suas consequências a nível cognitivo.
Modos de relação entre efemeridade das artes performativas e inscrição das experiências físicas (corpo) na mente (memória). O arquivo de imagens como instrumento e criação.


Seminário de doutoramento | Maria João Brilhante e Catarina Firmo
2ºsemestre| 6ª 14:00 às 17:00| Sala

Este seminário é o espaço por excelência do cruzamento, do confronto e da fertilização heurística das disciplinas. Pretende-se com ele desenvolver a capacidade dos estudantes para a realização de investigações originais capazes de fazer progredir o saber sobre teatro e artes performativas relativamente às áreas sobre que incide o ciclo de estudos e que se concretizam nas unidades curriculares opcionais.
Os conteúdos serão definidos de acordo com as áreas de investigação: de investigadores senior convidados a apresentar um tópico e a discuti-lo com estudantes e docentes do curso; de investigadores junior do CET que serão convidados a fazer uma apresentação sobre o seu tema de investigação; dos estudantes, que deverão assistir a todas as sessões, e que apresentarão um trabalho individual realizado para um dos seminários do 1º ano do curso. Tanto quanto possível, serão preparadas sessões que respondem aos interesses, dificuldades, lacunas e necessidades de formação dos doutorandos e que não estejam cobertas pelos conteúdos programáticos das unidades curriculares.


Workshop I – Prática como Investigação | Gustavo Vicente e Paula Caspão |2º semestre | 2ª 10:00 às 13:00| Sala

Em Prática como Investigação (PcI) pretende-se deslocar o olhar sobre o conhecimento, recentrando os processos de investigação nas artes performativas em torno da experiência corpórea do ‘fazer’ – à margem da ‘observação objectivada’ que tem balizado os paradigmas da investigação noutras áreas. Adopta, por isso, um formato de oficina teórico-prática, na qual se procura mobilizar o pensamento crítico com vista à produção de conhecimento a partir de uma investigação baseada na prática. Através da promoção da discussão em torno dos processos de pesquisa (materiais, contextos, modos de produção e transferência do saber), por um lado, e o desenvolvimento de metodologias abertas à exploração individual (experimentação, selecção, produção, composição, repetição, improvisação), por outro, a PcI vai ainda ao encontro das necessidades de quem vier a fazer a sua investigação de doutoramento a partir da criação artística.


Seminários opcionais oferecidos pelo Programa:

Estudo do Teatro e Humanidades Digitais (12 ECTS) | José Camões
1º semestre | Sábado 10:00 às 13:00 | Sala

O acesso aos objectos de estudo. Arquivos, bibliotecas e museus digitais.
Adequação dos recursos digitais ao estudo do teatro nas suas múltiplas vertentes (histórica, literária, cénica, etc.). Um caso específico: os recursos do CET (documentação, edição. Iconografia, reconstrução virtual).
Organização da informação recuperada pelo cruzamento de resultados obtidos em diversos recursos como metodologia para a investigação pessoal.
A construção de redes.
Duas faces de uma realidade: bastidores / backoffice e cena / front interface.
Detectar inconformidades ainda existentes entre as humanidades e as novas tecnologias – cedência, compromisso e reivindicação.
Avanços e dificuldades acrescidas: a efemeridade dos objectos virtuais.
Construção de uma sitiografia para o estudo do teatro.


Genética Teatral (6 ECTS) | Ana Clara Santos
1º semestre | Sábado 10:00 às 13:00 | Sala

Este seminário pretende abrir novas perspectivas de reflexão epistemológica e metodológica para a História do teatro e do espectáculo, colocando a investigação da área da genética teatral ao serviço do conhecimento sobre a construção de uma obra em movimento. Questionar o processo criativo a partir das mutações do gesto criador corresponde a um novo paradigma no estudo das artes cénicas em torno da discussão das noções de esboço, de traço, de processo e de produto. Redimensionar o estudo da criação teatral e do gesto criador para além da análise puramente hermenêutica ou semiológica, constitui, assim, uma forma de sensibilização para esta nova abordagem, inédita em Portugal, na qual será dada primazia ao estudo das etapas do processo criativo, da fase de concepção e elaboração até à fase de produção.


Crítica das Artes performativas (6 ECTS) | Rui Pina Coelho
2º semestre | 6ª 10:00 às 13:00 | Sala

Para interpelarmos a crítica das artes performativas, tendo em conta as funções, papéis e importâncias relativas que foi tendo em diferentes contextos geográficos e históricos , é necessário inscrevê-la na esfera pública e atentar nas relações sociais e culturais que o discurso sobre espectáculos mobiliza. Os tópicos em discussão (a história da crítica de artes performativas; a paisagem actual da crítica de artes performativas no plano internacional; a crítica de teatro no século XXI; Avaliar e/ou Interpretar; a alegada crise dos media; a crítica de artes performativas e a esfera pública ) possibilitarão colocar em confronto diferentes práticas, em diferentes contextos geográficos, sociais e culturais.
Estas práticas são frequentemente marcadas pela maneira como o discurso crítico foi respondendo à introdução de novos suportes tecnológicos e aos desvios e cruzamentos com outras formas e disciplinas artísticas, produzindo novos paradigmas e alterando o cânone teatral. Este questionamento e problematização possibilitarão a produção de análises a espectáculos com instrumentos capazes de interpelar criticamente as práticas cénicas contemporâneas.


Espectáculo e Cognição (12ECTS) | Anabela Mendes
2º semestre | 2ª 14:00 às 17:00

O ponto é um ser introvertido cheio de potencialidades.
Wassily Kandinsky
O sistema nervoso entérico não é periférico, mas sim central!
António Damásio

A unidade curricular Espectáculo e Cognição desenvolverá a sua actividade em torno do conceito de Persona (do Latim: per sonare), a fim de identificar a transversalidade e mutabilidade do conhecimento mobilizado pelo programa em quatro áreas distintas que propõe: artes performativas, cinema, neurociência aplicada às humanidades, pensamento jurídico-moral.
O trabalho em torno de cada uma destas áreas do conhecimento permitirá aprofundar o conceito de Persona conjugando-o não só com as áreas mencionadas, mas também perspectivando-o através de áreas subsidiárias de um vasto conjunto de que destacamos as artes plásticas, a música, a filosofia. Paralelamente, os vários núcleos temáticos explorarão a presença de Persona a partir de constelações conceptuais específicas: personagem - anti-personagem – papel - máscara como visualidade - máscara como dispositivo ressoador – rosto-máscara - ocultação/afronta social – desdobramento – composição – enquadramento/duração – personalidade – capacidade - estatuto, entre outras.
Identificaremos também, para cada uma destas vertentes do conceito de Persona, contextualizações próprias e decorrentes das obras a seleccionar, que se projectarão no espaço cénico-performativo e no espaço cinematográfico. Será fomentado diálogo com a diversidade e a amplitude do representacional e correspondentes linguagens, através da análise de comportamentos e configurações do corpo vivo e do corpo potenciado. Dinamizaremos Persona como um ponto e suas linhas expansivas no exercício de cooperação e conflituação e como manifestações da vida entre norma e liberdade.

Programa em Estudos de Teatro

MESTRADO E DOUTORAMENTO EM ESTUDOS DE TEATRO ANO LECTIVO 2020-2021

projecto teatral teatro 2017

Projecto Teatral ©

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Cursos Livres

Em Fevereiro 2020

Conversa com Cláudia Dias sobre o Espetáculo “Quinta-Feira: Abracadabra” do Ciclo Sete Anos Sete Peças

Cláudia Dias é convidada, no âmbito do Seminário de Doutoramento do Programa em Estudos de Teatro, para uma conversa sobre o espetáculo “Quinta-feira: Abracadabra” do Ciclo Sete Anos Sete Peças a realizar no dia 21 de Fevereiro de 2020 das 14H às 17H na sala 2.13 da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Cláudia Dias nasceu em Lisboa, em 1972. É coreógrafa, performer e professora. Concluiu o Mestrado em Artes Cénicas na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa e formou-se em dança na Academia Almadense. Continuou os seus estudos como bolseira na Companhia de Dança de Lisboa e concluiu o Curso de Formação de Intérpretes de Dança Contemporânea, promovido pelo Fórum Dança. Iniciou o seu trabalho como intérprete no Grupo de Dança de Almada. Integrou o coletivo Ninho de Víboras. Colaborou com a Re.Al tendo sido uma intérprete central na estratégia de criação de João Fiadeiro e no desenvolvimento, sistematização e transmissão da Técnica de Composição em Tempo Real. Criou as peças One Woman Show, Visita Guiada, Das coisas nascem coisas, Vontade De Ter Vontade e Nem tudo o que dizemos tem de ser feito nem tudo o que fazemos tem de ser dito. Atualmente desenvolve o projecto Sete Anos Sete Peças, um projecto de longa duração que pretende contrariar a ideia de um futuro precário ou ausente.

Entrada Livre.

Data: 21 de Fevereiro
Horário: das 4H às 17H
Sala: 2.13 da FLUL

 

”Aurora Polo de pesquisa teatral" Estudo sobre o Théâtre du Soleil em língua portuguesa

Os criadores Júlia Carreira e Marcello Amalfi são convidados para duas comunicações, no âmbito do Seminário de Doutoramento e da Unidade Curricular Mimese e Representação, nas sessões dos dias 14 e 20 de fevereiro de 2020, dedicadas à apresentação do projeto de pesquisa ”Aurora Polo de Pesquisa Teatral”, com o título Estudos sobre o Théâtre du Soleil em Língua Portuguesa.

14 de Fevereiro no âmbito do Seminário de Doutoramento, sala 2.13, das 14h00 às 17h00.
20 de Fevereiro, no âmbito da Unidade Curricular Mimese e Representação sala 6.1 das 16h00 às 18h00.

Entrada Livre

Data: 14 e 20 de Fevereiro
Horário: 14-17h - dia 14 | 16h-18h - dia 20
Sala: 2.13 da FLUL


Em Junho 2019

Práticas contemplativas e práticas do ator-performer - Palestra-demonstração e workshop com Nara Keiserman

O CET - Centro de Estudos de Teatro - em conjunto com o PET - Programa em Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e os Estudos em Companhia - Investigação e residência artísticas estão a organizar a Palestra-demonstração e o Workshop Práticas contemplativas e práticas do ator-performer com Nara Keiserman, através do investigador Vítor Lemos.

A palestra baseia-se em temas como os princípios e procedimentos artístico-pedagógicos da investigação Actor rapsodo: pesquisa de procedimentos para uma linguagem gestual, com ênfase na etapa actual, Teatro e Espiritualidade. Existirá também uma demonstração cénica, em que a investigadora performa textos inspirados no pensamento filosófico oriental hinduísta e de autores como Caio Fernando Abreu, Sílvia Nakkack, Swami Muktananda e Laurie Anderson, alternados com a entoação de mantras e cantos da tradição afro-brasileira.
O workshop ​será em torno das práticas de corpo-voz, sendo que a investigação e a criação estão baseados na Yoga da Voz, de Sílvia Nakkach e Alba Lírio, na Suksma Yoga, no Sistema de Chacras e na Leitura Corporal, de Nereida Fontes Vilela. Tais práticas produzem contacto com os corpos físico e subtil, gerando um estado de presença potente e feliz.

Nara Keiserman é actriz, investigadora e professora de Movimento na Escola de Teatro da Unirio, onde actua na Graduação e na Pós-Graduação. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Lisboa, com supervisão de Maria João Brilhante, sobre Aspectos da cena narrativa portuguesa contemporânea: Teatro Meridional, Companhia do Chapitô e Visões Úteis. No momento, realiza um estágio pós-doutoral no LUME Teatro, com Renato Ferracini, na Unicamp.

Destinatários:
Alunos do mestrado e doutoramento do PET e da FMH, assim como investigadores do CET e INET têm inscrição assegurada mediante solicitação enviada por e-mail até ao dia 31 de Maio.

Os demais interessados deverão enviar uma mini biografia e uma breve carta de intenção para o e-mail abaixo indicado até ao dia 31 de Maio.

Inscrições: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Data: 06 de Junho de 2019
Horário: Palestra demonstração: 11h às 13h30- Entrada livre  / Workshop: 15h às 17h30 - Mediante inscrição prévia (vagas limitadas)
Sala: 2.13 da FLUL


Em Maio 2019

Marionetas e Formas Animadas - Palestra com Didier Plassard

No dia 7 de Maio decorrerá uma palestra sobre Marionetas e Formas Animadas com Didier Plassard na Escola António Arroio. Nesta palestra, moderada por Catarina Firmo, serão debatidas várias temáticas inseridas no Projecto Europeu PuppetPlays.

Data: 7 de Maio
Horário: 15h30
Sala: 312 Pequeno Auditório, Escola António Arroio

Curso de Iniciação à Escrita Sonora com Séverine Leroy - Universidade de Rennes 2

O Centro de Estudos de Teatro, juntamente com o Programa em Estudos de Teatro vem por este meio divulgar o Curso de Iniciação à Escrita Sonora, que decorrerá nos dias 2 de Maio entre as 14h00 e as 18h00 e no dia 3 de Maio entre as 09h00 e as 13h00 na sala 2.2 da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Esta formação consistirá num atelier de descoberta das possibilidades de escrita de uma experiência com o sonoro. Que modalidades de registo? Que estéticas das narrativas? Que formatos? Com que finalidade?
Haverá uma parte de trabalho prático pelos estudantes com as ferramentas que conseguirmos mobilizar: pequenos gravadores ou telemóveis. Será preciso além disso que os estudantes estejam equipados com um portátil para passar o som para dossiês e fazer a iniciação à montagem com a ajuda de um programa livre.
O curso será leccionado por Séverine Leroy, doutorada em Estudos Teatrais em Janeiro 2015, com a tese intitulada «L’œuvre théâtrale de Didier-Georges Gabily : poétique d’une mémoire en pièces». Actualmente, é docente e investigadora em Estudos de Teatro da Universidade de Rennes 2.

Data: 2 e 3 de Maio
Horário: 14h00 e as 18h00 (dia 2) | 09h00 e as 13h00 (dia 3)
Sala: 2.2 da FLUL


Em Abril 2019

A Nudez nas Artes Performativas, conversa com Mónica Garnel por Gustavo Vicente, com a convidada Mónica Garnel 

No âmbito da Unidade Curricular de Exercícios Críticos sobre a Cultura Contemporânea, decorreu no dia 24 de Abril, entre as 14h00 e as 16h00 na sala 10.1, um debate sobre a Nudez nas Artes Performativas, com a convidada Mónica Garnel.

Data: 24 de Abril
Horário: 14h00 e as 16h00
Local: sala 10.1

Dentro, um filme de Regina Guimarães e Sanguenail - Sessão de Cinema e debate com os autores

No âmbito da unidade curricular de Exercícios Críticos sobre Cultura Contemporânea, decorreu no dia 8 de Abril, entre as 14h00 e as 19h00 no Anfiteatro III da FLUL, uma sessão de cinema com o Filme Dentro de Regina Guimarães e Sanguenail e após visionamento do filme decorreu um debate com os autores.

Data: 8 de Abril
Horário: 14h00 e as 19h00
Local: Anfiteatro III da FLUL

Dança em situação: coreopolítica e neo-autoritarismo - Seminário com André Lepecki

Neste seminário, iremos ler, dialogar, pensar, e conversar juntos ao longo de 3 dias. Juntos por 3 dias uns com os outros. Juntos por 3 dias com a dança, a performance, a coreografia e o que chamaremos provisoriamente de: “a situação”. Juntos com Christina Sharpe, Denise Ferreira da Silva, Jonathan Crary, Paul Preciado, Shannon Jackson, Morris Holbrook, Elizabeth Hirschman, Cedric J. Robinson, Giorgio Agamben e Georges Didi-Huberman. Ou pelo menos, juntos com alguns de seus textos. Iremos ler bastante, talvez demasiado, em inglês. Iremos conversar em português. E pensar no que for preciso. Vídeos e fotos talvez apareçam. Descrições e co-imaginações serão invocadas. Interessará menos o inédito, do que a manobra de fuga.

Data: 22, 23 e 24 de Abril
Horário: 10h00 e as 13h00 e as 15h00 e as 18h00
Local: Pólo Cultural das Gaivotas | Boavista

Inscreva-se até dia 15 de Abril de 2019 através do envio da ficha de inscrição para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.


Em Outubro 2018

Conferências

Conferência "Criação como rede em construção"

O Centro de Estudos de Teatro está a organizar uma conferência dedicada ao tema Criação como Rede em Construção, com a Prof. Doutora Cecília Salles da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Esta conferência foi organizada em parceria com o Programa de Estudos de Teatro e decorrerá no dia 13 de outubro pelas 10h00, na sala 2.18 da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Nesta conferência será apresentada a linha de pesquisa em processos de criação, que surgiu em meio à necessidade de lidar com documentos de uma grande diversidade de manifestações artísticas. São arquivos da criação sob a forma de diários, cadernos de artistas, registros audiovisuais etc., que viabilizam a compreensão de princípios direcionadores dos processos dos artistas estudados. Tais arquivos são vistos como índices do desenvolvimento do pensamento em processo. Serão discutidos aspetos teóricos e metodológicos, que vêm sofrendo ajustes e ampliações ao longo do tempo. Neste contexto, será apresentado o conceito de criação como rede em construção, pensando em algumas especificidades dos percursos de criação do teatro.

Cecilia Almeida Salles é Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC/SP. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Processos de Criação. Autora dos livros Gesto inacabado (1998), Crítica Genética (2008), Redes da Criação (2006), Arquivos de Criação: arte e curadoria (2010) e Processos de criação em grupo: diálogos (2017).

Data: 13 de outubro
Horário: 10h00
Sala: 2.18 da FLUL
Organização: Centro de Estudos de Teatro e Programa em Estudos de Teatro

Conferência "Crítica de processo de criação"

O Centro de Estudos de Teatro está a organizar uma conferência dedicada ao tema Crítica de Processo de Criação, com a Prof. Doutora Cecília Salles da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Esta conferência decorrerá no dia 12 de outubro de 2018, pelas 15h00 na sala B.3 da Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Nesta conferência será apresentado um histórico da pesquisa de crítica genética, desenvolvida na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, desde os anos de 1990. Um estudo dos documentos de processos (diários, anotações, rascunhos) que partiu da literatura brasileira contemporânea e se expandiu para outras manifestações artísticas, como teatro, artes visuais e dança. A análise desses documentos de materialidades e áreas diversas possibilitou observar alguns aspetos, de natureza geral, sobre o processo de criação: uma possível teoria da criação artística de base semiótica, em diálogo com o conceito de rede e pensadores da cultura. É neste contexto que se propõe uma crítica de processo, sustentada pelo conceito de criação como rede em construção.

Cecilia Almeida Salles é Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC/SP. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Processos de Criação. Autora dos livros Gesto inacabado (1998), Crítica Genética (2008), Redes da Criação (2006), Arquivos de Criação: arte e curadoria (2010) e Processos de criação em grupo: diálogos (2017).

Data: 12 de outubro
Horário: 15h00
Sala: B.3 da Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Organização: Centro de Estudos de Teatro e Programa em Estudos de Teatro


Em Fevereiro e Abril 2018

Fernando Arrabal: biografia, sexualidade e poder como fontes dramatúrgicas, com Bruno Schiappa

Fernando Arrabal é um dramaturgo e cineasta do séc. XX cuja obra tem resultado de uma estreita relação entre teatro e sociedade. O leit motiv da sua obra integra as limitações, liberdades e desejos de ordem sexual bem como as represálias e reações normativas vindas do poder, sobretudo no que se relaciona com as normas de conduta social e moral. Sendo um autor ainda vivo, conhecer e contextualizar a sua biografia e obra a par das alterações sócio-políticas é crucial para a disseminação do conhecimento sobre a relação acima referida.
O objetivo do curso é disponibilizar informação que permita estimular os estudos sobre as temáticas e formas referidas por investigadores de diversas áreas de conhecimento – teatro, cultura e sociedade – através da leitura de 3 textos de teatro e da análise de 3 filmes de Arrabal.

Data: 15/02 a 28/02 de 2018
Horário: a indicar
Sala: a indicar
Inscrições: Janeiro de 2018

Marcos da Dramaturgia Brasileira dos Séculos XX e XXI por Lauro Goes

Estudos de obras da dramaturgia Brasileira, abordagem de temas, enredos, contexto, estrutura cénica e personagens. Exibição dos filmes e reflexões sobre a adaptação das obras para o cinema. 

O curso destina-se a estudantes da pós-graduação (mestrado e doutoramento) nas áreas dos estudos artísticos e estudos literários da Faculdade de Letras. Poderão frequentar alunos de outras escolas da ULisboa ou de outras Universidades. Serão admitidos até ao limite estabelecido (15 alunos) estudantes que comprovem a frequência assídua do curso.

Data: 26 de Fevereiro a 30 de Abril
Horário: Segundas e Quarta-Feiras das 17h00 às 20h00.
Sala: a indicar
Inscrições:Janeiro de 2018

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Em Setembro e Outubro 2017

O Livro das Passagens de Walter Benjamin/ Walter Benjamin's Arcades Project com Sam Dolbear

O curso irá incidir, em particular, no Livro das Passagens, de Walter Benjamin, obra de cunho histórico e teórico, vasta mas inacabada (escrita entre 1927 e 1940). O estudo desta obra atravessa uma multiplicidade de campos, como a historiografia, a relação entre Filosofia e História, a natureza do modernismo e da modernidade, o papel do arquivo, o estatuto epistemológico do fragmento, o legado do século XIX no século XX e o impacto do fascismo na nossa capacidade de rememorar e narrar a História. A partir do Livro das Passagens, podemos mapear um conjunto de temas que atravessam a obra de Walter Benjamin’s no seu todo, mas, dada a sua metodologia singular, ancorada no arquivo, serve igualmente como fonte documental na investigação sobre a Paris do século XIX, e depois. O curso tem vários objectivos: traçar um retrato panorâmico de um texto já de si panorâmico, analisar um leque amplo de questões relacionadas com o cruzamento entre história e teoria, aprofundar o conhecimento da história e produção teórica oitocentista e, através desta obra específica, ganhar familiaridade com a obra de Walter Benjamin no seu conjunto.

Data: 16/09/2017 a 21/10/2017
Horário: 3ªs feiras | 14:00 às 17:00
Sala: a indicar
Inscrições até dia 13 de Setembro nos Serviços Académicos
Saiba + em https://readingthearcades.tumblr.com

 

Palestras

Registro de processos criativos: desafios para o teatro musical por Marcus Mota

(professor de Teoria e História do Teatro na Universidade de Brasília)

A pressuposta e indiscutida efemeridade de obras teatrais parece estar mais relacionada a uma cultura livresca que à materialidade mesma das Artes Cênicas. Ao contrário, no lugar de experiências evanescentes, transitórias, tais obras deixam rastros, marcas, geram memória e projetam desejos.
Entre tantos exemplos, caso extremo é de obras dramático-musicais. Elas se constituem em desafios para sua documentação. Para discutir a questão, apresenta-se pesquisa realizada no Laboratório de Dramaturgia(LADI)-UnB e financaida pela CNPq, que desenvolveu um protótipo de Dramaturgia musical Online. A ideia é aproximar registro e criação, com o intuito de subsidiar futuras edições online de obras dramático-musicais.
O protótipo é de uma database que disponibiliza no ambiente virtual arquivos de som, texto os quais, em um primeiro momento, organizam a relação entre os partícipes de um processo criativo, e que depois fornecem os materiais para uma edição multidimensional do espetáculo realizado.

Data: 15 de Dezembro
Hora: 17h
Sala: Sala de Video

Comédias e Folguedos na Dramaturgia Brasileira por Luciana Éboli

(professora de Teoria do Teatro no Departamento de Arte Dramática da UFRio Grande do Sul)

A palestra dará conta da pesquisa intitulada Percursos do Drama Brasileiro: narrativas, mitos e performances teatrais, de folguedos e reisados, na formação da dramaturgia. Falar-se-á das bases da pequisa e discutir-se-ão alguns textos dramáticos relacionados com o tema.

Data: 30/10/2017
Hora: 10:00
Sala: Cave A

Pós-Doutoramento em Estudos de Teatro

Brevemente informações disponíveis...