Departamento de Estudos Anglísticos

Contactos

Direcção do Departamento de Estudos Anglísticos

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Alameda da Universidade
1600-214 Lisboa
Portugal

Endereço electrónico da Direcção: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 

Foreign Students

Foreign students are welcome to attend any subject offered by this Department with their respective programmes in English.

 

Cursos

1º Ciclo (Licenciaturas em que o DEA participa)

» Major e Minor em Estudos Ingleses (Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas; Licenciatura em Artes e Humanidades; Licenciatura em Estudos Gerais).

» Major e Minor em Estudos Norte-Americanos (Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas; Licenciatura em Artes e Humanidades; Licenciatura em Estudos Gerais).

» Estudos de Cultura e Comunicação.

» Tradução.

Estudos Pós-Graduados

» Mestrado em Estudos Ingleses e Americanos

Coordenação: Profª Doutora Ana Mendes

» Mestrado em Ensino de Inglês/Outra Língua Estrangeira

Coordenação: Profª Doutora Adelaide Meira Serras

» Mestrado em Ensino de Inglês – 1º Ciclo

Coordenação: Profª Doutora Adelaide Meira Serras; Profª Doutora Lili Cavalheiro

» Doutoramento em Estudos Ingleses e Americanos

Coordenação: Profª Doutora Ana Mendes

 

Regulamento Geral de Avaliação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Coordenações

Literatura Inglesa:

Coordenação: Prof. Doutora Isabel Fernandes

Cultura Inglesa:

Coordenação: Prof. Doutora Adelaide Meira Serras

Língua Inglesa:

Coordenação: Doutor Bernardo Palmeirim; Profª Doutora Cecilia Beecher Martins; Profª Doutora Paula Horta

Linguística Inglesa:

Coordenação: Prof. Doutor Carlos Gouveia

Literatura e Cultura Norte-Americana:

Coordenação: Prof.s Doutoras Margarida Vale de Gato

Tradução e Interpretação:

Coordenação: Prof. Doutora Isabel Fernandes

Salas e Institutos

No 2º piso existem as seguintes salas onde os docentes das várias especialidades procedem ao atendimento dos seus alunos e demais actividades inerentes à sua área.

  • Sala de Direcção do DEA
  • Sala de Reuniões
  • Sala de Leitores
  • Sala de Literatura Inglesa
  • Sala de Linguística Inglesa

 

Instituto de Cultura Inglesa

Directora: Profª Adelaide Meira Serras

O Instituto de Cultura Inglesa (ICI) é uma entidade integrada no Departamento de Estudos Anglísticos da FLUL que tem por objectivo dar apoio ao corpo docente e discente nas suas actividades pedagógicas e de pesquisa e investigação no âmbito dos estudos anglísticos e de outras culturas de expressão inglesa. O Instituto tem como áreas científicas prioritárias a Literatura, a Cultura e a Linguística Inglesas. A fundação do Instituto de Cultura Inglesa (ICI) data de 1958, ano em que a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) abandonou as instalações do Campo Santana e veio ocupar um edifício novo, construído numa zona de Lisboa a que, já nessa altura, se dava o nome de Cidade Universitária.

O ICI perfilou-se, durante décadas, como um espaço de leitura, possuindo um espólio especializado nas diversas vertentes dos Estudos Ingleses, que se foi actualizando, à medida que os anos passaram. Neste momento, devido a uma nova remodelação das infra-estruturas da FLUL, grande parte dos livros de que o ICI era depositário foi incluída no acervo da Biblioteca da Faculdade. Mantém, no entanto, algumas obras de referência e o espólio Fernando Moser, cuja catalogação promoveu (a consulta dos ficheiros faz-se via catálogo da Biblioteca da Faculdade).

Instituto de Cultura Americana

Directora: Profs Margarida Vale de Gato e José Duarte

O Instituto de Cultura Americana (ICA), fundado em 1958, é uma entidade integrada no Departamento de Estudos Anglísticos da FLUL e funciona como núcleo dinamizador de iniciativas diversas, como acções de formação de professores, colóquios, conferências e encontros, com a participação frequente de escritores, artistas, críticos e/ou professores americanos, bem como de outros especialistas em Estudos Americanos. Fundado em 1958, o Instituto de Cultura Americana (ICA) é uma entidade integrada no Departamento de Estudos Anglísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Ao longo de quase meio século de existência e como o seu nome sugere, o ICA tem centrado a sua actividade na promoção, na coordenação e no apoio à investigação e ao ensino (a nível de licenciatura e de pós-graduação) na área interdisciplinar dos Estudos Americanos.

O ICA encontra-se, ainda, aberto à cooperação com qualquer membro da comunidade interessado nesta área de estudos. O ICA pretende funcionar essencialmente como: Centro bibliográfico de apoio ao corpo docente e discente nas actividades pedagógica e de investigação na área de Estudos Americanos; Espaço de comunicação e de coordenação de actividades de investigadores das várias disciplinas interligadas com os Estudos Americanos; Núcleo dinamizador de iniciativas diversas, como cursos ou acções de formação de professores, colóquios, conferências e encontros (com participação de escritores, artistas, críticos e/ou professores americanos, bem como de outros especialistas na área de Estudos Americanos).