Seminars 2021/2022

MA

1st semestre
  • Tópicos em Comparatismo 1
    Isabel Almeida e Rita Patrício - 3.ªf. 11.00 – 14.00

Dante na tradição: crítica e poesia

Longe de constituir um processo homogéneo ou linear, a canonização de um autor e da sua obra depende de múltiplos factores e participa das transformações que caracterizam a história da poética. O caso de Dante é disso exemplo. Começando pela comparação do lugar que na tradição literária e crítica, em Itália e em Portugal, lhe foi atribuído, procurar-se-á compreender, a par das leituras realizadas e da escrita daí resultante (v.g., poesia, traduções – literárias e intermediais –, ensaio), o texto que as suscita. Dois períodos – os séculos XVI-XVII; XIX-XX – serão especial objecto de atenção. Ao longo dos seminários, a discussão do corpus proposto (desde o Cancioneiro Geral até à poesia de António Osório, passando por Camões, Pascoaes, Pessoa ou Sena, entre outros) permitirá sugerir ainda novas hipóteses de desenvolvimento dos estudos dantescos. Que imagens convoca o nome de um autor como Dante? Que apropriações desperta a sua obra?

 

  • Tópicos em Comparatismo 2
    Marta Pacheco Pinto - 4.ªf. 15.30 – 18.30

Ficcionalizações contemporâneas de tradutores e da tradução

O que acontece quando os tradutores passam de agentes a objectos de representação? Neste seminário, reflectir-se-á sobre esta problemática através da discussão de obras de ficção em que a figura do tradutor/intérprete é personagem principal e a tradução, além de ofício ou meio de comunicação, se configura como expressão da condição humana e forma de estar ou de se procurar no mundo. As leituras, organizadas em torno de eixos temáticos, darão conta da diversidade de tópicos que este tipo de ficção explora: 

  • visibilidade/invisibilidade do tradutor;
  • corporização da experiência tradutória e do estranhamento linguístico;
  • noções de texto traduzido, autoria e criatividade literária;
  • (in)traduzibilidade e estratégias de tradução;
  • relação tradutor-autor e tradutor-editor;
  • ética tradutória;
  • metáforas da tradução e do tradutor.

Os textos a serem estudados incluem o filme O Primeiro Encontro (Arrival, dir. Denis Villeneuve, 2016) e os contos “With tongues” (2006) de David Gaffney, “Saint George and the translator” (2007 [1993]) de Yōko Tawada, “O intérprete” (1​995) e “Notas ao pé da página” (1995) de Moacyr Scliar e “Intérprete de enfermidades” (1999) de Jhumpa Lahiri, bem como os romances Rakushisha (2007) de Adriana Lisboa e A Noiva do Tradutor (2015) de João Reis.

 

  • Seminário de Investigação (S3)
    Helena Buescu - 4.ª feira, 12.30-14.00

O Seminário visa introduzir os mestrandos no conhecimento das ferramentas metodológicas essenciais para a investigação avançada em Estudos Comparatistas, tanto para a elaboração da tese de mestrado, como em tarefas inerentes à pesquisa científica e à actividade académica em geral (e.g. publicação de artigos e livros, participação e organização de encontros científicos, preparação de candidaturas).

 

2nd semestre
  • Tópicos em Comparatismo 3
    Ângela Fernandes - 3.ªf. 15.30 – 18.30

Entre arte e ciência: imaginação, experiência e conhecimento

Uma personagem da peça El cartógrafo, de Juan Mayorga (2010), pergunta: «¿qué es un mapa, ciencia o arte?». A mesma questão se coloca a propósito de diferentes práticas e diferentes objectos, nomeadamente aqueles em que parecem confluir processos que implicam uma complexa relação com o mundo. Pretende-se, neste seminário, analisar esta hesitação sobre como identificar diversos modos de busca e construção de conhecimento, em que se reconhecem ao mesmo tempo movimentos imaginativos, métodos experimentais ou gestos de invenção. A leitura comparada de um conjunto de textos permitirá discutir diferentes dimensões desta problemática: o auto-conhecimento e a identidade pessoal; o conhecimento histórico e a memória colectiva; o conhecimento do mundo natural e o “método científico”; as implicações éticas e os limites da experiência e da busca do saber; a arte como experimentação radical e invenção.

Principais obras em estudo: El cartógrafo, de Juan Mayorga; Copenhagen, de Michael Frayn; Waiting for the Barbarians, de J.M. Coetzee; os filmes Nostalgia de la luz, El botón de nácar, e La cordillera de los sueños, de Patricio Guzmán.

 

  • Seminário Interartes / Interarts Seminar
    Jan Baetens (KULeuven) e Donata Menegheli (U. Bologna)
    Intensive Seminar, in English: 17-23 February and 19-25 May 2022

Part 1: Illustration as “genre”

Jan Baetens (KU Leuven)

17-18 and 21-23 February 2022, 10:00-14:00.

This first part of the seminar will be divided in two moments, starting with a theoretical-historical approach on illustration as “genre” and its position in-between artist book and picture book. The discussion of the genre will focus on aspects such as book history, printing and medium issues, texts vs paratext (cover illustrations), narratology, and cultural history. We will discuss various types of literary works: narrative fiction, documentary writing, and poetry from different periods, in order to give as broad an overview as possible.

The students will be invited to give presentations of selected case studies. I will provide a first list (trying to avoid the usual suspects such as Alice in Wonderland), while giving the students the possibility to make a comparative analysis of these works with books from their own linguistic or cultural background. I will also provide some bibliographical information on the books they will have to study and present.

Part 2: Image/text, intermediality, and performativity: the example of Sophie Calle

Donata Meneghelli (U. Bologna)

19-20 and 23-25 May 2022, 10:00-14:00

This second part of the seminar will discuss the image/text relation, and the notions of intermediality and performativity (in a twofold meaning: as doing things with words and/or images, and as doing things that engender texts and/or images), starting from the work of French artist Sophie Calle (b. 1953). Calle’s work not only revolves around the constant interplay between language and the photographic image, but is unclassifiable as it oscillates between different domains: visual arts, performance, photography, or literature? Aesthetics or ethnography? Action or representation? Documentary research or expression? Fiction or reality? By perpetually crossing and blurring the borders of these domains, by staging concrete situations and games, by using different media/supports (exhibition, photo book, film, her own body and persona), as well as by questioning the dialectics between images and words, Calle has explored some paramount aspects of social life such as privacy, exposure, voyeurism and surveillance, collective and individual memory, money, the politics of love and gender relations.  

 

  • Seminário de Opção
    Duarte Braga - 5.ªf. 15.30 – 18.30

Modas, manias e filias da Ásia

Este seminário pretende explorar o gosto pelo “oriental” no âmbito do gosto pelo exotismo geográfico ou histórico enquanto fenómeno europeu e cosmopolita dos séculos XIX e XX. As estéticas mais conhecidas são a chinoiserie e a japonaiserie (aspetos da sinofilia e da nipofilia), assim como a indofilia, mas existem outras menos atendidas, com uma dimensão mais histórica, como a egiptomania e a assiriomania, ou o gosto por Bizâncio. Será estudada a forte presença destas estéticas na cultura material e popular: a decoração (biombos, porcelanas), a pintura, os trajes, bem como em textos sobretudo literários. O seminário propõe entender estas manias, modas e filias como alegorias de uma Europa espiritualmente esgotada, pelas afinidades que se evidenciam com os requintes de sociedades consideradas decadentes. Contudo, apreciar-se-á como a assimilação da Ásia foi sempre limitada por preconceitos vários e pela noção de superioridade administrativa e militar da Europa, em consonância com o imperialismo europeu da época.

As leituras incluem quer textos primários – de autores como Téophile Gautier, Eça de Queirós, Wenceslau de Moraes, Camilo Pessanha, Alberto Osório de Castro, Giacomo Puccini, Oscar Wilde, Fernando Pessoa e os modernistas portugueses, entre outros – quer ensaios críticos, de Edward Said, Victor Segalen, Alexander Macfie, António Hespanha, entre outros.

 

  • Seminário de Orientação (S4)
    Coord. Helena Buescu

O seminário visa o desenvolvimento da autonomia e das capacidades de investigação do mestrando com o objectivo de escrever a sua dissertação de mestrado em Estudos Comparatistas. A redacção da dissertação é acompanhada pelo(s) orientador(s) em trabalho tutorial.

 

PhD

1st semester
  • Tópicos em Estudos Comparatistas I
    Luísa Afonso Soares - 3.ªf. 15.30 – 18.30

Criar e Contestar Memórias: Literatura, Artes e Cidadania

Partindo das ideias de fragilidade e permeabilidade, este Seminário propõe-se pensar criticamente as dinâmicas da memória cultural em contextos políticos, sociais e mentais em transformação. Como se constitui a memória cultural, que critérios presidem à sua consolidação ou à sua contestação, o que garante a sua sobreviva, que meios e agentes viabilizam a mediação ou remediação de passados conflituantes e abrem caminho a um pensamento ético são algumas das questões que procuraremos seguir. Esta abordagem comparativa centrar-se-á em figurações da memória na Literatura e nas Artes contemporâneas, sem perder de vista a representação da memória no espaço público. Propõe-se ainda uma reflexão sobre a importância crescente dos media na “invenção de memórias”, nas políticas de memória e na contestação de formas simbólicas e práticas recordatórias inscritas na memória colectiva.

A Costa dos Murmúrios de Lídia Jorge e o filme homónimo de Margarida Cardoso, bem como Os Emigrantes de W.G. Sebald constituirão o corpus essencial deste seminário, ao qual se juntarão outros artefactos e práticas culturais, que de uma forma ou de outra constroem ou desconstroem a memória cultural.

 

  • Tópicos em Estudos Comparatistas II
    Everton V. Machado - 5.ªf. 15.30 – 18.30

O mito do harém na literatura e nas artes

Apesar de representarem tudo o que havia de «oriental» no Oriente, os aposentos destinados às mulheres no mundo islâmico sempre foram interditos ao olhar do viajante europeu do sexo masculino. Assim, muitos especialistas defendem dever ser investigada antes a relação da «imaginação» ocidental com o harém do que o suposto conhecimento dos ocidentais sobre este. Fazendo convergir ferramentas de estudo do domínio da Literatura Comparada, este seminário propõe uma travessia pelo imaginário do harém, com as suas odaliscas e concubinas, sob o «despotismo» do homem muçulmano. Perscrutar-se-á́ o tema desde o tópos do cativeiro na literatura medieval até às origens do sub-género «desert romance novel» (que se revitalizou no século XXI com o nome mais popular de «sheik romance»), passando, naturalmente, pelo período romântico (quando se cristalizou a ideia do harém tal como o conhecemos, pelas mãos de grandes escritores), e verificando a sua ressonância na pintura, na ópera e no cinema. Entre as obras de leitura fundamental, encontram-se Cartas Persas (1721) de Montesquieu e Nasci num Harém: As mil noites de Xerazade (1994) de Fatima Mernissi.

 

  • Investigação Avançada I (S3)
    Santiago Pérez Isasi - 4.ªf. 11.00 – 14.00

Este Seminário de Investigação visa oferecer aos estudantes as ferramentas metodológicas essenciais para desenvolver a sua investigação, tanto no que diz respeito à elaboração da tese de doutoramento em curso, como em outras tarefas inerentes à actividade académica e essenciais no campo da pesquisa (e.g., apresentação de papers, publicação de artigos e volumes, organização de colóquios, gestão de projectos, apresentação de candidaturas, etc.).

Os objectivos específicos são:

- Fornecer as ferramentas necessárias que permitam ao estudante desenvolver uma pesquisa autónoma, tanto durante o doutoramento como em fases posteriores;

- desenvolver a capacidade de apresentação dos resultados da pesquisa por parte do estudante, tanto no domínio da expressão oral como ao nível da escrita;

- fomentar a capacidade de o estudante reagir criticamente e de acordo com o nível avançado da sua formação a apresentações de outros.

 

2nd semester
  • Tópicos em Estudos Comparatistas III
    Claudia Fischer - 4.ªf. 15.30 – 18.30

Graça, génio e corpo. Uma perspectiva intermedial

Graça (em grego charis) é um conceito que, na continuidade de uma longa linha de descrições, ocupa um lugar relevante no debate setecentista europeu sobre estética. Se, na sua poética descrição do Torso de Belvedere, o arqueólogo Winckelmann a eleva a epítome da estética classicista, Friedrich Schiller desenvolve toda uma teoria da graça que irá constituir um dos alicerces do seu célebre programa de Educação Estética. O ideal de “beleza em movimento”, como Schiller a define, encontra a sua paisagem privilegiada no corpo humano. Já o conceito de génio, que se aproxima da descrição de graça por via da sua proverbial relação com uma dimensão sobre-humana, mereceu inúmeros estudos e representações literárias e artísticas nos séculos XVIII e XIX.

Neste seminário, observaremos como as ideias de graça (ou graciosidade) e de génio se manifestam na literatura e nas outras artes deste período e como a sua íntima relação com o corpo – evidenciada em descrições do sonâmbulo, do bailarino, do esgrimista, do louco, da marioneta – dará lugar a novas representações do artista, como, por exemplo, a do equilibrista na corda bamba projectado por Nietzsche no seu Zarathustra.

 

  • Seminário Interartes / Interarts Seminar
    Jan Baetens (KULeuven) e Donata Menegheli (U. Bologna)
    Intensive seminar, in English: 17-23 February and 19-25 May 2022.

Part 1: Illustration as “genre”

Jan Baetens (KU Leuven)

17-18 and 21-23 February 2022, 10:00-14:00.

This first part of the seminar will be divided in two moments, starting with a theoretical-historical approach on illustration as “genre” and its position in-between artist book and picture book. The discussion of the genre will focus on aspects such as book history, printing and medium issues, texts vs paratext (cover illustrations), narratology, and cultural history. We will discuss various types of literary works: narrative fiction, documentary writing, and poetry from different periods, in order to give as broad an overview as possible.

The students will be invited to give presentations of selected case studies. I will provide a first list (trying to avoid the usual suspects such as Alice in Wonderland), while giving the students the possibility to make a comparative analysis of these works with books from their own linguistic or cultural background. I will also provide some bibliographical information on the books they will have to study and present.

Part 2: Image/text, intermediality, and performativity: the example of Sophie Calle

Donata Meneghelli (U. Bologna)

19-20 and 23-25 May 2022, 10:00-14:00

This second part of the seminar will discuss the image/text relation, and the notions of intermediality and performativity (in a twofold meaning: as doing things with words and/or images, and as doing things that engender texts and/or images), starting from the work of French artist Sophie Calle (b. 1953). Calle’s work not only revolves around the constant interplay between language and the photographic image, but is unclassifiable as it oscillates between different domains: visual arts, performance, photography, or literature? Aesthetics or ethnography? Action or representation? Documentary research or expression? Fiction or reality? By perpetually crossing and blurring the borders of these domains, by staging concrete situations and games, by using different media/supports (exhibition, photo book, film, her own body and persona), as well as by questioning the dialectics between images and words, Calle has explored some paramount aspects of social life such as privacy, exposure, voyeurism and surveillance, collective and individual memory, money, the politics of love and gender relations.  

 

  • Investigação Avançada II (S4)
    Coord. Ângela Fernandes

O seminário visa a consolidação da autonomia e das competências de investigação dos doutorandos em Estudos Comparatistas, a ampliação do leque de referências no tópico de pesquisa escolhido, e a familiarização com as bases teóricas e metodológicas mais adequadas ao projecto de tese. Cada doutorando deverá: desenvolver pesquisa específica para o seu projecto doutoral, com o acompanhamento tutorial do(s) orientador(es); participar em actividades de investigação promovidas pelos grupos do Centro de Estudos Comparatistas, e em encontros científicos (colóquios, seminários, escolas de verão) relevantes para a sua pesquisa; apresentar e discutir o seu projecto de tese numa prova de qualificação, no final do semestre.