O Doutoramento em Estudos Comparatistas oferece formação avançada de 3.º ciclo no ramo de Estudos de Literatura e de Cultura – especialidade de Estudos Comparatistas, e também nos ramos de Tradução e de Estudos Artísticos – especialidade de Estudos Interartes.

Sendo um ciclo de estudos constituído por 240 ECTS, um percurso normal pressupõe a conclusão do doutoramento no final do quarto ano.

Os primeiros dois anos destinam-se à formação curricular avançada: o primeiro ano (S1 e S2) consiste na frequência de um conjunto de cinco seminários, e no desenvolvimento de investigação preliminar e supervisionada no âmbito de um dos grupos de investigação do Centro de Estudos Comparatistas da FLUL; o segundo ano consiste na frequência de um seminário metodológico sobre investigação avançada (S3), e no cumprimento de um plano individual supervisionado (S4). No final deste quarto semestre, os estudantes apresentam e discutem os seus projetos de tese perante um júri de qualificação constituído pelo(s) orientador(es), um avaliador externo e o diretor do curso de doutoramento.

Os restantes dois anos são dedicados à elaboração da tese e à integração do doutorando no meio científico, podendo contemplar um curto período de investigação em mobilidade internacional. A tese estará concluída no final do oitavo semestre do ciclo de estudos.

Descrição oficial do ciclo de estudos: Despacho n.º 10699/2017.

 

Os doutorandos do PEC integram o Centro de Estudos Comparatistas da FLUL como "investigadores em formação", o que lhes permite participar nas dinâmicas de pesquisa e disseminação de conhecimento desta Unidade de Investigação financiada pela FCT.

 

Em 2020/2021, o Centro de Estudos Comparatistas colocou a concurso 2 Bolsas de Investigação para Doutoramento. Os destinatários destas bolsas eram candidatos inscritos (ou em condições para se inscreverem) no Doutoramento em Estudos Comparatistas. O concurso esteve aberto entre 16 de Abril e 16 de Junho de 2020​.

O edital e os resultados do concurso de bolsas pode ser consultado na página da Faculdade de Letras da ULisboa.
 

Entre 2015/2016 e 2019/2020, o doutoramento em Estudos Comparatistas esteve em funcionamento como PhD-COMP - Programa Internacional de Doutoramento FCT em Estudos Comparatistas, numa parceria entre a Universidade de Lisboa e as Universidades de Bolonha (Itália) e de Lovaina (Bélgica). Durante estas cinco edições, o PhD-COMP foi um programa doutoral financiado, atribuindo um total de 25 bolsas (BD). Toda a informação sobre o PhD-COMP está disponível  aqui.

 

Desde 1 de Setembro de 2018, as candidaturas aos cursos de​ 2.º e 3.º ciclos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa ​estão abertas em permanência.

Até 31 de Outubro de cada ano, aceitam-se candidaturas de estudantes que pretendem iniciar a sua formação no segundo semestre.

Até 31 de Março de cada ano, aceitam-se candidaturas de estudantes que pretendem iniciar a sua formação no primeiro semestre do ano lectivo seguinte.

Se pretende apresentar uma candidatura ao Doutoramento em Estudos Comparatistas, deverá contactar previamente a directora de curso através do email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Para efectuar o processo de candidatura, o qual se realiza exclusivamente on-line, deverá aceder ao  Portal de Candidaturas da FLUL

Directora de Curso: Prof.ª Doutora Ângela Fernandes