Cursos Livres

Em Fevereiro 2020

Conversa com Cláudia Dias sobre o Espetáculo “Quinta-Feira: Abracadabra” do Ciclo Sete Anos Sete Peças

Cláudia Dias é convidada, no âmbito do Seminário de Doutoramento do Programa em Estudos de Teatro, para uma conversa sobre o espetáculo “Quinta-feira: Abracadabra” do Ciclo Sete Anos Sete Peças a realizar no dia 21 de Fevereiro de 2020 das 14H às 17H na sala 2.13 da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Cláudia Dias nasceu em Lisboa, em 1972. É coreógrafa, performer e professora. Concluiu o Mestrado em Artes Cénicas na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa e formou-se em dança na Academia Almadense. Continuou os seus estudos como bolseira na Companhia de Dança de Lisboa e concluiu o Curso de Formação de Intérpretes de Dança Contemporânea, promovido pelo Fórum Dança. Iniciou o seu trabalho como intérprete no Grupo de Dança de Almada. Integrou o coletivo Ninho de Víboras. Colaborou com a Re.Al tendo sido uma intérprete central na estratégia de criação de João Fiadeiro e no desenvolvimento, sistematização e transmissão da Técnica de Composição em Tempo Real. Criou as peças One Woman Show, Visita Guiada, Das coisas nascem coisas, Vontade De Ter Vontade e Nem tudo o que dizemos tem de ser feito nem tudo o que fazemos tem de ser dito. Atualmente desenvolve o projecto Sete Anos Sete Peças, um projecto de longa duração que pretende contrariar a ideia de um futuro precário ou ausente.

Entrada Livre.

Data: 21 de Fevereiro
Horário: das 4H às 17H
Sala: 2.13 da FLUL

 

”Aurora Polo de pesquisa teatral" Estudo sobre o Théâtre du Soleil em língua portuguesa

Os criadores Júlia Carreira e Marcello Amalfi são convidados para duas comunicações, no âmbito do Seminário de Doutoramento e da Unidade Curricular Mimese e Representação, nas sessões dos dias 14 e 20 de fevereiro de 2020, dedicadas à apresentação do projeto de pesquisa ”Aurora Polo de Pesquisa Teatral”, com o título Estudos sobre o Théâtre du Soleil em Língua Portuguesa.

14 de Fevereiro no âmbito do Seminário de Doutoramento, sala 2.13, das 14h00 às 17h00.
20 de Fevereiro, no âmbito da Unidade Curricular Mimese e Representação sala 6.1 das 16h00 às 18h00.

Entrada Livre

Data: 14 e 20 de Fevereiro
Horário: 14-17h - dia 14 | 16h-18h - dia 20
Sala: 2.13 da FLUL


Em Junho 2019

Práticas contemplativas e práticas do ator-performer - Palestra-demonstração e workshop com Nara Keiserman

O CET - Centro de Estudos de Teatro - em conjunto com o PET - Programa em Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e os Estudos em Companhia - Investigação e residência artísticas estão a organizar a Palestra-demonstração e o Workshop Práticas contemplativas e práticas do ator-performer com Nara Keiserman, através do investigador Vítor Lemos.

A palestra baseia-se em temas como os princípios e procedimentos artístico-pedagógicos da investigação Actor rapsodo: pesquisa de procedimentos para uma linguagem gestual, com ênfase na etapa actual, Teatro e Espiritualidade. Existirá também uma demonstração cénica, em que a investigadora performa textos inspirados no pensamento filosófico oriental hinduísta e de autores como Caio Fernando Abreu, Sílvia Nakkack, Swami Muktananda e Laurie Anderson, alternados com a entoação de mantras e cantos da tradição afro-brasileira.
O workshop ​será em torno das práticas de corpo-voz, sendo que a investigação e a criação estão baseados na Yoga da Voz, de Sílvia Nakkach e Alba Lírio, na Suksma Yoga, no Sistema de Chacras e na Leitura Corporal, de Nereida Fontes Vilela. Tais práticas produzem contacto com os corpos físico e subtil, gerando um estado de presença potente e feliz.

Nara Keiserman é actriz, investigadora e professora de Movimento na Escola de Teatro da Unirio, onde actua na Graduação e na Pós-Graduação. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Lisboa, com supervisão de Maria João Brilhante, sobre Aspectos da cena narrativa portuguesa contemporânea: Teatro Meridional, Companhia do Chapitô e Visões Úteis. No momento, realiza um estágio pós-doutoral no LUME Teatro, com Renato Ferracini, na Unicamp.

Destinatários:
Alunos do mestrado e doutoramento do PET e da FMH, assim como investigadores do CET e INET têm inscrição assegurada mediante solicitação enviada por e-mail até ao dia 31 de Maio.

Os demais interessados deverão enviar uma mini biografia e uma breve carta de intenção para o e-mail abaixo indicado até ao dia 31 de Maio.

Inscrições: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Data: 06 de Junho de 2019
Horário: Palestra demonstração: 11h às 13h30- Entrada livre  / Workshop: 15h às 17h30 - Mediante inscrição prévia (vagas limitadas)
Sala: 2.13 da FLUL


Em Maio 2019

Marionetas e Formas Animadas - Palestra com Didier Plassard

No dia 7 de Maio decorrerá uma palestra sobre Marionetas e Formas Animadas com Didier Plassard na Escola António Arroio. Nesta palestra, moderada por Catarina Firmo, serão debatidas várias temáticas inseridas no Projecto Europeu PuppetPlays.

Data: 7 de Maio
Horário: 15h30
Sala: 312 Pequeno Auditório, Escola António Arroio

Curso de Iniciação à Escrita Sonora com Séverine Leroy - Universidade de Rennes 2

O Centro de Estudos de Teatro, juntamente com o Programa em Estudos de Teatro vem por este meio divulgar o Curso de Iniciação à Escrita Sonora, que decorrerá nos dias 2 de Maio entre as 14h00 e as 18h00 e no dia 3 de Maio entre as 09h00 e as 13h00 na sala 2.2 da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Esta formação consistirá num atelier de descoberta das possibilidades de escrita de uma experiência com o sonoro. Que modalidades de registo? Que estéticas das narrativas? Que formatos? Com que finalidade?
Haverá uma parte de trabalho prático pelos estudantes com as ferramentas que conseguirmos mobilizar: pequenos gravadores ou telemóveis. Será preciso além disso que os estudantes estejam equipados com um portátil para passar o som para dossiês e fazer a iniciação à montagem com a ajuda de um programa livre.
O curso será leccionado por Séverine Leroy, doutorada em Estudos Teatrais em Janeiro 2015, com a tese intitulada «L’œuvre théâtrale de Didier-Georges Gabily : poétique d’une mémoire en pièces». Actualmente, é docente e investigadora em Estudos de Teatro da Universidade de Rennes 2.

Data: 2 e 3 de Maio
Horário: 14h00 e as 18h00 (dia 2) | 09h00 e as 13h00 (dia 3)
Sala: 2.2 da FLUL


Em Abril 2019

A Nudez nas Artes Performativas, conversa com Mónica Garnel por Gustavo Vicente, com a convidada Mónica Garnel 

No âmbito da Unidade Curricular de Exercícios Críticos sobre a Cultura Contemporânea, decorreu no dia 24 de Abril, entre as 14h00 e as 16h00 na sala 10.1, um debate sobre a Nudez nas Artes Performativas, com a convidada Mónica Garnel.

Data: 24 de Abril
Horário: 14h00 e as 16h00
Local: sala 10.1

Dentro, um filme de Regina Guimarães e Sanguenail - Sessão de Cinema e debate com os autores

No âmbito da unidade curricular de Exercícios Críticos sobre Cultura Contemporânea, decorreu no dia 8 de Abril, entre as 14h00 e as 19h00 no Anfiteatro III da FLUL, uma sessão de cinema com o Filme Dentro de Regina Guimarães e Sanguenail e após visionamento do filme decorreu um debate com os autores.

Data: 8 de Abril
Horário: 14h00 e as 19h00
Local: Anfiteatro III da FLUL

Dança em situação: coreopolítica e neo-autoritarismo - Seminário com André Lepecki

Neste seminário, iremos ler, dialogar, pensar, e conversar juntos ao longo de 3 dias. Juntos por 3 dias uns com os outros. Juntos por 3 dias com a dança, a performance, a coreografia e o que chamaremos provisoriamente de: “a situação”. Juntos com Christina Sharpe, Denise Ferreira da Silva, Jonathan Crary, Paul Preciado, Shannon Jackson, Morris Holbrook, Elizabeth Hirschman, Cedric J. Robinson, Giorgio Agamben e Georges Didi-Huberman. Ou pelo menos, juntos com alguns de seus textos. Iremos ler bastante, talvez demasiado, em inglês. Iremos conversar em português. E pensar no que for preciso. Vídeos e fotos talvez apareçam. Descrições e co-imaginações serão invocadas. Interessará menos o inédito, do que a manobra de fuga.

Data: 22, 23 e 24 de Abril
Horário: 10h00 e as 13h00 e as 15h00 e as 18h00
Local: Pólo Cultural das Gaivotas | Boavista

Inscreva-se até dia 15 de Abril de 2019 através do envio da ficha de inscrição para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.


Em Outubro 2018

Conferências

Conferência "Criação como rede em construção"

O Centro de Estudos de Teatro está a organizar uma conferência dedicada ao tema Criação como Rede em Construção, com a Prof. Doutora Cecília Salles da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Esta conferência foi organizada em parceria com o Programa de Estudos de Teatro e decorrerá no dia 13 de outubro pelas 10h00, na sala 2.18 da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Nesta conferência será apresentada a linha de pesquisa em processos de criação, que surgiu em meio à necessidade de lidar com documentos de uma grande diversidade de manifestações artísticas. São arquivos da criação sob a forma de diários, cadernos de artistas, registros audiovisuais etc., que viabilizam a compreensão de princípios direcionadores dos processos dos artistas estudados. Tais arquivos são vistos como índices do desenvolvimento do pensamento em processo. Serão discutidos aspetos teóricos e metodológicos, que vêm sofrendo ajustes e ampliações ao longo do tempo. Neste contexto, será apresentado o conceito de criação como rede em construção, pensando em algumas especificidades dos percursos de criação do teatro.

Cecilia Almeida Salles é Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC/SP. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Processos de Criação. Autora dos livros Gesto inacabado (1998), Crítica Genética (2008), Redes da Criação (2006), Arquivos de Criação: arte e curadoria (2010) e Processos de criação em grupo: diálogos (2017).

Data: 13 de outubro
Horário: 10h00
Sala: 2.18 da FLUL
Organização: Centro de Estudos de Teatro e Programa em Estudos de Teatro

Conferência "Crítica de processo de criação"

O Centro de Estudos de Teatro está a organizar uma conferência dedicada ao tema Crítica de Processo de Criação, com a Prof. Doutora Cecília Salles da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Esta conferência decorrerá no dia 12 de outubro de 2018, pelas 15h00 na sala B.3 da Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Nesta conferência será apresentado um histórico da pesquisa de crítica genética, desenvolvida na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, desde os anos de 1990. Um estudo dos documentos de processos (diários, anotações, rascunhos) que partiu da literatura brasileira contemporânea e se expandiu para outras manifestações artísticas, como teatro, artes visuais e dança. A análise desses documentos de materialidades e áreas diversas possibilitou observar alguns aspetos, de natureza geral, sobre o processo de criação: uma possível teoria da criação artística de base semiótica, em diálogo com o conceito de rede e pensadores da cultura. É neste contexto que se propõe uma crítica de processo, sustentada pelo conceito de criação como rede em construção.

Cecilia Almeida Salles é Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC/SP. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Processos de Criação. Autora dos livros Gesto inacabado (1998), Crítica Genética (2008), Redes da Criação (2006), Arquivos de Criação: arte e curadoria (2010) e Processos de criação em grupo: diálogos (2017).

Data: 12 de outubro
Horário: 15h00
Sala: B.3 da Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Organização: Centro de Estudos de Teatro e Programa em Estudos de Teatro


Em Fevereiro e Abril 2018

Fernando Arrabal: biografia, sexualidade e poder como fontes dramatúrgicas, com Bruno Schiappa

Fernando Arrabal é um dramaturgo e cineasta do séc. XX cuja obra tem resultado de uma estreita relação entre teatro e sociedade. O leit motiv da sua obra integra as limitações, liberdades e desejos de ordem sexual bem como as represálias e reações normativas vindas do poder, sobretudo no que se relaciona com as normas de conduta social e moral. Sendo um autor ainda vivo, conhecer e contextualizar a sua biografia e obra a par das alterações sócio-políticas é crucial para a disseminação do conhecimento sobre a relação acima referida.
O objetivo do curso é disponibilizar informação que permita estimular os estudos sobre as temáticas e formas referidas por investigadores de diversas áreas de conhecimento – teatro, cultura e sociedade – através da leitura de 3 textos de teatro e da análise de 3 filmes de Arrabal.

Data: 15/02 a 28/02 de 2018
Horário: a indicar
Sala: a indicar
Inscrições: Janeiro de 2018

Marcos da Dramaturgia Brasileira dos Séculos XX e XXI por Lauro Goes

Estudos de obras da dramaturgia Brasileira, abordagem de temas, enredos, contexto, estrutura cénica e personagens. Exibição dos filmes e reflexões sobre a adaptação das obras para o cinema. 

O curso destina-se a estudantes da pós-graduação (mestrado e doutoramento) nas áreas dos estudos artísticos e estudos literários da Faculdade de Letras. Poderão frequentar alunos de outras escolas da ULisboa ou de outras Universidades. Serão admitidos até ao limite estabelecido (15 alunos) estudantes que comprovem a frequência assídua do curso.

Data: 26 de Fevereiro a 30 de Abril
Horário: Segundas e Quarta-Feiras das 17h00 às 20h00.
Sala: a indicar
Inscrições:Janeiro de 2018

Mais informações »


Em Setembro e Outubro 2017

O Livro das Passagens de Walter Benjamin/ Walter Benjamin's Arcades Project com Sam Dolbear

O curso irá incidir, em particular, no Livro das Passagens, de Walter Benjamin, obra de cunho histórico e teórico, vasta mas inacabada (escrita entre 1927 e 1940). O estudo desta obra atravessa uma multiplicidade de campos, como a historiografia, a relação entre Filosofia e História, a natureza do modernismo e da modernidade, o papel do arquivo, o estatuto epistemológico do fragmento, o legado do século XIX no século XX e o impacto do fascismo na nossa capacidade de rememorar e narrar a História. A partir do Livro das Passagens, podemos mapear um conjunto de temas que atravessam a obra de Walter Benjamin’s no seu todo, mas, dada a sua metodologia singular, ancorada no arquivo, serve igualmente como fonte documental na investigação sobre a Paris do século XIX, e depois. O curso tem vários objectivos: traçar um retrato panorâmico de um texto já de si panorâmico, analisar um leque amplo de questões relacionadas com o cruzamento entre história e teoria, aprofundar o conhecimento da história e produção teórica oitocentista e, através desta obra específica, ganhar familiaridade com a obra de Walter Benjamin no seu conjunto.

Data: 16/09/2017 a 21/10/2017
Horário: 3ªs feiras | 14:00 às 17:00
Sala: a indicar
Inscrições até dia 13 de Setembro nos Serviços Académicos
Saiba + em https://readingthearcades.tumblr.com

 

Palestras

Registro de processos criativos: desafios para o teatro musical por Marcus Mota

(professor de Teoria e História do Teatro na Universidade de Brasília)

A pressuposta e indiscutida efemeridade de obras teatrais parece estar mais relacionada a uma cultura livresca que à materialidade mesma das Artes Cênicas. Ao contrário, no lugar de experiências evanescentes, transitórias, tais obras deixam rastros, marcas, geram memória e projetam desejos.
Entre tantos exemplos, caso extremo é de obras dramático-musicais. Elas se constituem em desafios para sua documentação. Para discutir a questão, apresenta-se pesquisa realizada no Laboratório de Dramaturgia(LADI)-UnB e financaida pela CNPq, que desenvolveu um protótipo de Dramaturgia musical Online. A ideia é aproximar registro e criação, com o intuito de subsidiar futuras edições online de obras dramático-musicais.
O protótipo é de uma database que disponibiliza no ambiente virtual arquivos de som, texto os quais, em um primeiro momento, organizam a relação entre os partícipes de um processo criativo, e que depois fornecem os materiais para uma edição multidimensional do espetáculo realizado.

Data: 15 de Dezembro
Hora: 17h
Sala: Sala de Video

Comédias e Folguedos na Dramaturgia Brasileira por Luciana Éboli

(professora de Teoria do Teatro no Departamento de Arte Dramática da UFRio Grande do Sul)

A palestra dará conta da pesquisa intitulada Percursos do Drama Brasileiro: narrativas, mitos e performances teatrais, de folguedos e reisados, na formação da dramaturgia. Falar-se-á das bases da pequisa e discutir-se-ão alguns textos dramáticos relacionados com o tema.

Data: 30/10/2017
Hora: 10:00
Sala: Cave A

Direcção do Programa em Estudos de Teatro

Directora

Profª Drª Anabela Mendes

anmendes@netcabo.pt