Os certificados e diplomas são emitidos pelo CAPLE, Centro de Avaliação Português Língua Estrangeira, num prazo de 20 dias úteis, aproximadamente, após a data de publicação dos resultados do exame na página do CAPLE.

Os certificados e diplomas devem ser levantados por cada candidato diretamente no CEPLE, Centro de Exames Português Língua Estrangeira, na Faculdade de Letras de Lisboa (2.º piso).

Os certificados e diplomas podem ser levantados por terceira pessoa que apresente uma autorização para o efeito assinada pelo candidato. Para obter uma minuta de autorização de levantamento de certificado ou diploma, clique AQUI.

ATENÇÃO

Não enviamos certificados e diplomas por correio.

 

Segundas vias

Extravio de certificados e diplomas

Em caso de extravio de um certificado ou diploma, pode pedir uma segunda via, mediante o pagamento de uma taxa de 25€ (vinte e cinco euros).

 

Retificação de dados pessoais (nome do candidato)

A correção do nome do candidato na ficha de candidatura é da exclusiva responsabilidade do candidato. Caso, após emissão do certificado ou diploma, seja necessário proceder à retificação do nome inscrito no certificado ou diploma, o candidato pode solicitar emissão de segunda via do seu certificado ou diploma. Nesse caso, deve entregar ao CEPLE o certificado original. Também nestes casos se aplica uma taxa de 25 € (vinte e cinco euros).

Aconselhamos, por isso, a que no dia do exame verifique se o seu nome se encontra corretamente inscrito na folha de presenças. Caso detete alguma irregularidade, deve comunicá-la por escrito ao CEPLE até 5 dias úteis após a data do  exame e solicitar a devida correção.

 

Isenção de taxa de emisão de segunda via

A isenção da taxa de emissão de segunda via só se verifica, nos casos em que o original tenha sido danificado no processo de entrega ou se nele constar alguma falha da responsabilidade do CAPLE. Neste caso, o original deve ser devolvido ao CAPLE, através do CEPLE, e o CAPLE emitirá um novo Certificado ou Diploma. Este procedimento só é válido durante os 2 anos subsequentes à realização dos exames.