Prazo de candidatura: 15 de julho a 9 de agosto de 2019

Todas as candidaturas devem ser submetidas on-line (Portal de Candidaturas).

Mudança de par Instituição/Curso é o ato pelo qual um estudante se matricula e/ou inscreve em par instituição/curso diferente daquele(s) em que, em anos letivos anteriores, realizou inscrição.

Requisitos de candidatura:

Podem apresentar a candidatura a mudança de par Instituição/Curso, para uma licenciatura da FLUL, os estudantes que:

a) Tenham estado matriculados e inscritos noutro par instituição/curso de licenciatura e não o tenham concluído;

b) Tenham realizado os exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para acesso às licenciaturas da FLUL, para esse ano, no âmbito do regime geral de acesso – os quais podem ter sido realizados em qualquer ano letivo;

c) Tenham, nesses exames, a classificação mínima exigida pela FLUL, no âmbito do regime geral de acesso, no caso 95 pontos (de 0 a 200);

O estudante que, nos termos das disposições legais em vigor, tenha sido admitido pelo Concurso Especial M23 e pretenda a mudança de Par Instituição/Curso deverá requerer a validação das respetivas provas à Comissão Científica para o Acesso e Creditação de Qualificações da Universidade de Lisboa.

Não é permitida a mudança de par instituição/curso técnico superior profissional, ou curso estrangeiro de nível correspondente, para ciclos de estudo de licenciatura.

Emolumentos:

• Taxa de Candidatura: 60,00 €

O pagamento dos emolumentos será efetuado através de referência Multibanco, fornecida no ato da candidatuta online.

Critérios de Seriação:

Quando o número de candidaturas de mudança de par instituição/curso exceda o número de vagas fixado, os candidatos serão seriados tendo em conta o maior valor da razão da fórmula seguinte:
(ES x 50%) + (EN x 50%)

Em que:

ES, classificação final do ensino secundário, para efeitos de acesso ao ensino superior. Para os estudantes não titulares de um diploma do ensino secundário português ou de habilitação legalmente equivalente, será considerada a qualificação que no país em que foi obtida, lhes confira o direito de candidatura e ingresso no ensino superior desse país.

EN, classificação obtida nos exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para a licenciatura da FLUL a que se candidata.

Os candidatos serão colocados nas vagas a concurso por ordem decrescente da classificação final do processo de seriação. Em caso de empate, o critério de desempate será o maior número de créditos/ECTS aprovados no curso com que se candidatou, independentemente das possíveis creditações que lhe possam vir a ser atribuídas.

Candidatos Nacionais

Documentos a apresentar:

• Certidão do 12.º ano onde constem as disciplinas realizadas com as classificações obtidas e a média final;
• Documento comprovativo das classificações obtidas nos exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para acesso ao curso que pretende frequentar - obrigatório para todos os alunos internos e externos - (Ficha ENES);
• Certidão das disciplinas do curso que frequentou com indicação das respectivas classificações e do número de créditos/ECTS. No caso de não ter realizado disciplinas, é necessário certidão de inscrição.

Candidatos com frequência em estabelecimentos de Ensino Superior Estrangeiro

O regime de mudança de par Instituição/Curso aplica-se igualmente aos estudantes de um Estado-Membro da União Europeia ou com nacionalidade portuguesa que tenham estado matriculados e inscritos em instituição de ensino superior estrangeira em curso definido como superior pela legislação do país em causa, e não o tenham concluído. Para os estudantes titulares de cursos não portugueses legalmente equivalentes ao ensino secundário português, que não tenham obtido aprovação nas provas de ingresso fixadas para acesso às licenciaturas da FLUL, estas podem ser substituídas por exames finais de disciplinas daqueles cursos que satisfaçam cumulativamente as seguintes condições:

a) Terem âmbito nacional;
b) Referirem-se a disciplinas homólogas das provas de ingresso.

A atribuição da equivalência de um diploma de conclusão de estudos secundários estrangeiros a um curso de ensino secundário português é da competência da Direção-Geral da Educação.

Documentos a apresentar:

  • Documento de Identificação do País de origem / Passaporte;
  • Certidão de curso de ensino secundário legalmente equivalente ao português, com discriminação das disciplinas efectuadas, bem como dos exames finais de âmbito nacional, das disciplinas nucleares do ensino secundário consideradas homólogas às provas de ingresso exigidas para o curso a que se candidatam;
  • Certidão comprovativa de matrícula/inscrição em estabelecimento de ensino superior estrangeiro, com menção de que o curso é reconhecido como superior pela legislação do país em causa ;
  • Certidão de disciplinas concluídas no curso e instituição de origem, com os correspondentes créditos/ECTS e as classificações obtidas, com explicitação da escala de classificação utilizada no país de origem;
  • Documento comprovativo do plano de estudos do curso de origem;
  • Documento comprovativo de domínio da Língua Portuguesa (nível B2.1) Ficam dispensados da realização desta prova os candidatos provenientes de países de Língua oficial portuguesa.

Toda a documentação para a candidatura deverá ser autenticada pelo Consulado Português no País de origem ou pela Convenção de Haia, traduzida por tradutor ajuramentado e reconhecida pela representação diplomática ou consular portuguesa.

O estudante que, nos termos das disposições legais em vigor, seja titular de equivalência de grau, reconhecimento de habilitações ou reconhecimento de grau académico superior obtido no estrangeiro está excluído deste processo de candidatura.

Observações:

São liminarmente indeferidas as candidaturas que não sejam instruídas com todos os documentos solicitados à completa instrução do processo.
Não haverá em caso algum devolução do valor da taxa de candidatura, designadamente no caso de o(a) candidato(a) não ficar colocado, após o processo de seriação, no curso pretendido.

Consulta o mapa de vagas dos Regimes e Concursos Especiais para o ano lectivo 2019/2020 »

 

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