O desenvolvimento actual das Humanidades Médicas (HM) tem demonstrado a relevância dos saberes, métodos e instrumentos humanísticos e estéticos na abordagem da saúde e da doença, colocando o encontro clínico como foco multi- e interdisciplinar dos cuidados de saúde.
Alinhado com os mais recentes avanços nesta área, o projecto SHARE – Saúde e Humanidades Actuando em REde – tem estado fortemente envolvido neste campo emergente tanto em termos de investigação, como de educação/formação e de trabalho de campo hospitalar, contribuindo para uma transformação narrativa da saúde e do cuidar (Charon et al. 2017). Assinalando o culminar de um projecto que envolveu 3 anos de trabalho intensivo a nível inter/nacional e actividades diversificadas, este Congresso oferece uma plataforma oportuna para partilha dos resultados alcançados com um público alargado e para a discussão de questões como os limites e potencialidades da narrativa no âmbito dos cuidados de saúde, as fronteiras das HM e da Medicina Narrativa, ou ainda os modos de avaliar o impacto das metodologias humanísticas nos cuidados de saúde e em contextos educacionais.
Tendo em conta o crescimento exponencial e global das HM, os desafios cruciais que este coloca e as questões institucionais que levanta, este encontro reunirá grupos de investigação, académicos e projectos de todo o mundo, para promover troca de conhecimentos, partilha de resultados de investigação e de experiências. Criará, também, oportunidades de networking e de futuras colaborações em projectos de investigação e outros.
O congresso pretende reunir investigadores oriundos de áreas multidisciplinares e mutuamente fertilizantes como: literatura e artes, filosofia, sociologia, psicologia, antropologia, farmácia, medicina, enfermagem, fisioterapia e bioética, com um público-alvo misto: médicos e profissionais de saúde, académicos, investigadores e estudantes das áreas da saúde e das Humanidades.
Aceitamos propostas de comunicações ou painéis nos seguintes tópicos
Conferencistas confirmados
- Rita Charon
- Richard Kearney – a confirmar
- Katherine Hall
- Lucy Caldwell
- Manuel S. Marques
- Brian Hurwitz
- Marie-France Mamzer
- Maria Giulia Marini
As propostas serão avaliadas pela Comissão Organizadora e Científica e por um painel externo de especialistas e têm de incluir:
Propostas de comunicações
- Título; resumo (300 palavras); 4 palavras-chave
- Nome do(s) autor(s); afiliação(ões) institucional(ais); e-mail(s)
- Nota bio-bibliográfica (max. 150 palavras).
- Proposta de painéis (3 a 4 comunicações)
- Título do painel; resumo do painel (250 palavras); 4 palavras-chave
- Nome do proponente do painel; afiliação institucional e e-mail
- Nome dos autores; afiliações institucionais; e-mails
- Título das comunicações e resumos respectivos (200 palavras); 4 palavras-chave
- Notas bio-bibliográficas do proponente e dos autores (max. 150 palavras cada).
Línguas: Português e Inglês
Datas importantes:
Prazo para submissão de propostas: 31 de Outubro de 2020
Aviso de aceitação: 31 de Janeiro de 2021
Programa provisório: 15 de Maio 2021
Programa final: 1 de Junho 2021
As propostas devem ser submetidas por e-mail para medhum@letras.ulisboa.pt
Inscrições
Até 28 de Fevereiro de 2021: 100 euros
De 1 de Março a 31 de Abril: 150 euros
Estudantes (Mestrado, Doutoramento): 30 euros
*As despesas de viagens e acomodações serão a cargo dos participantes