Congresso Internacional- "Um reino de mulheres: expressões literárias, culturais e artísticas nas instituições monástico-conventuais femininas"

Congresso Internacional- "Um reino de mulheres: expressões literárias, culturais e artísticas nas instituições monástico-conventuais femininas"

22 abril 2019 09:00 - 24 abril 2019 19:00

congresso monjas evora cO monaquismo feminino vem conquistando o interesse de um cada vez maior número de investigadores, de diversos domínios e cronologias, e que encontram na vida religiosa feminina um fértil campo de reflexão e de produção de conhecimento. A proposta do presente Congresso visa agregar especialistas e investigadores de diferentes domínios – História, História Religiosa, Literatura, Música, História de Arte, Património, Quotidianos e Cultura Material – em torno da vida religiosa feminina e das expressões de religiosidade e de criatividade em contexto monástico no tempo longo.

O Congresso, centrando-se no território português, mas aberto às realidades ibérica, latino-americana, europeia e ásio-atlântica que o enquadram, contextualizam e singularizam, aposta no diálogo seminal entre as distintas disciplinas visando a partilha de novos dados sobre o universo monástico-conventual feminino.

Obtenha mais informações através do endereço de correio eletrónico congressomonjas2019@gmail.com, ou visite o website do congresso.


Organização: CEL-UÉ – Centro de Estudos em Letras da Universidade de Évora
CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades, Universidade de Évora
CLEPUL - Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL/ULisboa)
CREPAL – Centre de Recherches sur les Pays Lusophones
IECCPMA- Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes
CIRP - Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal
IEAC-GO - Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização
IPPEM – Instituto da Padroeira de Portugal para os Estudos da Mariologia
UNIFESSPA - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará/ Grupo CNPq: Estudos Portugueses e Africanos.