Curso livre- Paleografia Grega

Curso livre- Paleografia Grega

18 junho 2019 09:00 - 23 julho 2019 12:00

cartaz cursos de verao 201918 de Junho a 23 de Julho

Este curso terá um pendor essencialmente pragmático, e consistirá essencialmente de exercícios de leitura, interpretação paleográfica e transliteração. Pretende-se com ele iniciar os formandos na problemática da leitura dos manuscritos gregos, da Antiguidade à aurora do Renascimento; designadamente:

— que reconheçam características das diversas tipologias alfabética uncial e minúscula, bem como de convenções gráficas como abreviaturas, ligaturas e nomina sacra;

— que valorizem aspectos de fonologia histórica da língua grega na leitura como factores que potenciam erros de cópia;

— que proponham soluções para os problemas (confusões entre abreviaturas, erros de cópia) que estes elementos colocam à leitura paleográfica, através da transliteração.

Finalmente, embora este curso não os toque, será visto em complementaridade com outros domínios, como a crítica textual, a ecdótica ou a codicologia, numa conjunção de saberes que permitirão, àqueles que eventualmente estejam interessados, abalançarem-se à edição de textos gregos.

Espera-se que os alunos demonstrem conhecimento das formas gráficas que assume o alfabeto manuscrito grego, por referência às diversas tipologias gráficas em função das épocas da história da escrita grega (escrita uncial e minúscula).

Deverão também saber interpretar as convenções gráficas, como abreviaturas, nomina sacra, ligaturas. Saberão ainda identificar problemas que a leitura suscita, designadamente os pertinentes às confusões entre abreviaturas e a fenómenos de natureza fonológica.

Todo este leque de recursos será posto ao serviço da leitura e da transliteração de fólios de códices grego, em fotocópia ou microfilme.

Espera-se que os participantes do curso se tornem capazes de, autonomamente, lerem e transcreverem manuscritos gregos na sua carreira de investigadores.

O curso está aberto a inscrições para toda a comunidade universitária, bem como a docentes e a outros interessados das áreas de ensino dos Estudos Clássicos, Tradução, Humanidades.

O conhecimento de grego antigo é indispensável.

A inscrição deverá ser efectuada no Secretariado do Centro de Estudos Clássicos ou por e-mail (centro.classicos@letras.ulisboa.pt) até dia 17 de Junho.

Pode descarregar a ficha de inscrição aqui.

Preços: Público geral: 60 € / Estudantes: 50 €

Organização: Centro de Estudos Clássicos