header doutoramentos

 

Nesta página, encontra os cursos de doutoramento da Faculdade de Letras organizados pelas suas quatro grandes áreas disciplinares: História, Filosofia, Ciências da Linguagem e Literaturas, Artes e Culturas.

Na secção final, encontra os cursos de doutoramento oferecidos pela Faculdade de Letras em parceria (com entidades públicas ou privadas, empresariais, associativas ou da administração pública, nacionais ou estrangeiras) ou em associação (com outras Escolas da Universidade de Lisboa ou outras instituições de ensino superior, nacionais e estrangeiras).

Recomenda-se a consulta do regulamento de cada curso, para completar esta descrição breve.

Organização do ciclo de estudos de doutoramento

Um doutoramento da Faculdade de Letras tem uma duração variável, entre 6 e 10 semestres (180 - 300 ECTS), e integra:

  1. A realização de um curso de doutoramento, constituído por um conjunto de seminários de aprofundamento da formação científica dos alunos; nalguns casos, o curso de doutoramento pode ser substituído pela participação num projecto de investigação num dos 10 centros de I&D da Faculdade de Letras (ou de outras unidades), ou pela realização de um plano de trabalhos de investigação com supervisão.

  2. Alguns cursos de doutoramento prevêem a submissão e discussão em provas públicas de um projecto de tese, uma vez concluído o curso de doutoramento;

  3. A elaboração e aprovação em provas públicas de uma tese original, especialmente redigida para esse fim, adequada à natureza do ramo e especialidade; nalguns casos prevê-se em alternativa a compilação de um conjunto coerente e relevante de trabalhos de investigação, enquadrados por uma introdução, revisão bibliográfica, discussão e conclusões gerais. A tese é submetida e discutida em provas públicas, por um júri maioritariamente externo à Faculdade de Letras.

Os alunos podem optar por concluir somente os seminários oferecidos no curso de doutoramento. Nesse caso, concluem um curso pós-graduado de especialização, atestado por um diploma.

Os seminários de doutoramento são oferecidos em horários abrangentes, de segunda a sexta-feira, entre as 8:00 e as 22:00.

Internacionalização

Mobilidade outgoing | Durante o doutoramento, os alunos podem optar por sair em mobilidade, frequentando um ou dois semestres noutras universidades de topo, geralmente na Europa, aproveitando programas como o ERASMUS+. A Faculdade de Letras tem acordos com as melhores universidades estrangeiras, proporcionando aos seus estudantes uma formação internacional. Para conhecer a oferta de programas de mobilidade internacional e as universidades que os alunos da Faculdade de Letras podem frequentar, consulte as oportunidades de mobilidade internacional (Outgoing).

Mobilidade incoming | O número elevado de estudantes estrangeiros que escolhem a Faculdade de Letras e a participação de professores estrangeiros convidados contribuem também para uma forte experiência de internacionalização que é distintiva da Faculdade de Letras. A língua de ensino pode ser o português, o inglês, ou outra língua estrangeira adequada aos conteúdos dos seminários.
Os alunos da Faculdade de Letras pertencem à universidade europeia Unite!, uma das primeiras 17 universidades europeias,e poderão futuramente usufruir de todas as oportunidades adicionais partilhadas pelas sete universidades parceiras, numa rede que se estende desde a Espanha (UPC), a França (Grenoble Les Alpes), a Itália (POLITO), a Alemanha (TUDarmstadt), e a Suécia (KTH) até à Finlândia (Aalto).

Opções livres e condicionadas

A integração nos planos de estudo de seminários de opção livre ou condicionada (a escolher entre um grupo seleccionado de seminários) permite a personalização do percurso de cada doutorando. Todos os anos, a Faculdade oferece um elenco de centenas de seminários de doutoramento nas áreas de Ciências da Linguagem, Filosofia, História, Literaturas, Artes e Culturas. Todos podem ser frequentados como opção livre ou ainda como unidade extracurricular.

Para conhecer a oferta de seminários de doutoramento, poderá consultar:

Horários e Programas 2020/2021

Horários e Programas 2021/2022 (em breve)

Línguas Estrangeiras

A Faculdade de Letras proporciona aos seus alunos a oportunidade de aprender várias línguas estrangeiras, (aproveitando a frequência de unidades extracurriculares).  A oferta de línguas inclui: Alemão| Árabe| Catalão| Chinês| Espanhol| Francês| Grego (Antigo)| Hindi| Inglês| Italiano| Japonês| Latim| Língua e Cultura Arménias| Língua e Cultura Búlgaras| Língua e Cultura Checas| Língua e Cultura Croatas| Língua e Cultura Eslovenas| Língua e Cultura Polacas| Língua e Cultura Russas| Persa| Romeno| Turco.

 

Doutoramentos da Faculdade de Letras

ÁREA DE LITERATURAS, ARTES E CULTURAS

Estudos Clássicos

O Doutoramento em Estudos Clássicos promove o desenvolvimento de investigação original relacionada com a Antiguidade greco-romana e com a apropriação e reinterpretação que dela se fez posteriormente, a fim de contribuir significativamente para o progresso tecnológico, social ou cultural, e para a construção de soluções mais informadas sobre como enfrentar os desafios de hoje. A produção de conhecimento novo, a conceptualização de questões complexas e de soluções inovadoras, a capacidade de trabalho num ambiente de rigor e exigência são algumas das competências fundamentais desenvolvidas pelo curso.

Leccionado por um corpo docente especializado e internacionalmente reconhecido, oferece aos doutorandos uma relação estreita com a investigação desenvolvida no Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa.

O Doutoramento em Estudos Clássicos organiza-se em oito semestres (240 ECTS). Começa com a frequência de um curso de doutoramento (60 ECTS), constituído por dois semestres de seminários de aprofundamento da formação científica em Estudos Clássicos. Seguem-se seis semestres de investigação autónoma e escrita da tese de doutoramento, sob a orientação de um ou mais professores (180 ECTS).

PLANO DE ESTUDOS

1.º ano: Curso de doutoramento

Projecto de Investigação I | Seminário de Especialização Temática I | Projecto de Investigação II | Seminário de Especialização Temática II

Os seminários de Projecto de Investigação são de natureza tutorial. Os seminários de Especialização Temática são definidos anualmente.

2.º ano: Seminário de Orientação Doutoral e escrita da tese

3.º ano: Escrita da tese

4.º ano: Escrita da tese

SEMINÁRIOS

Oferta lectiva 2021/2022 (em breve)

DIRECTOR DE CURSO

Prof. Doutor Bernardo Mota

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

TESES MAIS RECENTES

Figueira, Ana Rita Barros. 2020. Iconografia de Aquiles: teatralidade, retórica e comunicação na cerâmica grega dos séculos VI e V a.c. José Pedro Silva Santos Serra.
Resende, Maria Luísa de Oliveira. 2019. Studia graeca em Portugal no século XVI: leitores e tradutores de Luciano de Samósata. Ana María Sánchez Tarrío e José Maria Maestre Maestre.
Brito, Maria Madalena Carrusca Pimenta de Brito. 2019. Fernão Pérez (1531? - 1595?): Do Domínio de um Homem sobre outro Homem. Ana María Sánchez Tarrío e Pedro José Calafate Villa Simões.
Silva, Gabriel Alexandre Fernandes da. 2018. Inueni, germana,uiam: Studies on Magic in Vergil’s Aeneid 4 and in Latin Literature. Paulo Jorge Farmhouse Simôes Alberto. [http://hdl.handle.net/10451/37278]
Figueiras, Ivan Paulo Neves Figueiras. 2018. As duas versões da Passio S. Cucufatis. estudo, edição crítica e tradução. Paulo Jorge Farmhouse Simões Alberto. [http://hdl.handle.net/10451/34783]
Ciafardone, Giuseppe. 2017. A adivinhação no pensamento ciceroniano. Estudos a partir do de Divinatione. Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel [http://hdl.handle.net/10451/32015]
Silva, Ana Filipa Isidoro Da Silva. 2016. Impetus animi: a linguagem dos affectus nas tragédias de Séneca. Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel [http://hdl.handle.net/10451/25079]

MAIS INFORMAÇÕES 

Créditos ECTS: 240 | Duração: 8 semestres | Número de vagas: 15 | Enquadramento A3ES

Estudos Comparatistas

 Integrado no Programa em Estudos Comparatistas, o Doutoramento em Estudos Comparatistas centra-se na investigação sobre as relações entre textos, formas de arte, diferentes média, contextos culturais, e modos de conhecer na área das Humanidades. Fomenta a inovação teórica e analítica, com base na interrogação flexível e rigorosa de um conjunto variado de textos e problemas. A sua oferta curricular conduz ao estudo crítico das principais linhas de indagação do Comparatismo e propicia uma formação vasta de dimensão internacional, relacionando ensino-aprendizagem e investigação avançada.

Leccionado por um corpo docente especializado e internacionalmente reconhecido, o doutoramento favorece uma relação estreita com a investigação desenvolvida no Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Os doutorandos integram a equipa do centro como "investigadores em formação", o que lhes permite participar nas dinâmicas de pesquisa e disseminação de conhecimento desta Unidade de Investigação financiada pela FCT.

O Doutoramento em Estudos Comparatistas organiza-se em oito semestres (240 ECTS). Inicia-se com a frequência de um curso de doutoramento (120 ECTS), constituído por quatro semestres. O primeiro ano (S1 e S2) prevê a formação científica em Estudos Comparatistas com a frequência de cinco seminários curriculares e participação em investigação supervisionada, no âmbito dos grupos de investigação do Centro de Estudos Comparatistas. O segundo ano prevê a frequência de um seminário sobre metodologias de investigação avançada (S3), e o cumprimento de um plano individual supervisionado (S4). No final do quarto semestre, os doutorandos apresentam uma versão intermédia do seu projecto de tese, apreciado por um júri constituído pelo(s) orientador(es), um arguente externo e o director do curso de doutoramento. Seguem-se quatro semestres de investigação autónoma e escrita da tese de doutoramento, sob a orientação de um ou mais professores (120 ECTS).

PLANO DE ESTUDOS

1.º ano: Curso de doutoramento

Tópicos em Estudos Comparatistas I | Tópicos em Estudos Comparatistas II | Tópicos em Estudos Comparatistas II | Seminário Interartes | Opção livre (12ECTS)

2.º ano: Curso de doutoramento e submissão de projecto de tese

Investigação Avançada I | Investigação Avançada II

3.º ano: Investigação e escrita da tese

4.º ano: Investigação e escrita da tese

SEMINÁRIOS

Oferta lectiva 2021/2022 »

DIRECÇÃO DE CURSO

Prof. Doutora Ângela Fernandes

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

TESES MAIS RECENTES

2021. Leite, Daniel da Rocha. A mulher como sujeito perceptivo em romances de Gustave Flaubert, Machado de Assis e Eça de Queirós.
2020. Scaraggi, Elisa. Practices and Experiences of Incarceration. An Inquiry into Papéis da Prisão by José Luandino Vieira. 
2020. Spina, Daniela. Goa e as dobras da história literária em língua portuguesa : o como e o porquê .
2020. Frazão, Joana. A inocência animal, a beleza das mulheres, a certeza da morte. Pensar o cinema a partir do museu e das suas representações em filmes.
2020. Reis, Amândio. Writing the Unknown: Fiction, Reality, and the Supernatural in the Late-Nineteenth Century Short Story (Machado, James, Maupassant).

MAIS INFORMAÇÕES 

Créditos ECTS: 240 | Duração: 8 semestres | Número de vagas: 10 | Enquadramento A3ES

Estudos de Cultura

 Integrado no Programa de Cultura e Comunicação, o Doutoramento em Estudos de Cultura oferece formação avançada no cruzamento das tradições das ciências da cultura e estudos culturais e organiza-se em três eixos temáticos: Matrizes da Cultura: Identidades e Poder; Comunicação, Discurso e Sociedade; Gestão de Tendências e da Cultura. Apresenta uma pluralidade de perspectivas metodológicas e teóricas e contribui para a adequação da investigação a uma realidade sociocultural mutável, estabelecendo um diálogo transdisciplinar entre as áreas das ciências sociais e das humanidades e estimulando, ao mesmo tempo, o conhecimento e estudo de novas áreas. Propicia cruzamentos particularmente relevantes entre comunicação, filosofia, sociologia cultural, ciências da linguagem, história, gestão cultural, estudos dos média, indústrias criativas, políticas culturais. Este doutoramento está desenhado e orientado tanto para um perfil académico como para um percurso no sector da cultura ou na esfera empresarial.

Leccionado por um corpo docente especializado e internacionalmente reconhecido, permite uma relação estreita com a investigação desenvolvida nos seguintes centros: Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa;Centro de Estudos Clássicos; Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. Os candidatos e interessados devem consultar a informação detalhada que é disponibilizada para cada ano lectivo.

PLANO DE ESTUDOS

1.º ano: Curso de doutoramento

Tópicos em Estudos de Cultura I | Leituras Orientadas I Tópicos em Estudos de Cultura II | Opção Livre (12ECTS)

2.º ano: Investigação e escrita do projecto de tese (S3) e da tese (S4)

Leituras Orientadas II | Seminário de Orientação

3.º ano: Investigação e escrita da tese

SEMINÁRIOS

Oferta lectiva 2021/2022 »

DIRECTORES DE CURSO

Prof. Doutora Adelaide Meira Serras e Prof. Doutor Nelson Pinheiro

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

TESES MAIS RECENTES

2020. Cohen, Suzana. Os estudos de tendências e a tecnologia: análise de cenários e de impactos socioculturais.
2020. Arantes, Rita. Banksy’s Multimodal Representations: a cultural-rhetorical-cognitive analysis.
2019. Resende, Nélia. O guionismo como prática cultural: o olhar do guionista.
2017. Córdoba, Juan. El metarrelato mediático de la violencia en Colombia: su espectacularización en una cultura del miedo.

MAIS INFORMAÇÕES 

Créditos ECTS: 180 | Duração: 6 semestres | Número de vagas: 10 | Enquadramento A3ES | Programa de Cultura e Comunicação

Estudos de Teatro

Integrado no Programa em Estudos de Teatro, o Doutoramento em Estudos de Teatro oferece uma formação avançada que tem por base o treino em novas áreas e metodologias de investigação sobre teatro, artes performativas e estudos de performance, visando a produção de conhecimento original e de nível internacional. Fomenta a participação colaborativa em projectos de investigação, o cruzamento com outras disciplinas e a inserção em contextos práticos de criação artística e produção cultural que venham potenciar as competências académicas.

Leccionado por um corpo docente especializado e internacionalmente reconhecido, permite uma relação estreita com a investigação desenvolvida de modo particular pelo Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CET-FLUL).

O Doutoramento em Estudos de Teatro organiza-se em seis semestres (180 ECTS). Inicia-se com a frequência de um curso de doutoramento (120 ECTS), constituído por quatro semestres. Seguem-se dois semestres de investigação autónoma e escrita da tese de doutoramento, sob a orientação de um ou mais professores (60 ECTS).

PLANO DE ESTUDOS

1.º ano: Curso de doutoramento

Metodologias de Investigação em Teatro e Artes Performativas | Teorias do Teatro e da Performance | Opção Condicionada (12 ECTS) | Workshop I – Prática como Investigação | Seminário de Doutoramento | Opção Condicionada (6 ECTS)

2.º ano: Curso de doutoramento

Workshop II | Seminário de Orientação I | Seminário de Orientação II

3.º ano: Investigação e escrita da tese

Seminários de Opção Condicionada (uma selecção da seguinte lista é oferecida anualmente):

Estudo do Teatro e Humanidades Digitais (12 ECTS) | Espectáculo e Cognição (12 ECTS) | Questões Sociopolíticas das Artes Performativas (12 ECTS)

Genética Teatral (6 ECTS) | Artefactos, Matérias e Espacialidades (6 ECTS) | Dramaturgias do Corpo (6 ECTS) | Crítica das Artes performativas (6 ECTS) | Escritas de Cena (6 ECTS)

SEMINÁRIOS

Oferta lectiva 2021/2022 (em breve)

DIRECTOR DE CURSO

Prof. Doutora Maria João Brilhante

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

TESES MAIS RECENTES

2021. Oliveira, Cláudia. Ser Actor. Figurações nas memórias de actores portugueses nascidos no século XIX .
2020. Barbosa, Sónia. Projecto Karamazov- pesquisa e criação teatral a partir de «Os Irmãos Karamazov» de Fiódor Dostoiévski.
2020. Franqueira, Sara. O lugar cenográfico em mutação face às práticas contemporânea: discursos internacionais e interlocutores em Portugal.
2019. Ferreira, Licínia. O Teatro da Rua dos Condes, 1738-1882.
2019. De Souza, Newton. Teatro de Rua na Cadência do Samba. O processo de montagem do espectáculo «O Nome do Negro» , em S.Paulo.

MAIS INFORMAÇÕES 

Créditos ECTS: 180 | Duração: 6 semestres | Número de vagas: 5 | Enquadramento A3ES | Programa em Estudos de Teatro

Estudos Portugueses e Românicos

O Doutoramento em Estudos Portuguesese e Românicos visa a realização de investigação significativa e original no domínio amplo dos Estudos de Literatura e de Cultura aplicado aos contextos de língua românica.

O Doutoramento em Estudos Portugueses e Românicos organiza-se em oito semestres (240 ECTS). Inicia-se com a frequência de um curso de doutoramento (120 ECTS), constituído por quatro semestres. Seguem-se quatro semestres de investigação autónoma e escrita da tese de doutoramento, sob a orientação de um ou mais professores (120 ECTS). No final do quarto semestre, os doutorandos apresentam o seu projecto de tese, que é apreciado em provas intermédias por um júri.

PLANO DE ESTUDOS

1.º ano: Curso de doutoramento

Tópicos em Estudos Portugueses e Românicos I | Tópicos em Estudos Portugueses ou Africanos ou Brasileiros ou Franceses ou Hispânicos ou Italianos | Tópicos em Estudos Portugueses e Românicos II | Tópicos em Estudos Portugueses ou Africanos ou Brasileiros ou Franceses ou Hispânicos ou Italianos | Opção Livre (12 ECTS)

2.º ano: Curso de doutoramento; escrita do projecto de tese e da tese

Seminário de Orientação I | Seminário de orientação II

3.º ano: Investigação e escrita da tese

4.º ano: Investigação e escrita da tese

SEMINÁRIOS

Oferta lectiva 2021/2022 (em breve)

DIRECTOR DE CURSO

Prof. Doutora Fátima Freitas Morna

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

TESES MAIS RECENTES

2021. Peruzzo, Consuelo. A identidade do imigrante judeu nos romances de Moacyr Scliar.
2021. Jesus, Cátia Sofia Fidalgo de. O outro a ser eu. A dimensão auto-representativa em José Rodrigues Miguéis.
2021. Datia, Carla Sofia Marques. A engrenagem de produção de Mário-Henrique Leiria.
2020. Gonçalves, Susana Marisa Fernandes Moreira. Narrativa e cidade no romance compósito hispano-americano.
2019. Banasiak, Marta. Os lugares do outro: representações das relações de poder na obra de João Paulo Borges Coelho e J,M. Coetze.

MAIS INFORMAÇÕES 

Créditos ECTS: 240 | Duração: 8 semestres | Número de vagas: 10 | Enquadramento A3ES

Estudos Ingleses e Americanos

O Doutoramento em Estudos Ingleses e Americanos organiza-se em ramos e especialidades muito diversificadas, abrangendo desde o estudo das literaturas e culturas de expressão inglesa até aos domínios da língua e linguística, da tradução e das artes, numa perspectiva interdisciplinar. A escolha de um ramo e uma especialidade é determinada quer através de um percurso curricular personalizado quer pela escolha de um tema de investigação.

O Doutoramento em Estudos Ingleses e Americanos organiza-se em seis semestres (180 ECTS). Inicia-se com a frequência de um curso de doutoramento (120 ECTS), constituído por quatro semestres. Seguem-se dois semestres de investigação autónoma e escrita da tese de doutoramento, sob a orientação de um ou mais professores (60 ECTS).

Os doutorandos em Estudos Ingleses e Americanos são também incentivados a cumprir parte do seu Plano de Estudos mediante a participação quer em projectos de investigação associados a Centros de Investigação, quer em conferências e colóquios relevantes para o projecto de tese visado.

Leccionado por um corpo docente especializado e internacionalmente reconhecido, incentiva uma relação estreita com a investigação desenvolvida em vários centros de investigação e, de modo particular, no Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa, CEAUL/ULICES.

PLANO DE ESTUDOS

1.º ano: Curso de doutoramento

Estudos Ingleses e Americanos I | Estudos Ingleses Americanos II | Estudos Ingleses e Americanos III | Estudos Ingleses e Americanos IV | Opção livre (12ECTS)

2.º ano: Investigação e escrita da tese

Seminário de Orientação I | Seminário de orientação II

3.º ano: Investigação e escrita da tese

SEMINÁRIOS

Oferta lectiva 2021/2022 (em breve)

DIRECTOR DE CURSO

Professor Doutor Mário Avelar e Prof. Doutora Ana Cristina Mendes

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

TESES MAIS RECENTES

2020. Coelho, Ana Daniela. Adapting Jane Austen ́s Emma: from literary text to digital afterlife.
2020. Marques, Diana. Ecos da Idade Média em A Song of Ice and Fire de George R. R. Martin.
2019. Xavier, Catarina. Tabu e Tradução Audiovisual: um estudo descritivo de normas de tradução para legendagem de linguagem tabu em contexto televisivo.
2019. Valdez, Susana. Perceived and observed translational norms in biomedical translation in the contemporary Portuguese translation market: a quantitative and qualitative product - and process-oriented study.
2018. Oliveira, Susana. Uma cartografia das mentalidades: A diplomacia portuguesa na corte Isabelina.

MAIS INFORMAÇÕES 

Créditos ECTS: 240 | Duração: 8 semestres | Número de vagas: 15 | Enquadramento A3ES

Português como Língua Estrangeira/ Língua Segunda

O Doutoramento em Português como Língua Estrangeira/ Língua Segunda permite desenvolver investigação original e aprofundada sobre o processo do ensino/aprendizagem do Português como Língua Estrangeira/ Língua Segunda, formando para a gestão e desenvolvimento de projectos no âmbito dos estudos linguísticos, culturais, literários e multiculturais, no domínio científico da Língua e Cultura Portuguesa.

O doutoramento organiza-se em seis semestres (180 ECTS). Inicia-se com a frequência de um curso de doutoramento de dois semestres (60 ECTS), constituído por quatro seminários obrigatórios e um opcional. Seguem-se quatro semestres de investigação autónoma e escrita da tese de doutoramento, sob a orientação de um ou mais professores (60 ECTS).

Leccionado por um corpo docente especializado na área e internacionalmente reconhecido, permite uma relação estreita com a investigação desenvolvida por vários centros da Universidade de Lisboa: o Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL), o Centro de Estudos Clássicos e o Centro de Estudos Comparatistas (CEC, FLUL); e da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, o Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA-ILTEC).

Nota: Para os estudantes internacionais que não tenham a Língua Portuguesa como língua materna ou língua segunda, são ainda requeridos conhecimentos de Língua Portuguesa de nível C1, certificados por exame oficial do CAPLE (Diploma Avançado de Português Língua Estrangeira) ou do CELPEBras (Avançado).

PLANO DE ESTUDOS

1.º ano: Curso de doutoramento

Linguística Aplicada ao Ensino do Português I (Língua Estrangeira/Língua Segunda) | Linguística Aplicada ao Ensino do Português II (Língua Estrangeira/Língua Segunda) | Multiculturalismo e Dinâmicas Interculturais | Cultura Portuguesa | Opção Livre (12ECTS)

2.º ano: Investigação e escrita da tese

3.º ano: Investigação e escrita da tese

SEMINÁRIOS

Oferta lectiva 2021/2022 (em breve)

DIRECTOR DE CURSO

Prof. Doutora Maria Inocência Mata

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

TESES MAIS RECENTES

2020. Jiayi, Yuan. A China e Macau a partir de duas “navegações” portuguesas do século XX : O Caminho do Oriente (1932) de Jaime do Inso e Nocturno em Macau (1991) de Maria Ondina Braga
2019. Chicumba, Mateus Segunda. A educação bilingue em Angola e o lugar das línguas nacionais. Prémio FERNÃO MENDES PINTO 2020, da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP).
2019. Zhang Hanzi, Avaliação de Competência Intercultural: Estudantes Universitários Chineses de PLE.
2018. Jiangmei, Wang. O ensino da língua portuguesa na China interior: do ensino à aprendizagem.
2018. David, Cristina Amado Franca Castelo e. A língua portuguesa e as línguas de contacto : o impacto da política linguística em São Tomé e Príncipe.

MAIS INFORMAÇÕES 

Créditos ECTS: 180 | Duração: 6 semestres | Número de vagas: a definir | Enquadramento A3ES

 

Teoria da Literatura

Oferecido desde 1994 pelo Programa em Teoria da Literatura da Universidade de Lisboa, este doutoramento é, acima de tudo, um doutoramento em humanidades. Neste programa de pós-graduação não são tratadas questões ou escritas teses de uma só espécie. O entendimento da literatura enquanto forma de arte suscita problemas como a relação entre literatura e linguagem, literatura e interpretação, literatura e outras artes, literatura e conhecimento, literatura e política, literatura e teoria moral, literatura e teoria da acção, literatura e filosofia.

O curso de doutoramento é constituído pela frequência de seminários durante os quatro semestres iniciais. A conclusão desta componente lectiva depende da obtenção da classificação “aprovado” no Seminário de Investigação II. Concluído o curso de doutoramento, inicia-se o trabalho na tese, que consiste numa dissertação inédita original com o máximo de 75 mil palavras, demonstrando a capacidade de investigação autónoma dos candidatos. A tese deverá ser apresentada num máximo de dez semestres após a admissão no ciclo de estudos.

PLANO DE ESTUDOS

1.º ano: Curso de doutoramento

Introdução ao Estudo Avançado da Literatura (Doutoramento) | Tópicos de Teoria Literária (Doutoramento) | Tópicos de Teoria Literária (Doutoramento) | Tópicos de Teoria Literária (Doutoramento) | Tópicos de Teoria Literária (Doutoramento)

2.º ano: Curso de doutoramento

Tópicos de Teoria Literária (Doutoramento) | Opção livre (12 ECTS) | Seminário de Investigação I : Projectos de Tese (Doutoramento) | Seminário de Investigação II: Colóquios de Tese (Doutoramento)

3.º ano: Investigação e escrita da tese

4.º ano: Investigação e escrita da tese

5.º ano: Investigação e escrita da tese

SEMINÁRIOS

Oferta lectiva »

DIRECTOR DE CURSO

Prof. Doutor João R. Figueiredo

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

TESES MAIS RECENTES

2021. Vala, João Pedro. The Masked Autobiography: Proust's Literary Theory
2021. Madeira, Pedro. Three Chapters in the History of Femicide.
2019. Bairos, Teresa Aica. "Grande revolução mundial": uma tradução do Sartor Resartus de Thomas Carlyle.
2018. Cerqueira, Sebastião Belfort. "Galhofa, música e pernas": o musical como outra arte qualquer.
2017. Ferreira, Pedro Tiago. Curadoria e revogação: o caso Pessoa.

MAIS INFORMAÇÕES 

Créditos ECTS: 300 | Duração: 10 semestres | Número de vagas: 10 | Enquadramento A3ES | Programa em Teoria da Literatura

ÁREA DE HISTÓRIA

Arqueologia e Pré-História

O Doutoramento em Arqueologia e Pré-História visa a realização de projectos de investigação num domínio científico específico da área, entendido na sua diversidade cronológica e temática, com especial ênfase para projetos com validação científica dos pares, contribuindo para o progresso do conhecimento da área, quer em contexto académico quer profissional. Através de uma leitura transversal, de carácter epistemológico e transdisciplinar, procura criar percursos individuais direcionados para os âmbitos cronológicos específicos de cada especialidade.

O Doutoramento em Arqueologia e Pré-História organiza-se em seis semestres (180 ECTS). Inicia-se com a frequência de um curso de doutoramento de quatro semestres (120 ECTS) seguido de investigação autónoma e escrita da tese de doutoramento, sob a orientação de um ou mais professores (60 ECTS).

Leccionado por um corpo docente especializado e internacionalmente reconhecido, permite uma relação estreita com a investigação desenvolvida de modo particular por um dos centros da Faculdade de Letras: o Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa (UNIARQ).

PLANO DE ESTUDOS

1.º ano: Curso de doutoramento

Arqueologia do Território | Arqueologia da Morte | Métodos e Técnicas de Informação Arqueológica | Métodos e Técnicas de Produção Científica | Métodos e Técnicas de Trabalho de Campo | Arqueologia e o Mundo Contemporâneo | Arqueologia das Cidades

3 Opções Condicionadas (36ECTS): Sistemas Tecnológicos de Produção Artefactual 1 | Sistemas Tecnológicos de Produção Artefactual 2 | Sistemas Tecnológicos de Produção Artefactual 3 | Sistemas Tecnológicos de Produção Artefactual 4

2.º ano: Investigação e escrita da tese

Seminário de Orientação de Tese 1 | Seminário de Orientação de Tese 2

3.º ano: Investigação e escrita da tese

SEMINÁRIOS

Oferta lectiva 2021/2022 (em breve)

DIRECTOR DE CURSO

Prof. Doutora Mariana Diniz

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

TESES MAIS RECENTES

MAIS INFORMAÇÕES 

Créditos ECTS: 180 | Duração: 6 semestres | Número de vagas: a definir | Enquadramento A3ES

História da Arte

O Doutoramento em História da Arte oferece uma formação avançada pluridisciplinar para o desenvolvimento de investigação autónoma, criativa e inovadora tanto na componente teórico-metodológica dos estudos artísticos como na das teorias e práticas da investigação em História da Arte e em Arte, Património e Restauro.

O Doutoramento organiza-se em oito semestres (240 ECTS) e oferece dois percursos alternativos, estabelecidos pela selecção de um conjunto coerente de seminários opcionais: em História da Arte ou em Arte, Património e Restauro. Inicia-se com a frequência de um curso de doutoramento (120 ECTS), constituído por quatro semestres. Seguem-se quatro semestres de investigação autónoma e escrita da tese de doutoramento, sob a orientação de um ou mais professores (120 ECTS).

Leccionado por um corpo docente especializado e internacionalmente reconhecido, permite uma relação estreita com a investigação desenvolvida de modo particular pelo ARTIS, Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

PLANO DE ESTUDOS: Especialidade em História da Arte

1.º ano: Curso de doutoramento

Teoria da História da Arte | Temas e Problemáticas em História da Arte |3 Opções Condicionadas

Opções condicionadas: Seminário de História da Arte da Antiguidade | Seminário de História da Arte Medieval | Seminário de História da Arte Moderna | Seminário de História da Arte Contemporânea | Seminário de História das Artes Decorativas | Seminário de História da Arte do Antigo Império Português

2.º ano: Curso de doutoramento

Coordenação do projecto de investigação I | Coordenação do projecto de investigação II

3.º ano: Investigação e escrita da tese

4.º ano: Investigação e escrita da tese

PLANO DE ESTUDOS: Especialidade em Arte, Património e Restauro

1.º ano: Curso de doutoramento

Ciência e Consciência do Património | Temas e Problemáticas em História da Arte | 3 Opções Condicionadas

Opções condicionadas: Práticas Curatoriais | Coleccionismo Artístico | Mercados de Arte | Práticas de Gestão do Património Artístico | Museu e Cultura

2.º ano: Curso de doutoramento

Coordenação do projecto de investigação I | Coordenação do projecto de investigação II

3.º ano: Investigação e escrita da tese

4.º ano: Investigação e escrita da tese

SEMINÁRIOS

Oferta lectiva 2021/2022 (em breve)

DIRECTOR DE CURSO

Professor Doutor Vítor Serrão

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

TESES MAIS RECENTES

MAIS INFORMAÇÕES 

Créditos ECTS: 240 | Duração: 8 semestres | Número de vagas: a definir | Enquadramento A3ES

História e Cultura das Religiões

O Doutoramento em História e Cultura das Religiões oferece formação científica avançada no domínio das problemáticas que definem as grandes religiões históricas e que determinaram quer o diálogo Oriente/Ocidente quer o processo de formação da matriz das culturas europeias medievais, modernas e contemporâneas.

O Doutoramento em História e Cultura das Religiões organiza-se em seis semestres (180 ECTS). O curso de doutoramento tem a duração de quatro semestres (120 ECTS). Seguem-se dois semestres de investigação autónoma e escrita da tese de doutoramento, sob a orientação de um ou mais professores (60 ECTS).

Leccionado por um corpo docente especializado e internacionalmente reconhecido, permite uma relação estreita com a investigação desenvolvida de modo particular no Centro de História da Universidade de Lisboa (CHUL), mas também no Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR) da Universidade Católica Portuguesa nos Centros de Estudos Clássicos e Humanísticos (CECH) da Universidade de Coimbra e Científico e Cultural de Macau (CCCM).

PLANO DE ESTUDOS

1.º ano: Curso de doutoramento

Teoria e Métodos na Ciência das Religiões | Problemáticas da História das Religiões | Problemáticas Comparadas da História das Religiões | 2 Opções Condicionadas

2.º ano: Curso de doutoramento

Seminário de Orientação I | Seminário de Orientação II | 3 Opções condicionadas

3.º ano: Investigação e escrita da tese

 

Opções condicionadas: História Comparada das Religiões Pré-Clássicas | História das Religiões Grega e Romana | Religiões Ibéricas e Europeias Pré-Romanas | História do Judaísmo | História do Cristianismo Antigo e Medieval | História do Cristianismo Moderno e Contemporâneo | Crenças e Práticas em Torno da Vida e da Morte | História do Islamismo | Religiões Africanas | Religiões Asiáticas |Antropologia das Religiões I Sociologia das Religiões I Fenomenologia das Religiões

SEMINÁRIOS

Oferta lectiva 2021/2022 (em breve)

DIRECTOR DE CURSO

Prof. Doutora Ana Maria S.A. Rodrigues

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

TESES MAIS RECENTES

2020. Tuna, Cátia Sofia Ferreira. «Não sei se canto se rezo». Ambivalências culturais e religiosas do fado (1926-1945).
2017. Leite, Rita Alexandra Borda de Água Mendonça. Texto e autoridade. Diversificação sociocultural e religiosa com a Sociedade Bíblica em Portugal (1804-1940).
2017. Carreira, Paulo Jorge Borges. Iconotextualidade dos túmulos de funcionários régios durante o período amarniano.
2016. Magalhães, Eugénia Maria da Silva Abrantes. Erotismo e metáfora no discurso místico: autores portugueses do Renascimento e Barroco.
2016. Nunes, Sofia de Paula Poejo Vasconcelos. Da Catábase e da Anábase: Itinerários entre mundos, da Suméria a Roma.

MAIS INFORMAÇÕES 

Créditos ECTS: 180 | Duração: 6 semestres | Número de vagas: a definir | Enquadramento A3ES

História

O Doutoramento em História adopta uma estrutura curricular flexível constituída por seminários e orientação tutorial. Abrangendo várias especialidades definidasem função de diferentes territórios historiográficos, abre inúmeras possibilidades de projectos de investigação apoiados em percursos de aprendizagem e de pesquisa de acordo com os objectivos e as necessidades de formação específica de cada doutorando.

O Doutoramento em História organiza-se em seis semestres (180 ECTS). Inicia-se com a frequência de um curso de doutoramento de quatro semestres (120 ECTS) seguido de investigação autónoma e escrita da tese de doutoramento, sob a orientação de um ou mais professores (60 ECTS).

Leccionado por um corpo docente especializado e internacionalmente reconhecido, permite uma relação estreita com a investigação desenvolvida de modo particular por um dos centros da Faculdade de Letras: o Centro de Centro de História da Universidade de Lisboa (CHUL).

PLANO DE ESTUDOS

1.º ano: Curso de doutoramento

Metodologia do Trabalho Científico | Estado da Arte e Novas Perspectivas | Opção Condicionada (na Especialidade escolhida) | Opções Livres (24 ECTS)

2.º ano: Curso de doutoramento

Seminário de Investigação | Seminário de Orientação I | Opção Condicionada (na Especialidade escolhida) | Seminário de Orientação II | Opção Livre (12 ECTS)

3.º ano: Investigação e escrita da tese

 

Seminários opcionais (História Antiga): Egiptologia | Assiriologia | Mundo Bíblico | História da Grécia Antiga | História da Hispânia Antiga | História da Roma Antiga | Breve História do Pensamento Apocalíptico

Seminários opcionais (História Medieval): Crenças e Práticas em Torno da Vida e da Morte | História Medieval Peninsular | Vida Social e Construção do Espaço na Idade Média | A família na Idade Média | Género e poder na Idade Média | História dos Judeus em Portugal e na Diáspora | Breve História do Pensamento Apocalíptico | Culturas de Fronteira

Seminários opcionais (História Moderna): Economia e Sociedade da Época Moderna (XV-XVIII) | Igreja, Doutrina e Assistência Social | Inquisição e Sociedade | História Cultural: Práticas e Representações | Monarquia e Casa Real | Quotidianos Femininos (XVI-XIX) | História da Educação | História da População Portuguesa | História dos Judeus em Portugal e na Diáspora | A construção do Estado Moderno | História cultural da alimentação: fontes, temas e problemas | Breve História do Pensamento Apocalíptico

Seminários opcionais (História Contemporânea): Metodologia e Fontes da História Contemporânea Portuguesa | História dos Federalismos e dos Nacionalismos | História, Memória, Esquecimento (XIX-XXI) | História do Turismo | História cultural da alimentação: fontes, temas e problemas | Breve História do Pensamento Apocalíptico | História da Agricultura em Portugal (séc. XIX e XX)

Seminários opcionais (História dos Descobrimentos e da Expansão): História dos Descobrimentos | História da Expansão Portuguesa e Europeia | História do Atlântico | Cartografia e arte de navegar | História da Ásia: Temas e Perspectivas | História do Brasil (XVI-XVIII) | História do Brasil (XIX-XX)

Seminários opcionais (Paleografia e Diplomática): Tópicos de Paleografia I | Tópicos de Paleografia II | Tópicos de Diplomática

Seminários opcionais (História de África): História de África: Problemas, Fontes e Métodos | Problemáticas Regionais na História de África | A História de África na História Mundial | História do Atlântico | História do Norte de África

Seminários opcionais (História e Cultura do Brasil): História do Brasil (XVI-XVIII) | História do Brasil (XIX-XX)

Seminários opcionais (Historiografia e Teoria da História): Temas de Teoria da História | Temas de Historiografia

SEMINÁRIOS

Oferta lectiva 2021/2022 (em breve)

DIRECTOR DE CURSO

Prof. Doutora Maria Alexandre Lousada

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

TESES MAIS RECENTES

MAIS INFORMAÇÕES 

Créditos ECTS: 180 | Duração: 6 semestres | Número de vagas: a definir | Enquadramento A3ES

ÁREA DE CIÊNCIAS DA LINGUAGEM

Crítica Textual

Integrado no Programa em Crítica Textual, este doutoramento oferece a cada doutorando a possibilidade de construir um percurso inteiramente personalizado em função de cada projecto de investigação, propondo uma formação abrangente no conhecimento dos processos de produção e transmissão dos textos. De acentuado perfil interdisciplinar, fomenta uma estreita relação com áreas como as ciências da linguagem, a literatura, a história, os estudos culturais e a filosofia, habilitando para o trabalho editorial com textos de qualquer época.

O doutoramento organiza-se em seis semestres (180 ECTS). Inicia-se com a frequência de um curso de doutoramento de dois semestres (60 ECTS), constituído por dois seminários obrigatórios e três opcionais. Seguem-se quatro semestres de investigação autónoma e escrita da tese de doutoramento, sob a orientação de um ou mais professores (60 ECTS), prevendo-se também a frequência de dois seminários de orientação. Os doutorandos podem ser dispensados de todos ou de parte dos seminários, substituindo-o(s) pela participação em projectos de investigação e/ou pela realização de planos de trabalhos com supervisão.

Leccionado por um corpo docente especializado e internacionalmente reconhecido, permite uma relação estreita com a investigação desenvolvida de modo particular por um dos centros da Faculdade de Letras: o Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL).

PLANO DE ESTUDOS

1.º ano: Curso de doutoramento

Tópicos Avançados em Crítica Textual I | Tópicos Avançados em Crítica Textual II | Opções (36 ECTS)

2.º ano: Investigação e escrita da tese

Seminário de Orientação I | Seminário de Orientação II

3.º ano: investigação e escrita da tese

SEMINÁRIOS

Oferta lectiva 2021/2022 »

DIRECTOR DE CURSO

Prof. Doutora Esperança Cardeira

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

TESES MAIS RECENTES

MAIS INFORMAÇÕES 

Créditos ECTS: 180 | Duração: 6 semestres | Número de vagas: 8 | Enquadramento A3ES

Linguística

O Doutoramento em Linguística forma para a investigação sobre a língua portuguesa, nas suas variedades dialectais, históricas e nacionais, tomando-a como foco único, ou numa perspetiva comparativa, teórica ou translinguística. A sua estrutura curricular flexível inclui planos de estudo individualizados, adaptados aos objetivos dos projetos de investigação e a necessidades de formação específicas.

O Doutoramento organiza-se em oito semestres (240 ECTS). Inicia-se com a frequência de um curso de doutoramento (120 ECTS), constituído por oito semestres, que culminam com a apresentação e discussão pública de um projecto de tese. Os seminários do curso de doutoramento podem ser realizados na Faculdade de Letras ou em outra universidade nacional ou estrangeira, e podem ainda ser substituídos pela participação em projectos de investigação ou pela realização de um plano de trabalhos com supervisão. Seguem-se quatro semestres de investigação autónoma e escrita da tese de doutoramento, sob a orientação de um ou mais professores (120 ECTS).

Leccionado por um corpo docente diversificado, especializado e internacionalmente reconhecido, fomenta uma relação estreita com a investigação desenvolvida no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL).

PLANO DE ESTUDOS

1.º ano: Curso de doutoramento

Tópicos Avançados em Linguística 1 | Tópicos Avançados em Linguística 2 | Tópicos Avançados em Linguística 3 | Tópicos Avançados em Linguística 4 | Tópicos Avançados em Linguística 5 ou Opção Livre (12ECTS)

2.º ano: Curso de doutoramento

Seminário de Orientação (24 ECTS) | Defesa de Projeto de Tese (36 ECTS)

3.º ano: Investigação e escrita da tese

4.º ano: Investigação e escrita da tese

SEMINÁRIOS

Oferta lectiva 2021/2022 (em breve)

DIRECTOR DE CURSO

Prof. Doutora Maria João Freitas

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

TESES MAIS RECENTES

MAIS INFORMAÇÕES 

Créditos ECTS: 240 | Duração: 8 semestres | Número de vagas: a definir | Enquadramento A3ES

ÁREA DE FILOSOFIA

Filosofia

O Doutoramento de Filosofia consiste em oito semestres (240 ECTS) organizados do seguinte modo e com os seguintes objectivos. Inicia-se com (i) a frequência de um curso de doutoramento constituído por seis seminários de tópicos avançados de cada uma das principais áreas da Filosofia. O curso visa oferecer aos doutorandos um conjunto de conceitos, técnicas, problemas e teorias que cobrem e são característicos das principais áreas da Filosofia. O doutoramento prossegue com (ii) a frequência de três seminários de investigação, nos quais o doutorando realiza investigação autónoma, aplicando, aprofundando e expandindo as competências adquiridas, enquanto identifica, delimita e inicia o desenvolvimento do seu tema de investigação. Completa-se com (iii) a escrita da tese de doutoramento, sob supervisão de um ou mais professores.

Leccionado por um corpo docente especializado e internacionalmente reconhecido, numa articulação constante entre o Departamento de Filosofia e o Centro de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, este curso de doutoramento permite assim obter uma formação de excelência na área da Filosofia.

PLANO DE ESTUDOS

1.º ano: Curso de doutoramento

Tópicos Avançados de Filosofia | Tópicos Avançados de Filosofia | Tópicos Avançados de Filosofia | Tópicos Avançados de Filosofia | Tópicos Avançados de Filosofia

2.º ano: Curso de doutoramento

Tópicos Avançados de Filosofia | Seminário de Investigação I | Seminário de Investigação II

3.º ano: Investigação e escrita da tese

Seminário de Investigação III

4.º ano: Investigação e escrita da tese

SEMINÁRIOS

Oferta lectiva 2021/2022 (em breve)

DIRECTOR DE CURSO

Prof. Doutora Adriana Silva Graça

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

TESES MAIS RECENTES

2020. Miguel, Ricardo Jorge Raimundo. O Estatuto Moral dos Animais e o Problema da Substituibilidade.
2019. Fernandes, Diogo Andrade Ribeiro. Problema de Newcomb: Solução evidencialista ou causalista?
2019. Antunes, Paula Cristina Lourenço Morais. Fundamentos Filosóficos do Sámkhya e do Yoga. Pistas para uma ecologia cósmica no terceiro milénio.
2018. Luís, Joana Quaresma de Macedo Branco. Temporalidade e Estética Musical Impressionista na obra de Vladimir Jankélévitch.
2018. Marques, Elton Júnior Martins. Sobre Determinismo e Eternismo: argumentos e relações possíveis entre teses.

MAIS INFORMAÇÕES 

Créditos ECTS: 240 | Duração: 8 semestres | Número de vagas: a definir | Enquadramento A3ES

 

Doutoramentos da Faculdade de Letras em associação ou parceria

Nesta secção, encontra os cursos de doutoramento oferecidos pela Faculdade de Letras em associação ou em parceria com outras entidades ou instituições de ensino superior nacionais e estrangeiras.

História Marítima (FLUL e Escola Naval)

 Oferecido em parceria pela Faculdade de Letras e a Escola Naval, o Doutoramento em História Marítima visa desenvolver competências para investigar com autonomia, avaliando de forma crítica diversos tipos de informação, integrando conhecimentos sobre uma atividade humana multidisciplinar relacionada com o mar, sem descurar implicações éticas e sociais. A componente interdisciplinar permite integrar conhecimentos em estreita relação com a História Social, Económica, Política, Cultural, e das Mentalidades onde se cruzam elementos complexos e diversificados de natureza técnica, como a navegação, a cartografia, a construção naval e a oceanografia.

O Doutoramento em História Marítima organiza-se em seis semestres (180 ECTS). Inicia-se com a frequência de um curso de doutoramento de quatro semestres (120 ECTS) seguido de investigação autónoma e escrita da tese de doutoramento, sob a orientação de um ou mais professores (60 ECTS).

Leccionado por um corpo docente especializado e internacionalmente reconhecido, permite uma relação estreita com a investigação desenvolvida de modo particular por um dos centros da Faculdade de Letras: o Centro de Centro de História da Universidade de Lisboa (CHUL).

PLANO DE ESTUDOS

1.º ano: Curso de doutoramento

História Marítima: Métodos e Fontes | História Marítima: Mediterrâneo e Atlântico | História do Navio | História Marítima: Índico e Pacífico | História da Navegação

2.º ano: Curso de doutoramento

Seminário de Investigação I | Opções Livres (36ECTS) | Seminário de Investigação II

3.º ano: Investigação e escrita da tese

DIRECTOR DE CURSO

Prof. Doutor José Damião Rodrigues

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

MAIS INFORMAÇÕES 

Créditos ECTS: 180 | Duração: 6 semestres | Número de vagas: 15 

Programa Interuniversitário de Doutoramento em História - PIUDHist (FLUL, ICS, ISCTE, UCP, UÉvora)

O Programa de Doutoramento Interuniversitário em História resulta de uma parceria entre a Faculdade de Letras, o Instituto de Ciências Sociais (ambos da Universidade de Lisboa), o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), a Universidade Católica Portuguesa e a Universidade de Évora.

Oferecendo uma organização curricular inovadora, contempla quatro eixos temáticos principais: (1) dinâmicas sociais e estruturas políticas; (2) instituições e desenvolvimento económico; (3) impérios, colonialismo e pós-colonialismo; e (4) movimentos intelectuais e socioculturais.

O Doutoramento organiza-se em oito semestres (240 ECTS). Inicia-se com a frequência de um curso de doutoramento (60 ECTS), constituído por dois semestres, que culminam com a apresentação e discussão em provas públicas de um projecto de tese. Seguem-se seis semestres de investigação autónoma e escrita da tese de doutoramento, sob a orientação de um ou mais professores (180 ECTS), prevendo também seis seminários semestrais de acompanhamento e orientação.

Leccionado por um corpo docente especializado e internacionalmente reconhecido, permite uma relação estreita com a investigação desenvolvida pelos centros das instituições envolvidas, com destaque para o Centro de Centro de História da Universidade de Lisboa (CHUL).

DIRECTOR DE CURSO

Prof. Doutor Hermenegildo Fernandes

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

MAIS INFORMAÇÕES 

Créditos ECTS: 240 | Duração: 8 semestres | Número de vagas: 15 | Programa Interuniversitário de Doutoramento em História

Ciências da Sustentabilidade (FLUL, FAUL, FCUL, FDUL, FFUL, FMUL, FMVUL, ICS, IGOT, ISA, ISEG)

O Doutoramento em Ciências da Sustentabilidade visa a aplicação da ciência experimental a problemas reais, e a integração do conhecimento e da inovação com a participação da sociedade e dos cidadãos. Forma investigadores e profissionais capazes de compreender as interações entre sistemas globais, naturais, sociais e humanos, e o modo como essas interações afectam os desafios da sustentabilidade.

O Doutoramento organiza-se em oito semestres (240 ECTS). Inicia-se com a frequência de um curso de doutoramento (60 ECTS), constituído por dois semestres; seguem-se seis semestres de investigação autónoma e escrita da tese de doutoramento, sob a orientação de um ou mais professores (180 ECTS).

Centra-se nas áreas científicas de Ciências do Ambiente, Sociais, da Terra, em Humanidades e/ou Saúde, e prevê um estudo interdisciplinar das dimensões da produção e consumo de alimentos: Recursos, Alimentação e Sociedade (REASOn). Para além da Faculdade de Letras, reúne outras Escolas da Universidade de Lisboa: as faculdades de Arquitetura, Ciências, Direito, Farmácia, Medicina, Medicina Veterinária, e os Institutos de Ciências Sociais, de Geografia e Ordenamento do Território, o Instituto Superior de Agronomia e o Instituto Superior de Economia e Gestão.

Leccionado por um corpo docente especializado em áreas muito diversas e internacionalmente reconhecido, permite uma relação estreita com a investigação desenvolvida nos centros de I&D das instituições envolvidas.

MAIS INFORMAÇÕES 

Créditos ECTS: 240 | Duração: 8 semestres | Número de vagas: a definir | Página do Doutoramento em Ciências da Sustentabilidade

Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável (ULisboa, UNova, UEast Anglia)

Integrado no Programa Doutoral em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável, uma iniciativa conjunta da ULisboa e da Universidade Nova de Lisboa, este doutoramento conta ainda com a parceria da Universidade de East Anglia (Reino Unido). O Doutoramento oferece formação avançada em Ciências Físicas, Naturais, Sociais e Humanas.

O Doutoramento organiza-se em seis semestres (180 ECTS). O curso de formação avançada ocupa os primeiros dois semestres (60 ECTS); os restantes quatro semestres dedicam-se à investigação autónoma e à redacção da tese, sob a orientação de um ou mais professores (120 ECTS).

O doutoramento é leccionado em regime de associação entre a Faculdade de Ciências (FC), a Faculdade de Letras (FL), o Instituto de Ciências Sociais (ICS), o Instituto Superior de Agronomia (ISA) e o Instituto Superior Técnico (IST) (todos da Universidade de Lisboa); e ainda entre a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) e a Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Nova de Lisboa (UNL).

MAIS INFORMAÇÕES 

Créditos ECTS: 180 | Duração: 6 semestres | Número de vagas: a definir | Página do Doutoramento em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento

 

Ciência Cognitiva (FLUL, FCUL, FMUL, FPUL)

Integrado no Colégio Doutoral Mente-Cérebro da Universidade de Lisboa, o Doutoramento em Ciência Cognitiva forma para o estudo científico da cognição — cérebro, mente e comportamento. Oferece uma formação pluridisciplinar, integrando propostas de várias áreas da Psicologia, Neurociência, Inteligência Artificial, Filosofia, Linguística, Biologia evolutiva, Antropologia e outras ciências sociais, através da aplicação de métodos da Ciência da Computação, Matemática e Física.

O grau é oferecido em parceria da Faculdade de Letras com as faculdades de Ciências, Medicina e Psicologia, associando também várias unidades de I&D da Universidade de Lisboa.

MAIS INFORMAÇÕES 

Créditos ECTS: 240 | Duração: 8 semestres | Número de vagas: a definir | Página do Doutoramento em Ciência Cognitiva 

 

MAIS INFORMAÇÕES

Condições de acesso

  1. grau de mestre ou equivalente legal; ou

  2. grau de licenciado, ou equivalente legal, com um currículo escolar ou científico especialmente relevante; ou

  3. a título excepcional, currículo escolar, científico ou profissional reconhecido pelo Conselho Científico da Faculdade de Letras como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Alguns cursos podem ter condições de acesso específicas, aconselha-se, por isso, a consulta do regulamento de cada curso.

Candidaturas

Na Faculdade de Letras, as candidaturas aos cursos de Mestrado e Doutoramento estão abertas em permanência.

Até 31 de Outubro, aceitam-se candidaturas de alunos que pretendem iniciar a sua formação no segundo semestre do ano lectivo em curso.

Até 31 de Março, aceitam-se candidaturas de alunos que pretendem iniciar a sua formação no primeiro semestre do ano lectivo seguinte.

A candidatura é submetida exclusivamente on-line, no  Portal de Candidaturas da Faculdade de Letras.

Documentos para candidatura

  • Certidão de Licenciatura ou mestrado ou histórico escolar (se ainda não concluiu a licenciatura ou mestrado);
  • Carta de motivação (com indicação do domínio a investigar e objectivos de investigação);
  • Curriculum Vitae (incluindo trabalhos publicados, diplomas ou certidões);

Nota: Pode candidatar-se antes de terminar a licenciatura. A entrega da certidão de licenciatura só é necessária no momento da inscrição.

Critérios de selecção

A selecção de candidaturas depende da apreciação dos documentos submetidos com a candidatura e pode incluir também incluir a realização de uma entrevista. Aconselha-se a consulta do regulamento e das normas regulamentares de cada curso de doutoramento para identificação de critérios específicos de selecção.

Admissões

Os resultados das admissões aos cursos de Mestrado e Doutoramento são divulgados em

  • 15 de Abril (para início do curso no primeiro semestre do ano lectivo seguinte); e
  • 15 de Novembro (para início do curso no segundo semestre do ano lectivo em curso).

Ano Académico

O ano académico na Faculdade de Letras está organizado em semestres, com 14 semanas.

  • Semestre 1: Setembro a Dezembro
  • Semestre 2: Janeiro a Maio
  • Semestre de Verão: Junho e Julho (actividades não lectivas)

As primeiras semanas de Setembro são dedicadas ao acolhimento aos novos alunos (1.º ano, 1.ª vez) e aos alunos em mobilidade internacional. Os programas de acolhimento oferecem várias actividades incluindo visitas guiadas aos edifícios da Faculdade e do campus da Cidade Universitária, apoio na construção de um percurso académico (escolha de disciplinas para inscrição em cada semestre) e de um horário semanal, ou a oferta de informações úteis para facilitar a sua vida académica e social (alojamento, cantinas, actividades extra-curriculares, voluntariado desporto, etc.).

Férias

O Ano Académico prevê três períodos de férias: Férias do Natal, da Páscoa e de Verão. Durante as férias, os alunos podem ter de sair do alojamento universitário. Espera-se que um aluno universitário utilize parte deste tempo para fazer leituras complementares, consolidar conhecimentos, preparar o semestre seguinte ou desenvolver pesquisa autonomamente.

Consulte o Calendário do Ano Académico de 2020/2021.

Carga horária - tempo integral ou parcial

A carga horária dos planos de estudos é calculada para um aluno universitário que se dedique ao curso a tempo integral. É expressa em créditos ECTS, que correspondem ao tempo de trabalho previsível. Um crédito ECTS corresponde a 25-28 horas de trabalho. Estas horas de trabalho incluem horas de contacto (aulas presenciais ou a distância), atendimento individual e horas de trabalho autónomo dos alunos. Assim, torna-se possível prever o tempo de trabalho correspondente a cada unidade curricular (6 a 12 ECTS), semestre (30 ECTS), e ano académico (60ECTS).

Os alunos podem optar por uma inscrição em regime de tempo integral (60 ECTS/ano) ou de tempo parcial (até 30 ECTS/ano). No segundo caso, o aluno beneficia de uma redução do valor da propina anual e de uma regra de prescrição específica. Para mais informações, aconselha-se a consulta do Regulamento do Estudante em regime geral a tempo parcial da Universidade de Lisboa.

Avaliação

A Faculdade de Letras adopta o método de avaliação contínua. Espera-se por isso que o aluno forneça regularmente elementos de avaliação, envolvendo a participação activa durante as aulas ou o horário de atendimento e a conclusão de todos os elementos de avaliação previstos (testes, exercícios, trabalhos orais e escritos, apresentações orais, entre outros).

Para mais informações sobre avaliação, consulte o Regulamento de Avaliação dos Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (RAE).

Propinas e Taxas, Bolsas e Financiamento

Candidatura: 55,00€

Inscrição (inclui seguro escolar): 20,00€

Propina anual: 2750,00€ (1.º ano curricular); 1 500,00€ (anos seguintes)

Os alunos podem optar pelo pagamento faseado das propinas. No seu perfil Fenix.Edu (Separador: Visualizar conta), cada aluno encontra informações precisas sobre os montantes das prestações mensais e as datas de vencimento.

 

Bolsas e Financiamento

Os alunos da Faculdade de Letras podem candidatar-se a várias bolsas oferecidas pela Faculdade de Letras, a Universidade de Lisboa, o Estado Português e as Câmaras Municipais do seu Concelho de residência, a Fundação para a Ciência e Tecnologia, entre outras. Podem ainda recorrer a programas de financiamento bancário, para apoio no pagamento das propinas.

 

Serviços da ULisboa

A Universidade de Lisboa coloca ao dispor dos seus alunos um conjunto de serviços e apoios importantes para uma experiência académica completa.