Objectivos

O Curso de Mestrado em Cultura e Comunicação é um 2º ciclo de estudos que se dirige não só a alunos finalistas do 1º ciclo, mas também a um público interessado em desenvolver uma pesquisa transversal na área das Artes, Humanidades e Ciências Sociais. É sublinhada a importância da teoria e do método neste amplo campo de trabalho, e o exame de questões relacionadas com a comunicação e os média contemporâneos num mundo globalizado articula-se aqui com o estudo da cultura a partir de uma perspetiva histórica como uma rede de complexidade e paradoxos. Pretendendo criar aptidões polivalentes que permitam desenvolver capacidades de análise e resposta multifuncionais, o programa de estudos está organizado de modo a permitir que cada aluno defina o seu próprio perfil de especialização de acordo com o percurso curricular que escolher e com o trabalho de investigação, projeto ou estágio que vier a realizar.

Descrição do curso, dos seminários e outras informações disponíveis no  site do Programa de Cultura e Comunicação.

 

Condições de Acesso

São admitidos como candidatos à inscrição: os titulares de grau de licenciado ou equivalente legal; os titulares de grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um estado aderente a este Processo; os titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Faculdade de Letras de Lisboa. Em conformidade com o disposto na alínea d) do artigo 17º do DL 74/2006, poderão candidatar‐se também os "Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos".

Número de créditos ECTS necessário à obtenção do grau: 120

Duração normal do ciclo de estudos (art.º 3 DL-74/2006): 4 Semestres

Número de vagas: 15

 

Áreas científicas e créditos que devem ser reunidos para a obtenção do grau

Área científicaSiglaCréditos
ObrigatóriosOptativos
Comunicação e Cultura COM

96

12

Opção livre (áreas possíveis: Literaturas, Artes e Culturas, Ciências da Linguagem, História e Filosofia) L/AC/CL/H/F - 12
Total - 96 24

 

Plano de Estudos

1.º e 2.º Semestres
Unidades curricularesÁrea científicaTipoTempo de trabalho (horas)CréditosObservações
TotalContacto
Tópicos de Análise e Teorias da Cultura COM Sem 336 52 S 12 Obrigatória
Tópicos de Análise e Teorias da Comunicação COM Sem 336 52 S 12 Obrigatória
Opção Livre COM Sem 336 52 S 12 Optativa Livre
Tópicos de Cultura e Comunicação* COM Sem 336 52 S 12 Opção Condicionada
Tópicos de Cultura e Comunicação* COM Sem 336 52 S 12 Opção Condicionada

*O elenco das Unidades Curriculares da área científica de Comunicação e Cultura é definido anualmente pelos órgãos legal e estatutariamente competentes e deve ser considerada a titulação específica a designar.

3.º e 4.º Semestres
Unidades curricularesÁrea científicaTipoTempo de trabalho (horas)CréditosObservações
TotalContacto
Seminário de Investigação COM Sem 336 30 S 12 O candidato terá de optar entre a elaboração da Dissertação ou do Trabalho de Projeto e o respetivo Seminário de Investigação; ou o Estágio e o respetivo Relatório de Estágio.
Dissertação (ou) Trabalho de Projeto COM Anual 1344 30 OT 48
Estágio COM Sem 504 30 OT 18
Relatório de Estágio COM Anual 1176 30 OT 42

Outras Informações

Organização

É oferecida a possibilidade de escolha entre dois ramos: um científico e um profissionalizante. O ramo científico tem duas saídas possíveis: a elaboração de uma dissertação ou de um trabalho de projeto. O ramo profissionalizante distingue-se pela realização de um estágio e apresentação de um relatório final. O ciclo de estudos integra 4 semestres curriculares de trabalho do aluno, o qual é constituído, no caso da via científica, por dois seminários obrigatórios, duas opções condicionadas, uma opção livre, um seminário de investigação e a dissertação ou trabalho de projeto. A via profissionalizante é constituída por dois seminários obrigatórios, duas opções condicionada, uma opção livre, um estágio e o respetivo relatório final.