Objectivos

O Mestrado em Estudos Portugueses e Românicos oferece uma especialização no âmbito das Literaturas e Culturas de línguas românicas destinada a licenciados, dando continuidade à formação obtida em cursos do 1º Ciclo e proporcionando a outros candidatos com formação adequada a ampliação dos seus conhecimentos.

Organiza-se em áreas de especialização que permitem articular os estudos das literaturas e culturas de língua portuguesa (portuguesas, africanas e brasileiras) com os de outras literaturas e culturas da mesma matriz linguística e cultural românica, combinando assim a tradição de uma prestigiada área de estudos relevante na FLUL com perspectivas de interesses mais contemporâneos, ligando por exemplo certos modelos europeus entre si e com a sua diversificação nos universos coloniais e pós-coloniais de matriz latina. A formação obtida pode ser usada em funções de natureza cultural ou administrativa de nível superior, e habilita os mestres para prosseguir a sua formação no doutoramento e na investigação avançada em Centros nacionais ou internacionais, nomeadamente nas áreas dos estudos comparatistas, dos estudos de recepção e dos estudos culturais.

 

Condições de Acesso

São admitidos como candidatos à inscrição: a) os titulares de grau de licenciado ou equivalente legal; b) os titulares de grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo; c) os titulares de um grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; d) os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da FLUL.

Número de créditos ECTS necessário à obtenção do grau: 120
Duração normal do ciclo de estudos (art.º 3 DL-74/2006):
 4 semestres
Número de vagas: 20
Áreas de especialização: Cultura Portuguesa; Literatura Portuguesa; Estudos Africanos; Estudos Brasileiros; Estudos Franceses; Estudos Hispânicos; Estudos Italianos.

O grau de mestre em Estudos Portugueses e Românicos exige a obtenção de um total de 96 créditos na área científica do curso, correspondendo cada especialidade a um mínimo de 72 créditos (12 referentes a um seminário de especialização e 60 referentes à tese). Além do seminário de especialização, dois seminários (24 créditos) devem ser escolhidos de entre os oferecidos em cada ano pelo programa, da mesma especialidade ou de outra. Os dois restantes (24 créditos) são opções de escolha livre, podendo ser feitos em qualquer dos programas de mestrado da FLUL ou substituídos pela participação em projectos de investigação reconhecidos pela Comissão Científica do curso.

Os seminários podem ser organizados por módulos de duração variável e com creditação específica.

 

Áreas científicas e créditos que devem ser reunidos para a obtenção do grau

Área CientíficaSiglaECTS ObrigatóriosECTS Optativos
Estudos Portugueses e Românicos EPR 96 0
Qualquer Área Q 0 24
Total 120

 

1.º ano  (60 ECTS; curso de mestrado)

Unidades curricularesÁrea científicaTipoTempo de trabalho (horas)CréditosObservações
TotalContacto
Seminário de especialização* EPR Semestral 336 S42 12 Créditos obrigatórios a obter no 1.º ou 2º semestre

Opção condicionada*

 

EPR Semestral 336 S42 12 Créditos obrigatórios a obter no 1.º ou 2.º semestre

Opção condicionada*

 

EPR Semestral 336 S42 12 Créditos obrigatórios a obter no1º ou 2.º semestre
Opção Livre** - Semestral 336 S42 12 Créditos obrigatórios a obter no 1.º ou 2.º semestre
Opção Livre** - Semestral 336 S42 12 Créditos obrigatórios a obter no 1.º ou 2.º semestre

* Cultura Portuguesa ou Literatura Portuguesa ou Estudos Africanos ou Estudos Brasileiros ou Estudos Franceses ou Estudos Hispânicos ou Estudos Italianos. A designação destas unidades curriculares é completada anualmente com um subtítulo aprovado pelo órgão legal e estatutariamente competente. O programa específico destes seminários é da responsabilidade de cada docente e pode ser alterado anualmente.

** A definir anualmente pelo órgão legal estatutariamente competente.

 

2.º ano  (60 ECTS; dissertação)

Unidades curricularesÁrea científicaTipoTempo de trabalho (horas)CréditosObservações
TotalContacto
Seminário de orientação EPR Semestral 168 OT 6 Créditos obrigatórios a obter no 3.º semestre

Dissertação

EPR Anual 1512 OT 54 -