Português (PT)

A FLUL vai à Escola: Madeira, Alentejo e Algarve

A FLUL vai à Escola 

“Eu quero ir para Letras em Lisboa”, foi assim que fomos recebidos nos Açores, na Escola Secundária Antero de Quental, em Ponta Delgada, na Ilha de S. Miguel. Pela primeira vez neste arquipélago, estivemos durante três dias – entre 29 e 31 de outubro- a aproximar a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) das comunidades escolares locais: entre a Ilha Terceira e a Ilha de São Miguel, a recetividade marcou estas visitas.

Sob o mote “ Letras Abre Mundos” a Faculdade de Letras percorre o país, entre outubro e junho, para, junto de inúmeras escolas secundária, e em discurso direto, - mostrar o que de melhor se faz na Faculdade e como se vive a vida na Academia, contando, para isso com a colaboração dos melhores Embaixadores da FLUL- os seus alunos. Este ano, a FLUL integrará cerca de 50 Feiras de Orientação Vocacional em Escolas Secundárias e três Feiras de Educação e Formação de âmbito nacional, num percurso que abrangerá quase todo o país, continente e ilhas.

A FLUL na tua Escola Secundária

Ao longo de 9 meses, e em contacto directo com estudantes e professores, a FLUL terá a oportunidade de esclarecer dúvidas, orientar percursos e, em muitos casos, motivar alunos para a frequência do Ensino Superior. O roadshow de Feiras de Orientação Vocacional promovidas pela Inspiring Future- Descobre o teu futuro junto das comunidades académicas de Escolas Secundárias teve início no mês de outubro, com o arranque do “Projecto País” que possibilitou algumas estreias no mapa de ações de divulgação da oferta formativa da FLUL, como é o caso dos Açores e a consolidação de contactos junto de alunos e docentes de áreas geográficas como a Madeira, Algarve e o Baixo Alentejo.

“Como posso ir ao Dia Aberto da FLUL?” foi uma das questões mais repetidas pelos alunos algarvios, alguns deles já familiarizados com a oferta de cursos de licenciatura da Faculdade de Letras. Pela segunda vez de visita às cidades de Faro, Portimão e Lagos, a FLUL participou, entre os dias 12 e 14 de novembro, em 3 feiras de educação realizadas em Escolas Secundárias onde contactou com dezenas de estudantes entre o 9.º e o 12.º anos, ainda, alguns docentes alumni da FLUL. O apelo pelas línguas estrangeiras marcou, também, este périplo, tendo vários alunos interessados noutras áreas do conhecimento procurado a oferta de cursos de línguas da FLUL em regime externo. Ainda durante o mês novembro, FLUL rumará ao Alentejo, encontrando-se esta semana na Madeira.

Em janeiro, o “Projecto Centro” que se focará essencialmente nas comunidades escolares da área metropolitana da Grande Lisboa, marcará o início da 2ª fase deste roadshow que terminará em meados de junho de 2019. Consulte aqui as localidades e escolas em que a FLUL estará presente.

Unlimited Future- a Feira de Mestrados e Doutoramentos

Dirigida a quem já completou uma licenciatura ou mestrado, a Feira de Mestrados e Doutoramentos- Unlimited Future decorrerá no dia 20 de fevereiro, na Alameda da Universidade, na Cidade Universitária, onde a Faculdade de Letras estará presente para esclarecer os interessados em cursos de 2.º e 3.º ciclos.

Descobre a ULisboa

Descobrir a Universidade de Lisboa é o desafio lançado pela Mostra Científica da ULisboa- Descobre a ULisboa, em 201918 Escolascenciatura ou mestrado, aidades. Superioroco, a , que depois de uma edição no Pavilhão de Portugal e nos Museus da Politécnica, trará nesta edição de 2019, alunos, professores e público interessado a conhecer os mais variados enigmas do conhecimento através de uma viagem exploratória nos emblemáticos espaços da Reitoria da ULisboa entre os dias 29 e 30 de janeiro.

Qualifica e Futurália

Também pelo terceiro ano consecutivo, a FLUL repetirá a sua participação na mais importante Feira de Educação realizada no norte do país: a Qualifica- Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego que acontecerá entre 28 de fevereiro e 3 de março, na Exponor (Matosinhos). Entre 3 e 6 de abril, como habitualmente, a FLUL estará disponível para esclarecer futuros alunos, na maior Feira de Educação, Formação e Orientação Educativa do país, a Futurália, onde estará integrada no stand da Universidade de Lisboa.

Dia Aberto da Faculdade de Letras

No dia 8 de maio, a FLUL abrirá portas à comunidade no Dia Aberto da FLUL. Para que os alunos possam, também, ter oportunidade de conhecer a Faculdade de Letras in loco, a Escola abrirá as suas portas com aulas abertas, atividades científicas, visitas guiadas, entre muitas outras ações, disponíveis para todos os interessados que queiram conhecer a Faculdade e alguns dos seus alunos e docentes.

Verão na ULisboa

Com a chegada do Verão, a ULisboa propõe mais uma semana de actividades destinadas aos alunos do ensino secundário. A 6.ª edição do Verão na ULisboa decorrerá em julho de 2019 e integrará várias Escolas da ULisboa. Com o objetivo de aproximar os participantes às diversas áreas científicas da faculdade, a FLUL irá apresentar um programa com várias atividades práticas em torno das Letras, inteiramente dedicado a jovens alunos do ensino secundário.

Fotografias: Raquel Moreira- Divisão de Relações Externas, Núcleo de Imagem, Comunicação e Relações Externas
Texto: Raquel Moreira- Divisão de Relações Externas, Núcleo de Imagem, Comunicação e Relações Externas

Mensagem do Diretor da FLUL aos estudantes de 2018/2019

O Diretor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), Professor Doutor Miguel Tamen, dá as boas-vindas aos estudantes de 2018/2019.