header mestrados ucs

 

Mais de 1 400 Unidades Curriculares

Os alunos da Faculdade de Letras têm ao seu dispor uma escolha muito alargada de unidades curriculares para construir percursos que, nalguns casos, podem ser muito personalizados. Alguns cursos integram um número elevado de opções, livres ou condicionadas (pode consultar os planos de estudos de Mestrado).

Descrições e Programas de Turma

Para facilitar a escolha de disciplinas/unidades curriculares, encontra nestas páginas uma descrição breve dos objectivos de cada unidade curricular de mestrado. Estas descrições são genéricas: para cada semestre pode também consultar no Fenix os programas concretos que serão oferecidos para cada seminário de pós-graduação ou para cada turma. Os programas de turmas são sempre publicados em acesso aberto e estão redigidos na língua que será usada nas aulas (português ou inglês).

A oferta de cada ano académico

Quase todas as unidades curriculares são oferecidas todos os anos, por vezes em mais de um semestre; no entanto algumas podem ser oferecidas em anos alternados. Na preparação da inscrição, para identificar a lista de unidades curriculares oferecidas no ano académico que pretende frequentar, não se esqueça de consultar os horários de mestrado.

 

A-B

A Família na Idade Média

Código: HIS5.717141

ECTS: 12

Objectivos: Pretende-se examinar a família como unidade básica das sociedades tradicionais, muitas vezes na origem de estruturas mais complexas como comunidades aldeãs, comunidades religiosas, cortes senhoriais e reais ou mesmo da própria instituição monárquica. Pretende-se ainda dar seguimento a projetos de investigação que se preocupem com a Onomástica enquanto processo de criação e de manutenção de identidade linhagística, ao mesmo tempo que atua como reflexo dos mecanismos sociais e de género. Preocupar-nos-á ainda a constituição de redes de poder com base em alianças matrimoniais, com as consequentes alterações do património territorial das famílias envolvidas.

A História de África na História Mundial

Código: HIS5.715192

ECTS: 12

Objectivos: A partir da historiografia que situa África na História Mundial (“World History”), esta UC propõe-se discutir perspetivas historiográficas, problemas teóricos e metodológicos e, ainda, os contributos de outros saberes, para além de se avaliar o papel da historiografia nos debates sobre o lugar de África.  Assume particular importância a história das interconexões da História de África com a da comunidade humana global e, assim, das suas implicações nas múltiplas experiências, desde a escala local à escala intercontinental e transcontinental.

Análise do Discurso: Representação Discursiva, Interdiscurso e Relações Discursivas

Código: LIN5.920002

ECTS: 12

Objectivos: Este seminário pretende mostrar de que forma o discurso (em particular, o discurso escrito) se pode constituir como objeto de trabalho académico; como formular uma questão de investigação, compilar um “corpus”, selecionar os marcadores textuais relevantes para a análise; como relacionar observações linguísticas com os géneros textuais, com estratégias persuasivas e temas de natureza social, institucional e ideológica. Pretende-se fornecer aos alunos um conjunto de ferramentas que lhes permita gradualmente tornarem-se capazes de desenvolver uma investigação autónoma em análise do discurso. 

Análise do Espetáculo

Código: TEA5.920166

ECTS: 6

Objectivos: Consolidar e expandir capacidades cognitivas e emocionais ao dispor de cada um que são activadas na espectação de obra artística performativa. Fomentar a construção de pequenos paradigmas (bordões de trabalho), individual e colectivamente, que contribuam para o exercício participativo da espectação e produção de nexos entre actores/performers, suas personagens e respectivos abandonos das mesmas, e entre espectadores/experimentadores. Distinguir no domínio especulativo e de observação de artes performativas entre a condição de passividade, resistência, compromisso, deleite de cada um como espectador.

Antropologia e Etnologia das Religiões

Código: REL5.714981

ECTS: 12

Objectivos: Nesta UC, pretende-se compreender as relações entre religião, cultura, sociedade e indivíduo. Descrever as religiões nas modernidades múltiplas. Descrever os processos sociais de «destradicionalização». Identificar os fatores sociais de recomposição das identidades religiosas e de emergência de novas sociabilidades religiosas.

Aquisição da Linguagem: Tópicos em Fonologia

Código: LIN5.920558

ECTS: 12

Objectivos: Os objetivos da presente UC, centrada exclusivamente na aquisição de língua materna, são os seguintes: (1) adquirir conhecimento sobre tópicos centrais em aquisição de L1; (2) estudar a aquisição de propriedades fonológicas numa perspetiva translinguística (segmentos, estruturas prosódicas e processos fonológicos); (3) discutir diferentes metodologias de investigação no domínio da aquisição fonológica de L1; (iv) refletir sobre o modo como dados da aquisição de L1 podem ser usados para testar modelos teóricos e discutir hipóteses sobre a gramática do adulto; (v) explorar a interface fonologia-morfologia no processo de aquisição. Serão descritos percursos típicos e atípicos de desenvolvimento fonológico (contributos para a Linguística Clínica). Por fim, serão exploradas correlações entre aquisição do conhecimento implícito, consciência fonológica e desempenhos ortográficos infantis (contributos para a Linguística Educacional).

Aquisição da Linguagem: Tópicos em Sintaxe

Código: LIN5.920003

ECTS: 12

Objectivos: O trabalho desenvolvido nesta UC conduzirá o aluno a: 1) compreender o que distingue a hipótese generativista sobre a natureza do processo de aquisição de uma língua de outras hipóteses; 2) adquirir conhecimento acerca de tópicos e questões centrais no campo da aquisição da sintaxe (L1), na perspetiva generativista (considerando-se populações monolingues e bilingues, bem como população com desenvolvimento típico e grupos com desenvolvimento atípico); 3) reconhecer e compreender diferentes tipos de metodologia usada neste campo de investigação; 4) reconhecer o valor dos dados de aquisição como fonte de evidência empírica que permite a discussão de hipóteses específicas em sintaxe teórica.

Armas e Sociedades: Mundo Clássico

Código: MIL5.920526

ECTS: 10

Objectivos: Pretende-se que o aluno compreenda um conjunto diversificado de questões que se colocam ao estudo da história militar da Grécia e de Roma; reconheça a sua complexidade e diversidade; desenvolva uma capacidade crítica e produza uma reflexão original sobre o tema, evitando aproximações simplistas à realidade do mundo moderno.

Armas e Sociedades: Mundo Pré-Clássico

Código: MIL5.920542

ECTS: 10

Objectivos: Pretende-se que o aluno compreenda e contextualize a evolução dos processos militares praticados no Próximo Oriente Antigo a partir de modelos de análise específicos para cada tema a desenvolver, tendo em conta as especificidades das fontes disponíveis.

Arqueologia da Morte

Código: ARQ5.920170

ECTS: 6

Objectivos: Apresentar, desde as origens do pensamento simbólico formalizado, o quadro de práticas funerárias conservadas no registo arqueológico, do Paleolítico Médio ao Mundo Medieval. Questionando-se o Lugar do Morto, nos diferentes sistemas sociais em análise e as redes complexas de interacção com o mundo dos vivos. Destino dos corpos, arquitecturas funerárias e espólios, projecção social e religião são alguns dos tópicos em discussão.

Arqueologia das Cidades

Código: ARQ5.920171

ECTS: 6

Objectivos: Fornecer informação que leve à compreensão da necessidade de articular o passado e presente, permitindo a configuração de novos cenários urbanos, onde a história, pode constituir-se como elemento integrador das populações, regeneradora de espaços e dinamizadora da actividade económica.

Arqueologia do Território

Código: ARQ5.920172

ECTS: 6

Objectivos: Pretende-se que os alunos, ao longo do semestre, compreendam as diferentes dimensões das relações entre espaço e arqueologia, nomeadamente na definição dos conceitos envolvidos, na interpretação do registo arqueológco nas suas diferentes vertentes, na percepção da dinâmica das antigas paisagens e na associação do património arqueológico às estratégias de ordenamento do território.

Arqueologia dos Campos de Batalha

Código: MIL5.920546

ECTS: 10

Objectivos: Pretende-se que o aluno domine as principais técnicas de prospeção arqueológica do terreno, os métodos de abordagem ao estudo dos antigos campos de batalha históricos, sabendo como utilizar criticamente a informação de fontes diversificadas, conheça os modos como se podem utilizar didaticamente os antigos campos de batalha num contexto de Arqueologia Pública

Arqueologia e o Mundo Contemporâneo

Código: ARQ5.920173

ECTS: 6

Objectivos: Demonstrar o papel político da prática e do conhecimento arqueológico, no mundo contemporâneo em múltiplas questões sociais, que lidam com a memória e as suas materialidades. A responsabilidade social e a missão do arqueológo/amé também discutida e os alunos são convidados a reflectir sobre as fórmulas de divulgação do Conhecimento, tendo em vista a construção de uma sociedade mais igualitária.  

Arqueologia Naval

Código: MAR5.920174

ECTS: 12

Objectivos: Pretende-se dar aos alunos uma perspectiva de evolução da História do navio, com ênfase no período da navegação à vela (séculos XV-XIX), estudando as suas características e adaptação aos desafios da navegação oceânica. Aos discentes será pedido que reconheçam as diferentes características e funcionalidades dos navios de guerra e comércio.

Arquivo e Memória do Espetáculo

Código: TEA5.920175

ECTS: 12

Objectivos: Tendo como ponto de partida a performatividade do próprio gesto arquivístico, procura-se neste seminário discutir alguns textos-chave nos debates recentes sobre as relações entre arquivo e memória, tomando como campo a investigar a segunda metade do século XX em Portugal e relacionando-os com os Estudos de Teatro e de Performance. Assim, procura-se não apenas contribuir para a discussão historiográfica no que ao espectáculo em Portugal diz respeito, como problematizar alguma produção artística recente que ao longo dos últimos anos se tem debruçado sobre estas questões – redefinindo com isso a própria forma de as colocar.

Arte e Filosofia na Idade Média

Código: FIL5.311998

ECTS: 7,5

Objectivos: Esta UC visa promover o exercício de investigação por parte dos alunos nas áreas da filosofia e da história de arte medievais, explorando a relação entre conceitos e temas chave da filosofia medieval e a arte europeia produzida no decurso da Idade Média.

Arte Portuguesa no Mundo: Intercâmbios e Hibridismos

Código: HAR5.717183

ECTS: 12

Objectivos: Caracterização geral, em termos morfológicos, estilísticos e contextuais, da arquitectura, do urbanismo e das artes de equipamento (pintura, escultura, talha e outras artes de decoração) nos territórios do antigo Império português (Índia, África, Brasil). Estudo de casos artísticos representativos em vários períodos da expansão portuguesa, dando especial atenção às suas características de expressividade e originalidade e ao carácter de miscigenação e hibridismo de formas, culturas e religiões  distintas.

As Guerras da Revolução e do Império

Código: MIL5.920698

ECTS: 10

Objectivos: Apresentar e analisar criticamente os aspetos político-militares do conflito que atingiu a Europa e outras partes do mundo a partir da Revolução Francesa até ao Congresso de Viena. Orientar os mestrandos no sentido de produzirem trabalhos de reflexão e de síntese sobre as temáticas em apreço.

Assiriologia

Código: HIS5.920176

ECTS: 12

Objectivos: Assiriologia estuda a história e a cultura da antiga Mesopotâmia, desde o aparecimento das primeiras cidades, em meados do IV milénio a.C., até à queda do seu último império, em c. 539 a.C. Através da leitura e análise de fontes históricas escritas e iconográficas, pretende-se que os discentes reconheçam a diversidade cultural desta civilização, os processos sincréticos, políticos e religiosos, que se operam dentro da mesma e a importância do seu legado na sociedade dita ocidental.

Batalhas na História: Casos de Estudo e Modelos de Análise

Código: MIL5.920693

ECTS: 10

Objectivos: Pretende-se que o aluno compreenda e contextualize a evolução dos modelos táticos e das estratégias bélicas praticadas no Ocidente ao longo de mais de três mil anos (1285 a. C. - 1945). Identificar-se-ão, igualmente, os modelos de análise mais adequados para cada período e para cada ‘caso de estudo’, tendo em conta as especificidades das fontes disponíveis.

Bibliometria

Código: CDI5.555911

ECTS: 6

Objectivos: Entender os conceitos básicos e a fundamentação teórica da bibliometria; Compreender a importância dos métodos bibliométricos para a avaliação da atividade de investigação; Conhecer e saber usar as principais bases de dados bibliométricas; Analisar a cobertura e funcionalidades das principais bases de dados; Conhecer e distinguir os vários indicadores bibliométricos; Aprofundar o uso de ferramentas de análise bibliométrica; Analisar as métricas alternativas: altmetrics.