Ferramentas online

 

Em 2021/2022, a Faculdade de Letras abre novamente as suas portas para receber os alunos de todos os seus cursos de licenciatura, especialização, mestrado e doutoramento.

As sessões de cursos de pós-graduação – cursos de especialização, mestrado e doutoramento - mantêm a duração de 3 horas presenciais por semana.

No caso das licenciaturas, todas as aulas são presenciais; as tutorias e o atendimento pelos professores podem ser a distância (online). A maioria das disciplinas de licenciatura funcionará com duas aulas presenciais por semana (90 minutos x2), contando para além disso com uma hora de atendimento pelo professor (60 minutos), que poderá ser presencial ou a distância. No caso específico das disciplinas de línguas estrangeiras, a maioria conta com duas aulas presenciais (90 minutos x2) e uma tutoria online (60 minutos) por semana.

Este ano académico continua a ser importante que toda a comunidade académica se familiarize antecipadamente com as ferramentas de ensino e avaliação a distância. Para facilitar este processo, encontra nesta página uma breve descrição de alguns recursos informáticos seguros, todos acessíveis gratuitamente aos professores, investigadores e alunos da Universidade de Lisboa.

Para minimizar alguns dos constrangimentos mais prováveis, em 2020/2021 a Faculdade de Letras elaborou um conjunto de guias que mantêm a sua utilidade:

 

Ensino a distância - recursos electrónicos

Publicitar recursos e actividades

Moodle

Serve para distribuir documentos, textos de apoio, enviar mensagens e notificações ou submeter trabalhos. Permite criar salas de estudo, publicar materiais (nomeadamente enunciados de testes e exames), realizar avaliações, propor e desenvolver interações com os estudantes ou entre os estudantes. Os estudantes podem submeter respostas a exercícios, testes e exames.

Especialmente interessantes para fins da avaliação online são:

o laboratório de avaliação, que permite a criação de um trabalho sobre um tema escolhido

o inquérito, que permite criar diversos tipos de testes virtuais

o trabalho, que permite o envio de textos ou documentos em vários formatos

Documentação: https://docs.moodle.org/38/en/Main_page
Cursos: https://moodle.net/
Publicações: https://moodle.org/mod/data/view.php?id=7246

Fazer testes


Google FormsTM

Está incluída nos Google Apps, por sua vez incluídos na sua conta campus. Permite a criação de formulários e pode ser usada para criar exames, de resposta aberta (breve ou longa) ou fechada (incluindo escolha múltipla, dropdown menus, e escala linear). Mais informação em https://www.google.com/forms/about/

KahootTM

Permite a criação de exames com perguntas de escolha múltipla, resposta aberta (breve), Verdadeiro/Falso, ou com ordenação de respostas.

Manuais: Ensino a distância com o Kahoot: https://kahoot.com/files/2020/03/Distance-learning-guide-schools-March-2020.pdf

Fazer videoconferências

Colibri e plataforma ZoomTM (FCCN)

Permite realizar sessões de videoconferência com até 300 participantes. É possível a partilha de áudio, vídeo, texto, imagens, quadro branco e ecrã. As sessões podem ser gravadas na cloud, e depois transferidas para o portal Educast.

Manuais:

Manual do utilizador

Boas práticas de segurança

Boas práticas de utilização

Microsoft TeamsTM
GooglechatsTM
SkypeTM

Enviar documentos

FilesenderTM (FCCN)

Permite a partilha segura de ficheiros até 100 GB. É a melhor opção para ficheiros que não podem ser enviados por email.

No login escolha ULisboa – Campus UL. Use a password da sua conta campus.

Digitalizar documentos

CamScannerTM ou ScannableTM

Funcionam ambas como um scanner. Permitem digitalizar documentos com qualidade elevada, usando a câmara de um telemóvel ou tablet. Podem ser usadas para digitalizar respostas manuscritas a um exame. Requerem instalação em telemóvel ou tablet.

Outros recursos

VideocastTM

Permite transmissão de vídeo em directo, via Internet.

LoomTM

Permite a gravação de vídeos e a sua visualização por terceiros, em universos mais ou menos restritos.

Educast

Permite gravar, editar e publicar vídeos educativos. A publicação é feita através do upload para um portal pesquisável, que agrega mais de 22 mil vídeos educativos.

NAU

Disponibiliza acesso a cursos online para grandes audiências em formato MOOC (Massive Open Online Course).

 

Avaliação a distância - recursos electrónicos

Avaliação contínua

A Faculdade de Letras adopta o método de avaliação contínua. Espera-se por isso que o estudante forneça regularmente elementos de avaliação, envolvendo a participação activa durante as aulas ou o horário de atendimento e a conclusão de todos os elementos de avaliação previstos (testes, exercícios, trabalhos orais e escritos, apresentações orais, entre outros).

Para mais informações sobre avaliação contínua, consulte o Regulamento de Avaliação dos Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (RAE).

 

Avaliação final alternativa - exames

Alguns alunos reprovados na avaliação contínua têm uma segunda oportunidade para concluir com sucesso uma unidade curricular, inscrevendo-se nos exames, que decorrem na época de avaliação final alternativa (em Janeiro e Maio).

Para mais informações sobre avaliação final alternativa, consulte o Regulamento de Avaliação dos Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (RAE).

NB. De acordo com despacho do Reitor da ULisboa (29Setembro2020):
"No decorrer do ano letivo de 2020/2021, salvo se forem decretadas pelo Governo medidas agravadas de confinamento ou outras que o impeçam, sempre que a avaliação de conhecimentos e competências de uma unidade curricular, independentemente do ciclo de estudos em que esteja integrada, inclua a realização de exame escrito, prova de frequência ou teste escrito, estas avaliações devem ser realizadas presencialmente."

 

Nesta página encontra uma breve apresentação de modalidades e formatos de exames e avaliação a distância;

Antes do exame a distância

Toda a informação relevante deve ser transmitida com antecedência pelo docente. No último sumário, o docente deve registar:

o modo como os alunos farão o exame

o formato do exame

o dia, a hora e o modo como fará chegar o enunciado aos alunos

o dia e a hora limite para entrega dos exames

Caso o exame seja em tempo real, deverá ser marcado pelo docente no horário atribuído às aulas da turma.

Os estudantes com dificuldades em realizar o exame no formato decidido pelo professor devem comunicar-lhe essas dificuldades e consultar o Núcleo de Apoio ao Estudante em Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. (caso tenham necessidades educativas especiais).

Estudantes com dificuldade em aceder a um computador ou à internet para realizar exames online, devem contactar com antecedência a Divisão de Sistemas e Informática em Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Durante a semana dos exames, a Faculdade preparou uma primeira sala com computadores e acesso à internet; e uma segunda sala só com acesso à internet. Para usar uma destas salas, é necessária uma inscrição prévia (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).

Alguns formatos de avaliação contínua e avaliação final alternativa

Teste escrito de respostas abertas

É sempre um teste com consulta.

Por email

O docente envia o enunciado por email num dia e hora combinado (durante a semana dos exames caso se trate de um exame). O estudante envia a sua resposta por e-mail até um prazo-limite combinado. A resposta pode ser enviada em formato editável (*.doc; *.txt) ou não editável (*.pdf, *jpeg).

Por Moodle

O docente publica o enunciado do exame ou teste de avaliação na página da disciplina, na data e hora combinadas. O estudante envia a sua resposta por e-mail até um prazo-limite combinado. A resposta pode ser enviada em formato editável (*.doc; *.txt) ou não editável (*.pdf, *jpeg).

Por videoconferência

Esta modalidade permite o acompanhamento da sessão pelo docente e o esclarecimento de dúvidas. O docente marca a reunião e envia aos inscritos o link. Faz-lhes chegar o enunciado na data combinada ou partilha o enunciado no ecrã durante a reunião. O estudante envia a sua resposta por e-mail até ao termo da reunião. A resposta pode ser enviada em formato editável (*.doc; *.txt) ou não editável (*.pdf, *jpeg).

 

Trabalho escrito 

Esta modalidade é muito parecida com a do ensino presencial normal. O docente envia o enunciado por email num dia e hora combinados. O estudante envia a sua resposta por e-mail até um prazo-limite combinado. A resposta pode ser enviada em formato editável (*.doc; *.txt) ou não editável (*.pdf, *jpeg).

 

Teste de escolha múltipla

O docente cria o enunciado na plataforma escolhida. Envia o link para o teste aos estudantes inscritos. Os inscritos submetem a sua resposta dentro do prazo estabelecido, usando a plataforma seleccionada pelo professor.

 

Apresentação oral

Por videoconferência

O tema da apresentação é comunicado antecipadamente ao estudante. O docente marca a reunião e envia-lhe o link para a reunião. O trabalho oral é apresentado durante a reunião. A apresentação pode ser gravada pelo docente.

 

Exame oral

Por videoconferência

O docente marca a reunião e envia o link ao estudante. O exame pode ser gravado pelo docente. Poderá ser aconselhável a participação de um segundo docente, como vogal.

 

Ferramentas online ULisboa

A Universidade de Lisboa disponibiliza um conjunto de ferramentas de ensino, com o objectivo de facilitar a aprendizagem e as actividades de toda a comunidade académica. Estas ferramentas incluem desde as credenciais de acesso às plataformas de ensino e de gestão académica, passando pelo acesso à rede wireless, acessível não só em todas as universidades nacionais, como também em algumas universidades estrangeiras, como outras ferramentas de trabalho - Office365, Google for Education, etc.

Mais informações estão disponíveis no site da Universidade de Lisboa.