Acesso ao Ensino Superior

Porquê Estudar na FLUL

naa-pqflulNove razões para estudar na FLUL

  1. Porque a FLUL é a maior Escola de Artes e Humanidades do país.
  2. Os nossos Cursos – integrados no Espaço Europeu do Ensino Superior – são leccionados por docentes altamente qualificados que vos guiarão pelos caminhos do saber e do conhecimento e por novos modos de aprender e de saber fazer.
  3. Desenvolvemos, com êxito, um sistema de estágios curriculares e extracurriculares, nacionais e internacionais, que alargarão a vossa experiência e vos darão novas vantagens de empregabilidade.
  4. Porque participa em projectos no âmbito dos mais importantes programas europeus, nomeadamente o Programa Erasmus+.
  5. Porque tem protocolos celebrados com diferentes instituições internacionais, dos quais resultam parcerias estratégicas com o Brasil, PALOP, Macau, China e Japão.
  6. Tem serviços especializados que acompanham os alunos em todo o percurso académico, ao nível de:
    • Acolhimento, informação e acompanhamento de novos alunos;
    • Apoio ao aluno com deficiência ou outras necessidades educativas especiais;
    • Apoio psicopedagógico;
    • Programa de Voluntariado e Programa de Bolsas de Mérito Social da FLUL;
    • Programas de mobilidade nacional e internacional;
    • Orientação e aconselhamento de carreira;
    • Programa de Estágios Curriculares e Estágios Extracurriculares;
    • Promoção da empregabilidade de finalistas e diplomados.
  7. Porque dispõe da  maior biblioteca da Universidade de Lisboa com acesso às mais importantes bases de dados de artigos científicos, laboratórios de investigação, bem como salas para trabalhos em grupo e estudo individual, salas de computadores e áreas para convívio.
  8. Porque através da  Associação de Estudantes, podes participar em diversas actividades; Jornal, Tunas, Teatro, Núcleos Temáticos, etc.
  9. Porque disponibiliza, através da Associação de Estudantes, acesso a apoio à infância, no Centro de Educação Infantil “Os Letrinhas”.

 

Clique aqui para conhecer os nossos cursos

Concurso Nacional

naa-acessosupA candidatura ao ensino superior público é feita anualmente através de um concurso nacional organizado pela Direção-Geral do Ensino Superior.

O concurso nacional realiza-se no final do ano lectivo e organiza-se em três fases, nos termos do calendário anualmente aprovado.

A direcção de todo o processo relacionado com avaliação da capacidade para a frequência, bem como com a fixação dos critérios de selecção e seriação dos candidatos à matrícula e inscrição no ensino superior, compete à Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior.

Maiores de 23 Anos

1920 600 2

A Universidade de Lisboa promove a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior, atraindo novos públicos numa lógica de Formação ao Longo da Vida.

Os candidatos que já tenham completado os 23 anos (até ao dia 31 de Dezembro do ano que antecede a realização das provas) e não detenham habilitações de acesso válidas poderão apresentar a candidatura a cursos de formação inicial da Universidade de Lisboa, mediante a entrega da documentação necessária, o  pagamento de uma taxa (de valor a definir anualmente) e a prestação de um conjunto de provas que se organizam em duas etapas eliminatórias. 

Titulares de Cursos Superiores

imagem

Os candidatos que sejam titulares de um Curso Superior poderão candidatar-se a qualquer curso do 1.º Ciclo com vaga atribuída.

A candidatura é feita online e o prazo para a mesma é divulgado anualmente, decorrendo habitualmente entre meados de Julho e meados de Agosto. A candidatura ao ano lectivo 2019/2020 decorre entre 15 de julho e 9 de agosto de 2019. 

 

 

 

Mudança de Par Instituição/Curso no Ensino Superior

naa-mudancareingressoOs estudantes que tenham estado inscritos e matriculados num ciclo de estudos de formação inicial (Licenciatura ou Mestrado integrado) numa instituição de ensino superior nacional ou estrangeira podem candidatar-se Mudança de Par Instituição/Curso no Ensino Superior.

Os alunos provenientes de instituições de ensino superior estrangeiras podem candidatar-se a estes regimes mesmo que já tenham concluído o ciclo de estudos.

Reingresso

12

Os alunos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa que tenham interrompido os seus estudos podem ainda candidatar-se a reingresso na FLUL.

Os reingressos não estão sujeitos a limitações quantitativas, mas devem ser preenchidas as condições descritas no respectivo edital. 

Regimes Especiais

naa-regimesesp
Missão diplomática no estrangeiro, Portugueses bolseiros no estrangeiro ou funcionários públicos em missão oficial no estrangeiro, Oficiais das Forças Armadas Portuguesas, Bolseiros dos PALOP, Missão diplomática estrangeira acreditada em Portugal, Praticantes desportivos de alto rendimento e Naturais de Timor-Leste

A candidatura ao ensino superior, através dos regimes especiais, realiza-se anualmente e pode ser apresentada para o ensino público ou privado, sendo a DGES a entidade que coordena as respectivas acções relativas ao acesso e ingresso neste âmbito.

O prazo de candidatura decorre num período único, de acordo com o calendário aprovado por despacho do Director-Geral da DGES.

A entrega da candidatura é efectuada, exclusivamente, de forma presencial, junto dos Gabinetes de Acesso ao Ensino Superior (GAES) ou, por via diplomática, de acordo com o regime especial a que o aluno se candidata.