Acesso ao Ensino Superior

Porquê Estudar na FLUL

• Porque a FLUL é a maior Escola de Artes e Humanidades do país.
  • Os nossos Cursos – integrados no Espaço Europeu do Ensino Superior – são leccionados por docentes altamente qualificados que vos guiarão pelos caminhos do saber e do conhecimento e por novos modos de aprender e de saber fazer.
  • Desenvolvemos, com êxito, um sistema de estágios curriculares e extracurriculares, nacionais e internacionais, que alargarão a vossa experiência e vos darão novas vantagens de empregabilidade.
  • Porque participa em projectos no âmbito dos mais importantes programas europeus, nomeadamente o Programa Erasmus+.
  • Porque tem protocolos celebrados com diferentes instituições internacionais, dos quais resultam parcerias estratégicas com o Brasil, PALOP, Macau, China e Japão.
  • Tem serviços especializados que acompanham os alunos em todo o percurso académico, ao nível de:
    • Acolhimento, informação e acompanhamento de novos alunos;
    • Apoio ao aluno com deficiência ou outras necessidades educativas especiais;
    • Apoio psicopedagógico;
    • Programa de Voluntariado e Programa de Bolsas de Mérito Social da FLUL;
    • Programas de mobilidade nacional e internacional;
    • Orientação e aconselhamento de carreira;
    • Programa de Estágios Curriculares e Estágios Extracurriculares;
    • Promoção da empregabilidade de finalistas e diplomados.
  • Porque dispõe da  maior biblioteca da Universidade de Lisboa com acesso às mais importantes bases de dados de artigos científicos, laboratórios de investigação, bem como salas para trabalhos em grupo e estudo individual, salas de computadores e áreas para convívio.
  • Porque através da  Associação de Estudantes, podes participar em diversas actividades; Jornal, Tunas, Teatro, Núcleos Temáticos, etc.

Clique aqui para conhecer os nossos cursos

Reingresso

12

Os alunos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa que tenham interrompido os seus estudos podem ainda candidatar-se a reingresso na FLUL.

Os reingressos não estão sujeitos a limitações quantitativas, mas devem ser preenchidas as condições descritas no respectivo edital.

Mudança de Par Instituição/Curso no Ensino Superior

naa-mudancareingressoOs estudantes que tenham estado inscritos e matriculados num ciclo de estudos de formação inicial (Licenciatura ou Mestrado integrado) numa instituição de ensino superior nacional ou estrangeira podem candidatar-se Mudança de Par Instituição/Curso no Ensino Superior.

Os alunos provenientes de instituições de ensino superior estrangeiras podem candidatar-se a estes regimes mesmo que já tenham concluído o ciclo de estudos.

Titulares de Cursos Superiores

imagem

Os candidatos que sejam titulares de um Curso Superior poderão candidatar-se a qualquer curso do 1.º Ciclo com vaga atribuída.

A candidatura é feita online e o prazo para a mesma é divulgado anualmente, decorrendo habitualmente entre meados de Julho e meados de Agosto. A candidatura ao ano lectivo 2019/2020 decorre entre 15 de julho e 9 de agosto de 2019.

Outros Regimes

Aluno em Regime Geral a Tempo Parcial

Considera-se aluno em regime geral a tempo parcial da Universidade de Lisboa aquele que, num determinado ano lectivo, se inscreve num ciclo de estudos conducentes à obtenção de um grau académico até 30 ECTS.

» Regulamento do Estudante em regime geral a tempo parcial da Universidade de Lisboa
» Alteração ao Regulamento do Estudante em Regime Geral a Tempo Parcial da Universidade de Lisboa – Despacho n.º 8294/2015, de 29 de julho

Frequência de Unidades Curriculares Isoladas

Estudantes ou interessados, inscritos ou não num ciclo de estudos da Universidade de Lisboa, podem frequentar unidades curriculares isoladas leccionadas nos ciclos de estudos conducentes ao grau de licenciado, mestre e doutor ou em cursos não conferentes de grau.

Pela inscrição em unidades curriculares isoladas são devidas taxas de inscrição e frequência a fixar anualmente.

Candidaturas

A candidatura às unidades curriculares isoladas para 2018/2019 realiza-se exclusivamente on-line, através do Portal de Candidaturas (disponível brevemente) de 04 a 07 de setembro.

Para mais informações clique aqui.

Publicação dos Resultados

Inscrições Presenciais

18 a 21 de setembro

» Regulamento de Inscrição em Unidades Curriculares Isoladas da Universidade de Lisboa

Concurso Nacional

naa-acessosupA candidatura ao ensino superior público é feita anualmente através de um concurso nacional organizado pela Direção-Geral do Ensino Superior.

O concurso nacional realiza-se no final do ano lectivo e organiza-se em três fases, nos termos do calendário anualmente aprovado.

A direcção de todo o processo relacionado com avaliação da capacidade para a frequência, bem como com a fixação dos critérios de selecção e seriação dos candidatos à matrícula e inscrição no ensino superior, compete à Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior.

Serviços Académicos

Estudos Graduados

sa.graduados@letras.ulisboa.pt

Atendimento presencial