Saúde e Bem-Estar

A Faculdade de Letras e a Universidade de Lisboa oferecem vários serviços relacionados de Saúde & Bem Estar. 

Apoio Psicológico

Este apoio visa promover o bem-estar psicológico da comunidade da Faculdade de Letras e o sucesso académico dos estudantes desta instituição. Quem recorrer ao Apoio Psicológico terá oportunidade de aprofundar o seu autoconhecimento e de, juntamente com a psicóloga, desenvolver estratégias mais adequadas para ultrapassar dificuldades a nível psicológico ou para lidar com os desafios do percurso académico e da vida pessoal.

Para solicitar Apoio Psicológico deverá preencher este formulário.

Horário das triagens: 6.ª feira às 09:00, 10:00, 11:00, 12:00, 

Horário das sessões de acompanhamento: 2.ª feira às 14:00, 15:00 e 16:00 | 4.ª e 5.ª feira às 09:00, 10:00, 11:00 e 12:00.

Para pedir qualquer informação adicional, por favor contacte o Núcleo de Orientação de Carreira e Apoio ao Estudante: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Quem pode recorrer ao Apoio Psicológico?

Qualquer pessoa, dentro da comunidade da Faculdade de Letras, que sinta necessidade de obter apoio para lidar com as suas dificuldades pessoais, pode recorrer ao Apoio Psicológico.

Reconhecer a necessidade de apoio e procurá-lo é um indicador de força e de determinação para viver melhor. Todas as pessoas têm altos e baixos nas suas vidas e alguns problemas requerem um tipo de apoio mais especializado, recorrendo a um profissional, no sentido de promover a autonomia e o bem-estar.

Como posso pedir Apoio Psicológico?

Para solicitar o Apoio Psicológico, deverá preencher este formulário. Posteriormente será contactado pelo Núcleo de Orientação de Carreira e Apoio ao Estudante para marcação da sessão de triagem. 

O que é a sessão de triagem?

Na sequência do pedido de Apoio Psicológico é marcada uma sessão de triagem que terá como objectivos: compreender os motivos que o levaram a procurar-nos, os seus objectivos e o tipo de apoio pretendido; analisar o tipo de intervenção mais adequado. Após esta sessão poderá receber alguns instrumentos de avaliação psicológica, que deverá preencher antes de iniciar o processo de acompanhamento.

Procuraremos dar início ao processo de acompanhamento tão brevemente quanto possível. No entanto, caso não haja possibilidade de dar reposta imediata ao pedido após a sessão de triagem, o utente poderá ficar em lista de espera, sendo informado dessa situação.

Posso marcar uma sessão para outra pessoa?

O Apoio Psicológico requer o envolvimento e a motivação da pessoa que o procura para que possa ser útil. Por esta razão, a marcação das sessões é necessariamente feita pelo próprio.

Caso se sinta preocupado com uma pessoa que conheça e imagine que essa pessoa poderia beneficiar de Apoio Psicológico, poderá tentar sensibilizá-la nesse sentido. Se sentir essa necessidade, contacte-nos para que possamos apoiá-lo nessa sensibilização.

O que é dito nas sessões é confidencial?

Sim. As sessões de Apoio Psicológico funcionam de acordo com as normas éticas e deontológicas da psicologia, nomeadamente no que diz respeito à privacidade e confidencialidade.

Para mais informação sobre esta questão poderá consultar o   Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Por quanto tempo serei acompanhado?

A duração do acompanhamento dependerá do tipo de dificuldade apresentado e do tipo de apoio pretendido, podendo implicar apenas uma ou duas sessões ou um acompanhamento mais prolongado, com a realização de sessões regulares. Habitualmente, o processo de acompanhamento não se prolongará além de 25 sessões.

O que devo fazer se precisar de desmarcar uma sessão?

Poderá, se necessário, solicitar a desmarcação de uma sessão previamente agendada, desde que o faça com pelo menos 24 horas de antecedência, preferencialmente por email, mas também por telefone. Uma desmarcação com menos de 24h poderá ser considerada uma falta.

É da responsabilidade da pessoa que nos procura contactar-nos após uma falta sem aviso ou a desmarcação de uma sessão agendada, de forma a garantir a não interrupção do processo de acompanhamento.

Qual é a duração e a frequência das sessões?

As sessões têm a duração aproximada de 45/50 minutos. No início do apoio as sessões serão habitualmente semanais ou quinzenais, podendo, no entanto, ser combinada outra periodicidade. No decurso do acompanhamento é possível que as sessões se tornem mais espaçadas.

Onde se realizam as sessões?

O local é o Gabinete de Apoio Psicopedagógico que fica no Piso I perto dos Anfiteatros III e IV, no mesmo corredor do Instituto de Estudos Árabes e Islâmicos.

Qual é o horário das sessões?

Aquando do preenchimento do formulário de pedido de Apoio Psicológico, a pessoa indica as suas disponibilidades dentro do horário de atendimento, por isso a sessão de triagem e as seguintes serão marcadas de forma a conciliar a disponibilidade da psicóloga com a da pessoa que irá atender, sempre que possível.

Horário das sessões: 2.ª feira às 14:00, 15:00 e 16:00 | 4.ª e 5.ª feira às 09:00, 10:00, 11:00 e 12:00.

Onde posso obter mais informações ou esclarecer uma dúvida?

Para obter qualquer informação adicional, por favor contacte o Núcleo de Orientação de Carreira e Apoio ao Estudante através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do telefone 217 920 023.