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Em 2021/2022, os seminários de doutoramento funcionarão em ensino presencial: por regra, uma sessão de 180 minutos, por semana.

As matrículas e inscrições são feitas exclusivamente online (no Portal académico FENIX da Faculdade de Letras) seguindo o Calendário de Procedimentos | Serviços Académicos.

 

Antes da inscrição

Deve preparar com antecedência a sua inscrição.

Não se esqueça de consultar:

 

Assim poderá fazer uma escolha informada das unidades curriculares em que pretende inscrever-se.

Tenha também em conta que:

  • No momento da sua inscrição, pode acontecer que uma turma pretendida não tenha vaga disponível. É sempre aconselhável identificar algumas alternativas.
  • A sua inscrição deve contemplar um número de unidades curriculares que totalizem 30 ECTS por semestre.
  • Excepcionalmente, o Regulamento de Avaliação permite a inscrição em mais 12 ECTS por semestre, verificada uma de várias condições específicas: Portanto, mesmo que corresponda às condições descritas, a sua inscrição não pode exceder 42 ECTS por semestre. Consulte aqui as condições do Regulamento de Avaliação (Artigo 4.º Inscrição por Semestre Curricular).
  • A inscrição tem como requisito obrigatório a não existência de quaisquer dívidas.

 

Pagamento das Propinas

Pagamento

A referência multibanco necessária para o pagamento das propinas e da taxa de inscrição está disponível no Portal Académico FENIX, logo que concluir a inscrição.

Prazos

Depois de concluir a inscrição no Portal académico Fenix, o aluno tem 10 dias para pagar a taxa de inscrição e a propina anual.

Pagamento total ou faseado

Os alunos podem optar pelo pagamento faseado das propinas. No seu perfil Fenix.Edu (Separador: Visualizar conta), cada aluno encontra informações precisas sobre os montantes das prestações mensais e as datas de vencimento. Se optar pelo pagamento faseado, o aluno tem 10 dias para pagar a taxa de inscrição e a primeira prestação das propinas.

Tenha em consideração que:

  • “o não pagamento da propina implica a nulidade de todos os atos curriculares praticados, suspensão de matrícula e inscrição anual e privação do direito ao acesso aos apoios sociais” (artigo 29.º da Lei n.º 37/2003, de 22 de Agosto); e
  • “A obrigação de pagamento de propina cessa nos casos em que seja deferido requerimento de anulação da inscrição na totalidade das unidades curriculares do ano letivo em curso, sem prejuízo de ser devido o pagamento das prestações da propina já vencidas” (Regulamento de Propinas da Universidade de Lisboa).
  • Para fazer cessar a obrigação de pagamento das propinas, o aluno tem de pedir a anulação da inscrição, usando o formulário disponível aqui.

 

Cartão de Estudante

O Cartão de Estudante é requerido no Portal Académico FENIX. Na Área Pessoal deve selecionar-se Cartão de Identificação.

Para emissão do cartão, é necessário seleccionar a opção “Enviar Dados”, para que as suas informações sejam comunicadas à Caixa Geral de Depósitos – entidade que emite os cartões da ULisboa.

Para completar o pedido é necessário seleccionar “Finalizar”. A conclusão do processo é feita pelo redireccionamento para o website de atendimento virtual da CGD.

Em alternativa o pedido pode ser feito presencialmente num balcão da Caixa Geral de Depósitos ou, no início de cada ano lectivo, no stand da CGD localizado no átrio da Faculdade de Letras.

Comprovativo de Inscrição e Passe Sub 23

Os comprovativos de inscrição e o Passe sub 23 podem ser solicitados através do módulo “requisições”, disponível na sua área pessoal do Portal Académico FENIXVeja aqui o manual.

Alteração de Inscrição

O pedido de alteração de inscrição é feito por email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Durante a primeira semana de aulas, os alunos podem alterar as unidades curriculares em que se encontram inscritos. Os pedidos de alteração de inscrição estão limitados pelo número de vagas na unidade curricular ou turma pretendida.

Por cada pedido de alteração de inscrição em unidade curricular ou turma é devido o pagamento de 7,50€ (emolumentos).

Informações sobre os períodos de alteração de inscrição estão disponíveis no Calendário de Procedimentos | Serviços Académicos.

Formulários

 

 

Todos os formulários podem ser enviados para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Contactos úteis

Se tiver dúvidas na personalização do seu percurso académico, pode contar com o apoio do seu Director de Curso (Encontra os contactos na página Doutoramentos) ou dos Professores das unidades curriculares de Doutoramento.

Para esclarecer dúvidas relacionadas com os procedimentos de inscrição, pode contar com o apoio de técnicos especializados (Serviços da Faculdade de Letras)

Procedimentos de Inscrição

Estudos Pós-graduados (Divisão de Serviços Académicos)

Horário de funcionamento: dia 21 de Julho das 14 às 17 horas / de 22 a 30 de Julho das 9.30 às 17 horas (dias úteis).

Telefones: 217920071 / 217920072 / 217920074 / 217920078 / 217920054 /  217920055

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Propinas

Tesouraria (Divisão de Gestão Financeira e Patrimonial)

Telefone: 21 792 00 25

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

Conta @campus

Recuperação do acesso da conta ULisboa

Divisão de Sistemas e Informática

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.