Alteração de Inscrição/Inscrição em Unidades Curriculares 2020-2021

De 25 a 29 de Janeiro de 2021

O pedido de alteração de inscrição, de acordo com a tabela de emolumentos da FLUL, tem o custo associado de 7,5€ por cada unidade curricular ou mudança de turno. Todos os pedidos estão condicionados a vaga na respectiva unidade curricular/turno.

Formulário online »

As renovações de inscrições e reingressos são realizados exclusivamente online, através do Portal académico Fenix.

Em 2020/21, a maior parte das disciplinas de primeiro ciclo funcionará em ensino misto, combinando sessões presenciais com sessões a distância. Para garantir que as sessões presenciais não terão um número de alunos superior a 50% da capacidade da sala, cada turma será nesses casos dividida em dois turnos: turno A e turno B.

A maioria das unidades curriculares (disciplinas) de primeiro ciclo funcionará segundo um modelo de perfis de ensino (misto, presencial ou outros). Para realizar a sua inscrição, é importante conhecer melhor cada um dele (consulte a página Horários).

Não se lembra do seu número de aluno? Consulte o Portal académico Fenix (veja como, aqui).

Antes da inscrição

• Prepare-a com antecedência, consultando os planos de estudos da sua licenciatura, os percursos recomendados para cada ano e semestre, os programas e os horários das unidades curriculares de primeiro ciclo, para seleccionar as unidades curriculares, as turmas e os turnos em que pretende inscrever-se. É sempre aconselhável identificar algumas alternativas.
  • A inscrição nos turnos presenciais deve corresponder à inscrição na turma teórica, ou seja, não deve seleccionar turmas práticas de outras turmas teóricas. Por exemplo: quanto à TP2 Zoom deve selecionar a TP2A ou a TP2B.
  • Caso se inscreva pela primeira vez nas unidades curriculares de Alemão, Espanhol, Francês, Inglês e Italiano, tem de realizar um teste de colocação em nível de língua para saber em que nível deve iniciar o seu percurso. Consulte as datas de realização dos testes de colocação de nível de língua aqui.
  • Não se esqueça que a sua inscrição deve contemplar um número de unidades curriculares que totalizem 30 ECTS por semestre.
  • Excepcionalmente, o Regulamento de Avaliação permite a inscrição em mais 12 ECTS, verificada uma de várias condições específicas. Portanto, mesmo que corresponda às condições descritas, a sua inscrição não pode exceder 42 ECTS por semestre. Consulte aqui as condições do Regulamento de Avaliação.

Como?

Propinas

Depois de concluir a inscrição no Portal académico Fenix, o estudante tem 10 dias para pagar a taxa de inscrição e as propinas de 2020/2021. Nesse momento, as propinas podem ser pagas na sua totalidade. Em alternativa, pode pagar as propinas em até 9 prestações, e nesse caso tem 10 dias para pagar a taxa de inscrição e a primeira prestação das propinas de 2020/2021.

A referência multibanco necessária para o pagamento das propinas e da taxa de inscrição está disponível no Portal Académico FENIX.

Note bem que

• “o não pagamento da propina implica a nulidade de todos os atos curriculares praticados, suspensão de matrícula e inscrição anual e privação do direito ao acesso aos apoios sociais” (artigo 29.º da Lei n.º 37/2003, de 22 de Agosto); e
  • “A obrigação de pagamento de propina cessa nos casos em que seja deferido requerimento de anulação da inscrição na totalidade das unidades curriculares do ano letivo em curso, sem prejuízo de ser devido o pagamento das prestações da propina já vencidas” (Regulamento de Propinas da Universidade de Lisboa). O formulário para pedir a anulação da inscrição está disponível aqui.

Cartão de Estudante

Guia do Cartão de Estudante passo-a-passo »

Comprovativo de Inscrição e Passe Sub 23

Os comprovativos de inscrição e Passe sub 23 podem ser solicitados através do módulo “requisições”, disponível na sua área pessoal do portal do aluno. Veja aqui o manual.

Esclarecimento de dúvidas sobre propinas

Divisão de Gestão Financeira e Patrimonial - Núcleo de Tesouraria

Telefone: 21 792 00 25

Esclarecimento de dúvidas sobre conta @campus