Informações, datas e horas dos testes de colocação em nível de Língua Alemã

No 1º semestre, oferecemos seis níveis diferentes:

A 1.1.; A2.1; B1.1; B2.1; C1.1. e C2.1.


No 2º semestre, oferecemos cinco níveis:

A 1.2.; A2.2; B1.2; B2.2; C1.2.

A1.1. é o nível adequado para quem não tem quaisquer conhecimentos da língua; já C2. 1 (Alemão académico) dirige-se a quem domina perfeitamente a língua, pretendendo apenas aperfeiçoar a sua competência na redacção, compreensão e/ou comunicação oral em contexto académico.

Se, no seu primeiro semestre, se inscrever em A1.1 e continuar a progredir no Alemão, terminará a licenciatura com um B1.2 concluído. Contudo, tem a possibilidade de realizar níveis fora do contexto da licenciatura (p.ex. num curso de Verão) e, após efectuar novo teste de aferição de nível, inscrever-se num nível superior e, assim, concluir a licenciatura com um nível de língua mais proficiente.

Se não tiver quaisquer conhecimentos de Alemão (apenas saber dizer frases soltas como “Guten Tag” e “Ich liebe dich” não chega...), não precisa de realizar o teste de aferição de nível e pode inscrever-se directamente no nível A1.1.

Se tem conhecimentos de Alemão, por ter aprendido na escola secundária, feito um curso ou, por exemplo, vivido num país de língua alemã, deverá realizar o teste online. Este ocorre de forma síncrona, numa sessão ZOOM, nas seguintes datas/horas:

  • 15.10.2020, - 14h: Docentes responsáveis: Nora Heitmann, Maja Enßlin

  • 19.10.2020 – 9.30h: Docentes responsáveis: Martina Merklin, Jakob Maché

Quando tiver escolhido a data/hora mais conveniente para si, deverá registar-se na plataforma https://zumpad.zum.de/p/b4znWp9JxZJNYk5y1O4y ao que lhe será facultado o respectivo link para a sessão ZOOM, na qual será realizado o teste online.

Este teste é de escolha múltipla, de dificuldade progressiva (do mais fácil ao mais avançado; a ideia é parar quando sente que já ultrapassa os seus conhecimentos), sem classificação, e destina-se apenas a enquadrá-lo no nível mais adequado para si. A duração do teste pode ir de 10 minutos a uma hora no total, dependendo de quanto conseguir avançar.

No dia/hora marcado deverá estar perante um computador com ligação à internet, colunas, microfone e câmara e, após apresentação da identificação, receberá o link do teste que realizará durante a sessão ZOOM. O resultado obtido online deverá imediatamente ser comunicado aos docentes responsáveis pela sessão. A esta fase, pode seguir-se uma breve conversa (individual) em videoconferência para melhor afinar a colocação no nível. No final, o aluno receberá uma declaração em PDF com a indicação do nível em que poderá inscrever-se.

Apenas poderá inscrever-se num nível superior a A1.1 mediante a apresentação da respectiva declaração do docente.

Se, portanto, tiver conhecimentos da língua, tem todo o interesse em realizar este teste de forma conscienciosa e honesta. Só assim podemos garantir que será integrado numa turma em que se sentirá confortável e, ao mesmo tempo, estimulado na aprendizagem.

Quando se inscrever, deve ter em atenção que o número da TP presencial e da TP Zoom têm de coincidir (por exemplo TP3 presencial e TP3 Zoom).