O Programa Erasmus+ teve início no dia 1 de Janeiro de 2014. Este Programa veio substituir os anteriores programas de financiamento da Comissão Europeia para as áreas da educação, formação, juventude e desporto, nomeadamente o Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida.

 

 

Informação Geral

 

2ª fase de candidaturas Erasmus de 3 a 7 de maio de 2021 (apenas mobilidades a realizar no 2º semestre de 2021/22)

 

Sessão para esclarecimento de dúvidas dia 14 de Abril às 14h30 via Zoom (https://videoconf-colibri.zoom.us/j/81175012302)

  • Esta sessão destina-se a alunos que pretendam realizar uma mobilidade Erasmus no segundo semestre de 2021/2022 
  • Os interessados devem trazer para a sessão dúvidas que tenham relativamente ao processo de candidaturas

 

 Consulte a Apresentação das Sessões de Esclarecimento

 

Resultados 2ª fase de candidaturas Mobilidades Erasmus 2021/2022 (2º semestre)

 

Destinatários

Estas candidaturas destinam-se a alunos de qualquer grau (1.º Ciclo, 2.º Ciclo e 3.º Ciclo) da Faculdade de Letras, de qualquer área científica da FLUL que na altura da mobilidade estejam inscritos no 2º ano do curso de Licenciatura, Mestrado e/ou Doutoramento que pretendem realizar mobilidade estudos.

Calendarização

 calendarizacao 2021 2022 09junho2021

 

  Atualizado: 09/06/2021

Coordenadores Erasmus

Coordenadores Erasmus+ e de Intercâmbio

 

Coordenador Institucional Erasmus+ - Prof. Doutor Miguel Tamen

Coordenador Erasmus de cada curso - As funções de orientação de alunos da FLUL que pretendam realizar uma mobilidade Erasmus são exercidas pelos respetivos Diretores de Curso ou por professores por eles designados. Assim, o Coordenador Erasmus de cada curso é, por norma, o Diretor de Curso (poderá consultar esta informação em https://www.letras.ulisboa.pt/pt/cursos). Existem algumas exceções em que o Coordenador Erasmus é um professor designado pelo Diretor de Curso (consulte exceções na lista abaixo).

Lista de cursos cujo Coordenador Erasmus não é o Diretor de Curso:

Licenciatura em Estudos Artísticos - Artes do Espectáculo
Prof. Doutor José Duarte | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Licenciatura em Estudos Asiáticos
Prof.ª Doutora Elisabetta Colla | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Licenciatura em Filosofia
Prof. Doutor Pedro Alves | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Licenciatura em História
Prof. Doutor João Cosme | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Licenciatura em Estudos Clássicos
Prof.ª Doutora Maria Cristina Pimentel| Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.



Acordos Bilaterais

 

O candidato deve consultar a lista de Acordos Bilaterais que se encontra organizada de acordo com os diferentes ciclos de estudos e com as diferentes áreas de estudo oferecidas pela FLUL

Chamamos a atenção dos alunos para o facto de os Acordos Bilaterais das áreas Humanidades e Línguas poderem ser utilizados por alunos de qualquer área da FLUL, devendo o aluno verificar se a instituição à qual se pretende candidatar tem um plano de estudos compatível com a sua formação na FLUL.

Chamamos a atenção para a obrigatoriedade dos alunos se candidatarem a uma única área.

No caso das licenciaturas em Línguas, Literaturas e Culturas, Artes e Humanidades ou Estudos Gerais, os candidatos devem ter em atenção o seguinte:

 

  • com Major - candidatar-se aos acordos bilaterais da área de formação de acordo com o Major;
  • sem Major mas com Minor - candidatar-se aos acordos bilaterais da área de formação de acordo com o Minor;
  • Artes e Humanidades ou Estudos Gerais sem Major ou Minor - certificar-se acerca das disciplinas que irá ter na FLUL no ano em que realizará a mobilidade Erasmus+ e, tendo em conta a área que prevalece, candidatar-se aos acordos bilaterais dessa área.

 

No caso da licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas, a escolha da área de estudos pela qual se podem candidatar, de acordo com as línguas que frequenta na FLUL, deverá ser feita da seguinte forma:

Línguas oferecidas na FLUL:

 

  • Alemão (Estudos Germanísticos)
  • Inglês (Estudos Anglísticos)
  • Espanhol; Francês; Italiano e outras línguas (Linguística Geral e Românica)

 

Os alunos de Línguas, Literaturas e Culturas podem ainda candidatar-se a acordos de Literatura.

Exemplo:

Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas, sem major e sem minor, com disciplinas de Inglês e Espanhol - pode candidatar-se pela área de Anglísticos (Inglês), Linguística (Espanhol) ou Literatura (caso venha a escolher disciplinas de literatura no ano em que realizar a mobilidade Erasmus).

Licenciatura em Artes e Humanidades com major em Ciências da Cultura - Comunicação e Cultura - deverá candidatar-se à mobilidade através dos acordos bilaterais disponíveis para Comunicação e Cultura.

Licenciatura em Estudos Gerais com major em Biologia - deverá candidatar-se à mobilidade Erasmus através da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

No Formulário de candidatura, os alunos podem indicar até três universidades, por ordem de preferência. Para procederem à escolha das universidades, os alunos devem procurar recolher o máximo de informação sobre as universidades em que têm interesse, nomeadamente ao nível de compatibilidade de áreas de estudo e da preparação linguística.

As parcerias ativas e respetivos websites de cada uma das universidades parceiras podem ser consultados aqui:

Parceiros Erasmus+ » 

Actualizado a: 11/05/2021

 

Todos os acordos estão disponíveis para consulta mediante pedido efetuado por email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Bolsas de Mobilidade

O Programa Erasmus+ disponibiliza uma bolsa cujo montante é fixado anualmente pela Comissão Europeia. A bolsa é calculada tendo em conta o nível de vida de cada país e pretende ser um complemento, apoiando as despesas extra. A bolsa inclui o valor da viagem.

 

 tabela bolsas 19 20
 
 
O montante da bolsa é pago faseadamente:

• 80% no decorrer das mobilidades;

• 20% do valor após o regresso a Portugal, mediante entrega dos documentos obrigatórios e validação pela FLUL e pela Reitoria da ULisboa (este processo poderá demorar entre 3 a 4 meses).
Atenção: a candidatura ao programa Erasmus + prevê automaticamente a candidatura à bolsa de mobilidade, contudo, não é garantida bolsa para todos os candidatos, havendo por isso necessidade de selecção/hierarquização.

Bolsa ERASMUS Suplementar

Existe ainda uma Bolsa Suplementar, um outro tipo de subvenção distribuída pelos Serviços de Ação Social da Universidade de Lisboa. Os estudantes a quem seja atribuída bolsa de estudo SASUL e que realizem um período de estudos em mobilidade com a atribuição de uma bolsa no âmbito do Programa ERASMUS + beneficiam de um complemento mensal.


Responsabilidades

É da responsabilidade do NCI da FLUL:

• Divulgação e implementação do projeto;

• Gestão administrativa e financeira,

• Contato com Coordenadores Erasmus e alunos participantes;

• Nomeação dos alunos para as Universidades de Acolhimento;

• Apoio aos participantes da mobilidade Estudos nos aspetos formais de candidatura e durante todo o processo de mobilidade.

É da responsabilidade dos Professores Coordenadores da FLUL (Diretores de Curso):

• Seleção\ordenação dos alunos candidatos ao Programa Erasmus+, de acordo com a sua área científica;

• Orientação dos alunos a nível académico e científico, na escolha da Universidade de Acolhimento, das disciplinas, Learning Agreement, Ficha de Reconhecimento Académico Final. 

 

É da responsabilidade da Universidade de Acolhimento:

• Disponibilizar a informação necessária para a apresentação de candidaturas por parte dos alunos da FLUL;

• Disponibilizar informação acerca da oferta formativa da sua Universidade;

• Disponibilizar informação acerca dos procedimentos em vigor para acolhimento de alunos ao abrigo do programa Erasmus (eventual realização de testes de nível de língua).

É da responsabilidade do Participante:

• Recolher o máximo de informação sobre a Universidade de Acolhimento, designadamente no que diz respeito à oferta académica, calendário académico, alojamento e serviços;

• Apresentar toda a documentação exigida pela Faculdade de Letras e pela Universidade de Acolhimento, tanto para efeitos de candidatura, como para formalização e reconhecimento da mobilidade Erasmus, dentro dos prazos estabelecidos;

• O planeamento e aquisição das viagens e procura de alojamento;

• O contato regular com o Professor Coordenador e serviços envolvidos;

• A submissão de todos os documentos legalmente exigidos, através da Plataforma Fénix;

• Ter um mínimo de 6 ECTS aprovados, obrigatórios para a não devolução da bolsa de mobilidade;

• O envio de documentos solicitados dentro dos prazos estabelecidos pelo NCI.

 

 

Cooperação Internacional

Contactos | Contacts

 (+351) 21 792 00 65

internacional@letras.ulisboa.pt

Atendimento | Office Hours

Terças e Quintas | Tuesdays and Thursdays

Presencial | Presential

9h30 - 12h30 

14h - 16h00

Zoom

Atendimento de manhã (Office hours - morning) das 09h30 às 12h30: link »

Atendimento de tarde (Office hours - afternoon) das 14h00 às 16h00: link »