Área de Ciências da Linguagem

DOCUMENTATION OF SRI LANKA PORTUGUESE

Entidade financiadora: Endangered Languages Documentation Programme (SOAS, University of London)

Investigador Responsável: Hugo Cardoso

Unidade de Investigação: CLUL – Centro de Linguística

Duração: 03-06-2013 a 28-02-2019

Financiamento: 56.812,00£

Resumo: O Português de Sri Lanka (também conhecido como Crioulo Português de Sri Lanka ou Português Burgher) é uma língua crioula de base lexical portuguesa falada pela comunidade dos Burghers Portugueses do Sri Lanka Oriental e, historicamente, também pelas comunidades dos Kaffirs e dos Burghers Neerlandeses. A formação do crioulo está relacionada com o domínio colonial português de vastas porções do Sri Lanka (à data, Ceilão) entre o início do séc. XVI e meados do séc. XVII. Entre outras características, as comunidades dos Burghers Portugueses e dos Kaffirs são reconhecidas pelos seus géneros únicos de música e dança. O seu objetivo é o de criar um corpus anotado da língua, música e dança portuguesas de Sri Lanka (incluindo materias primários recolhidos em diversos arquivos e bibliotecas), disponibilizado no Endangered Languages Archive.

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PALMA – POSSE E LOCALIZAÇÃO: MICROVARIAÇÃO EM VARIEDADES AFRICANAS DO PORTUGUÊS

Entidade financiadora: Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PTDC/LLT-LIN/29552/2017)

Investigador Responsável: Tjerk Hagemeijer

Unidade de Investigação: CLUL – Centro de Linguística

Duração: 01-10-2018 a 30-09-2021 (36 meses)

Financiamento: 234.790,40euros

Resumo: This project analyzes how language contact, L2 acquisition, and nativization of Portuguese contribute to variation and lead to the emergence and crystallization of linguistic features. In order to achieve this objective, we focus on the spoken contemporary urban varieties of Portuguese in Angola, Mozambique, and S. Tomé and Príncipe, which are at different stages of the nativization process and are in contact with different languages and typologies. Our case study will describe and analyze constructions in the domain of possession and location involving the argument structure of verbs that select Goals, Locatives, and Recipients. The expression of these semantic roles exhibits significant variation across varieties of Portuguese. In the case of the African varieties of Portuguese (AVPs), this variation is rooted in the specific sociohistorical conditions that have led to an ongoing nativization process in a context of historical language contact with Bantu and Creole languages.

 
PLOS - PREDITORES DE DESENVOLVIMENTO DE PERTURBAÇÕES DA LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO

Entidade financiadora: Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PTDC/LLT-LIN/29338/2017)

Investigador Responsável: Sónia Frota

Unidade de Investigação: CLUL – Centro de Linguística

Duração: 14-06-2018 a 13-06-2021 (36 meses)

Financiamento: 227.473,02 euros

Resumo: PLOs focuses on the yet largely unstudied early predictors of language impairments, using a multi-methodology approach to a set of potential early markers of later language outcomes, that combines non-invasive methods such as eye gaze, eye-tracking, brain measures, and parental reports. Infants and toddlers at-risk for impairments in language and communication, namely with familial risk for neurodevelopmental disorders, premature birth, low birth weight, and late talkers (all high probability atrisk groups) are examined in a prospective research program that measures language perception and learning abilities at the 1st and 2nd years of life and relates them to later language outcomes. Early identification of risk markers that can predict the development of language and communication impairments promotes more effective methods of screening, prevention, early intervention and diagnosis, with social, individual and economic benefits towards a more inclusive society.

 

SynAPse – ATLAS SINTÁTICO DO PORTUGUÊS EUROPEU

Entidade financiadora: Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PTDC/LLT-LIN/32086/2017)

Investigador Responsável: Catarina Magro

Unidade de Investigação: CLUL – Centro de Linguística

Duração: 01-10-2018 a 30-09-2021 (36 meses)

Financiamento: 220.912,37euros

Resumo: This project intends to design, build and make available online a digital atlas of the European Portuguese dialects (SynAPse). This atlas combines a parsed dialectal corpus with a syntactic search engine and a webGIS application that automatically and dynamically maps the results of the user-defined searches, highlighting the spatial correlations among syntactic phenomena and easing the identification of areas of syntactic convergence across the Portuguese territory. The research on the data detected by SynAPse will adopt an interdisciplinary perspective that interrelates the methodological and theoretical approaches of (micro)comparative syntax and geography (spatial statistics).

 
HORIZONTE21: DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM EM BEBÉS COM SINDROME DE DOWN

Entidade financiadora: Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PTDC/MHC-LIN/3901/2014)

Investigador Responsável: Sónia Frota

Unidade de Investigação: CLUL – Centro de Linguística

Duração: 04-04-2016 a 03-04-2019 (36 meses)

Financiamento: 166.360,00euros

Resumo: The Horizon21 project focuses on early receptive language development in Down syndrome (DS), an important research question which has been neglected as so far. A multidisciplinary research approach is used, with neurocognitive assessment techniques. Speech perception abilities in the 1st year of life play a decisive role in speech segmentation (discrimination of phonetic units, syllables, words, phrases, and their sequencing), which in turn trigger word learning and syntax processing. Impaired discrimination abilities for any of these speech contrasts may thus lead to language deficits. DS is by far the most common genetic cause of mental retardation, but, surprisingly, language impairments in DS are among the least studied. Knowledge of early language development in DS will identify relative strengths and weaknesses across the linguistic domains observed that may not only distinguish DS from other disorders, but also distinguish between individuals with DS, providing critical information for designing clinical interventions to support language acquisition. 

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CRIOULOS DE BASE PORTUGUESA NO ESPAÇO DRAVÍDICO: DIACRONIA E SINCRONIA

Entidade financiadora: Fundação para a Ciência e a Tecnologia

(Projecto Exploratório -IF/01009/2012/CP0190/CT0003)

Investigador Responsável: Hugo Cardoso

Unidade de Investigação: CLUL – Centro de Linguística

Duração: 03-06-2013 a 02-06-2018 (5 anos)

Financiamento: 50.000,00euros

Resumo: Este projeto estuda os crioulos de base portuguesa que se desenvolveram, a partir do início do séc. XVI, nas regiões de maioria dravídica do Sul da Índia e Sri Lanka Oriental - um conjunto dos crioulos luso-asiáticos que, apesar de serem os mais antigos, permanecem sub-estudados - de uma perspetiva diacrónica e sincrónica. A investigação diacrónica envolve a recolha, edição e análise de fontes primárias escritas em português, no Sul da Índia, durante e após o período colonial português. A investigação sincrónica envolve a documentação e descrição linguística dos crioulos drávido-portugueses que subsistem no Querala [Índia] e Sri Lanka Oriental.

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LUDVIC – LANGUAGE UNITY AND DIVERSITY: VARIATION IN CAPEVERDEAN AND BEYOND

Entidade financiadora: Fundação para a Ciência e a Tecnologia  

(Projecto Exploratório - IF/00066/2015/CP1283/CT0002)

Investigador Responsável: Fernanda Pratas

Unidade de Investigação: CLUL – Centro de Linguística

Duração: 01-12-2016 a 30-11-2021 (5 anos)

Financiamento: 50.000,00euros

Resumo: O projeto LUDVIC explora as noções de unidade e diversidade nas línguas naturais, partindo da descrição detalhada e da análise teórica de alguns fenómenos de variação em cabo-verdiano. Uma vez que um importante ponto de variação linguística se situa ao nível das categorias funcionais, esta investigação está focada nas diferentes estratégias desta língua crioula de base lexical portuguesa para denotar alguns valores específicos de tempo e aspeto que envolvem diferentes marcadores morfológicos. Com este fim, serão gravadas dezenas de entrevistas semi-informais e realizados inquéritos de natureza sociolinguística em diversas ilhas do arquipélago que constitui a República de Cabo Verde. Os dados orais serão transcritos, anotados e disponibilizados online, e os resultados dos inquéritos serão sujeitos a análise estatística. As novas propostas teóricas oriundas deste tratamento de dados serão publicadas em revistas da especialidade, constituindo ainda a base para novos materiais de ensino em seminários na FLUL e para comunicações em conferências internacionais.

 

RECURSOS PARA A APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS (RECAP)

Entidade financiadora: Fundação Calouste Gulbenkian (Ref.209034)

Investigador Responsável: Iria del Río Gayo 

Unidade de Investigação: CLUL – Centro de Linguística

Duração: 01-10-2017 a 30-09-2018 (12 meses)

Financiamento: 9.000,00euros

Resumo:O projeto RECAP visa ampliar e melhorar a atual versão do Corpus de Português Língua Estrangeira/Língua Segunda (COPLE2). O corpus será ampliado com novos textos escritos produzidos por alunos dos cursos de PLE/L2 do Instituto de Cultura e Língua Portuguesa (ICLP – FLUL). O processo de compilação, codificação e anotação seguirá os procedimentos estabelecidos em fases prévias de constituição do corpus. A equipa focará os seus esforços em melhorar o equilíbrio na composição do corpus, dando especial atenção não só às línguas maternas dos alunos, mas também ao tipo de tarefa/tópico dos textos. Será acrescentado também um pequeno corpus de controlo com textos escritos por falantes nativos de português. O projeto é financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, como parte do programa para Portuguese Language and Culture (PGLCP); são entidades participantes o ICLP, o CAPLE e o Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL).

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