- Área de Ciências da Linguagem
- Área de Filosofia
- Área de História
- Área de Literaturas, Artes e Culturas
Área de Ciências da Linguagem
![]() |
Centro de Linguística (CLUL)Investigação em linguística teórica e experimental, a par da produção de recursos digitais. Abordagens multidisciplinares ao estudo da linguagem humana, integrando: antropologia, ciências médicas, engenharia informática e da computação, etnografia, geografia, história, literatura, psicologia, sociologia. Linhas/ Grupos de investigação:
Directora: Sónia Frota |
Área de Filosofia
![]() |
Centro de Filosofia (CFUL)Visa o estudo da Filosofia, promovendo a investigação de alto nível nas diversas áreas dos saberes filosóficos. Linhas/ Grupos de investigação:
Director: Ricardo Santos |
Área de História
![]() |
Centro de Arqueologia (UNIARQ)A UNIARQ está organizada em torno de projectos de investigação que cobrem uma cronologia ampla - dos primeiros caçadores - recolectores na Península aos contextos globais do Mundo Contemporâneo - e uma geografia alargada a diferentes contextos do hemisfério Norte. Director: Carlos Fabião |
![]() |
Centro de História (CHUL)Promoção e divulgação de trabalhos e actividades na área científica de História. Grupos de investigação:
Director: Luís Filipe Barreto |
![]() |
Instituto de História da Arte (ARTIS-IHA)Visa a investigação e a formação em história da arte e ciências do património. Linhas/ Grupos de investigação:
Directora: Maria João Neto |
Cátedra de Estudos Sefarditas Alberto BenvenisteA Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste» é uma instituição científica acolhida na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e que tem por objectivo a dinamização da investigação histórica em torno das comunidades sefarditas de origem portuguesa.Criada em 1996, pela família Benveniste e em homenagem à memória de Alberto Benveniste, a Cátedra de Estudos Sefarditas tem como principais actividades desenvolver a investigação científica neste campo, bem como a organização de conferências e cursos especializados, a publicação de uma revista,"Cadernos de Estudos Sefarditas", e a edição de uma série de monografias temáticas.O seu objectivo principal é impulsionar, no meio universitário português, os estudos sobre a história e a cultura das comunidades sefarditas. Em consequência, a Cátedra de Estudos Sefarditas visa igualmente a criação das bases documentais indispensáveis ao trabalho de alunos universitários e de jovens investigadores no domínio da pós-graduação.Este sítio pretende ser imagem dessas actividades, fornecendo ao visitante as informações sobre as actividades em curso, assim como apoio documental e bibliográfico.Directora: Maria de Fátima Reis |
Área de Literaturas, Artes e Culturas
![]() |
Centro de Estudos Anglísticos (CEAUL)Investigação fundamental e aplicada em estudos multi-disciplinares do inglês em inter-relação com a Europa e o mundo. Com base em abordagens teóricas e metodológicas plurais, desenvolve a sua pesquisa em literaturas e culturas de expressão inglesa, (socio)linguística do inglês, tradução, recepção e estudos inter-artes, abrangendo processos comunicativos multimodais, com impacto social em áreas orientadas para as relações inter-pessoais e culturais (por exemplo: tradução, diáspora e humanidades médicas). Linhas/ Grupos de investigação:
Directora: Adelaide Meira Serras |
![]() |
Centro de Estudos Clássicos (CEC)Investigação em Estudos Clássicos, nas suas expressões grega e latina, e da recepção das culturas e das literaturas clássicas desde a época medieval até aos nossos dias. Linhas/Grupos de investigação:
Director: Rodrigo Furtado |
![]() |
Centro de Estudos Comparatistas (CEC)Análise comparada das literaturas, artes e culturas, recorrendo a abordagens multidisciplinares e interculturais. As suas linhas de investigação contemplam a literatura comparada, a literatura-mundo, os estudos pós-coloniais, intermediais, de tradução e de memória. Linhas/ Grupos de investigação:
Directora: Fernanda Mota Alves |
|
Centro de Estudos de Teatro (CET)A sua missão consiste em promover e acolher projectos de investigação em teatro e artes performativas. O CET privilegia: os projectos que cruzam historiografia e tecnologias digitais abordando, entre outros, os conceitos de arquivo e memória, a pesquisa que visa produzir pensamento crítico sobre as práticas artísticas contemporâneas, a sua dimensão performativa e interdisciplinar, e o estudo da imagem do e no teatro, valorizando a dimensão iconográfica e plástica do evento teatral. Linhas/ Grupos de investigação:
Director: Rui Pina Coelho |
![]() |
Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL)A actividade do centro articula-se com o ensino e a investigação nas áreas da Língua, Cultura, Literatura, Artes e História portuguesas, com extensão à Lusofonia e ao universo Ibero-Eslavo. Linhas/ Grupos de investigação:
Directora: Marília Futre Pinheiro |
![]() |
Cátedra Cascais InterartesA Cátedra Cascais Interartes – Cascais, crossroad of the arts, surge por iniciativa da Fundação D. Luís I, tendo como objecto de intervenção o Município de Cascais, entendido este como espaço de glocalização cultural e artística, do qual é incontornável a concepção de Bairro dos Museus, e do qual participaram figuras de renome da Literatura portuguesa como Ana Hatherly, Bartolomeu dos Santos, Branquinho da Fonseca, David Mourão-Ferreira, Fernando Lopes-Graça, Herberto Helder, João Abel Manta, João Gaspar Simões, Maria Archer, Maria de Lourdes Martins, Mário-Henrique Leiria, Michel Giacometti, e Ruben A., todos ligados intimamente a Cascais e ao Mundo. Director: Salvato Teles de Menezes Director-executivo: Mário Avelar |
|
Cátedra de Estudos GalegosA Cátedra de Estudos Galegos da Universidade de Lisboa nasceu em 1995 com o intuito de promover a investigação sobre a cultura galega e facilitar a sua difusão na capital portuguesa. Desde 2007 está dirigida pela Professora Ana Maria Tarrio e colabora ativamente com outras instituições e organizações da cidade. Para além disso, a CEG conta com uma extensa biblioteca própria, com fundos procedentes de doações e aquisições.A presença dos Estudos Galegos na Universidade de Lisboa tem-se revelado de uma importância vital para a consolidação dos laços existentes entre os dois países e entre as instituições de ensino superior de ambos os países. |