Encontram-se abertas as candidaturas para os programas de mobilidade Study of the U.S. Institutes (SUSI), que têm lugar em diferentes universidades e instituições de ensino superior nos Estados Unidos durante um período de seis semanas, a partir de junho de 2019.

fulbright portugalEstão disponíveis três tipos de programas SUSI, dirigidos a docentes do ensino superior, a estudantes de licenciatura e a docentes e administradores do ensino secundário. Os participantes selecionados recebem financiamento integral que cobre todos os custos de estadia e da viagem entre Portugal e os EUA.

Os programas Study of the U.S. Institutes for Scholars (SUSIs) são programas académicos de nível pós-graduação, integralmente financiados, cujo propósito é permitir que professores do ensino superior aprofundem os seus conhecimentos sobre a sociedade e cultura norte-americana. O objetivo final destes programas visa melhorar a qualidade do ensino sobre os Estados Unidos em instituições académicas no estrangeiro. Os interessados poderão consultar a informação disponibilizada sobre cada um dos sete programas disponíveis. O prazo para candidaturas termina a 14 de janeiro.

As áreas disponíveis dentro deste programa são as seguintes:

- Valores e Cultura Americana;
- Políticas Americanas e Pensamento Político;
- Literatura Americana Contemporânea;
- Jornalismo e Media;
- Liberdade Religiosa e Pluralismo;
- Política Externa;
- Juventude, desenvolvimento profissional e combate ao défice de competências.

O programa SUSI for Student Leaders from Europe destina-se a estudantes que se encontrem a frequentar o 1º ou 2º ano de licenciatura. Os alunos dispõem de três diferentes áreas à sua escolha. O prazo para candidaturas termina a 11 de fevereiro de 2019.

Áreas programáticas:

- Compromisso Cívico;
- Empreendedorismo e Desenvolvimento Económico;
- Juventude, Educação e combate ao défice de competências.

O programa SUSI for Secundary Educators destina-se a professores ou administradores em escolas secundárias. Os interessados podem candidatar-se até ao dia 8 de janeiro de 2019.

A informação completa sobre cada um destes programas pode ser encontrada no website da Comissão Fulbright Portugal.

Fonte: Comissão Fulbright Portugal
Texto: Daniel Alves (Bolseiro FLUL- DRE, Núcleo de Imagem, Comunicação e RelaçõesExternas)