"Compõe uma música, cria uma obra de arte, escreve um texto ou faz um filme e mostra 'Quem é Calouste?´" é o desafio lançado pela Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) no concurso integrado nas comemorações do 150.º aniversário do filantropo Calouste Sarkis Gulbenkian, que se assinala este ano.

 

gulbenkian 150anosDirigido aos jovens entre os 15 e os 25 anos, o concurso "Quem é Calouste?" divide-se em dois escalões etários de participação e apela à descoberta, à reflexão e à criação artística centradas na figura do reconhecido mecenas arménio.

Os participantes podem concorrer através de uma das seguintes categorias: Música, Texto, Artes Visuais ou Filme.

O júri selecionará os 24 melhores trabalhos, três por cada uma das quatro categorias referidas, em cada um dos escalões etários (15-18 anos – Grupo Escolas; 19-25 anos – Grupo Jovem).

No escalão etário correspondente ao Grupo Jovem, os três melhores trabalhos apresentados serão distinguidos com 250 € em livros da FCG e com os seguintes prémios monetários:

1.º prémio- 1000 euros;
2.º prémio- 750 euros;
3.º prémio- 500 euros.

As candidaturas ao concurso “Quem é Calouste?” podem ser individuais ou coletivas. O prazo para entrega online dos trabalhos candidatos decorre entre 3 de janeiro e 24 de fevereiro de 2019.

Consulte o regulamento do concurso e obtenha mais informações através do website.

 

Fonte: Fundação Calouste Gulbenkian

Texto: Daniel Alves (Bolseiro FLUL- DRE, Núcleo de Imagem, Comunicação e Relações Externas). Edição: Marisa Costa (FLUL- DRE, NICRE)